Com o mesmo visual desde 2016, a VW Saveiro finalmente vai passar por uma atualização visual – sim, mais uma nesta terceira geração vendida há 13 anos. A picape compacta foi flagrada rodando em testes pela primeira vez em plena rodovia Anchieta, na região do ABC paulista, próximo da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).

As fotos foram registradas por Walther Nucci, que gentilmente cedeu as fotos ao Motor1.com Brasil. Com esse primeiro flagra da picape compacta reestilizada, tudo indica que a sua estreia deverá ser ainda neste ano, como Saveiro 2024. Julgando por essas primeiras imagens, as mudanças ficarão concentradas na dianteira, que ganhará um para-choque totalmente novo – com entrada de ar inferior bem maior que a atual, enquanto as extremidades da peça serão mais destacadas e provavelmente vão acomodar também os faróis de neblina.

Flagra_VW Saveiro 2024 (2)

Repare que o desenho do para-choque deve se inspirar nos últimos lançamentos da marca, como o Taos e o Polo Track. Aliás, não será surpresa que a montadora aplique a solução de design em “X” na peça como no Taos, mas obviamente ainda é difícil cravar isso por conta da cobertura camuflada. Além disso, o para-choque ficará mais recuado para aumentar o ângulo de entrada da Saveiro, algo que ajudará a picape a trafegar melhor em vias mal pavimentadas e também passar por valetas com maior facilidade.

Já a grade superior será formada agora por dois filetes principais, ficando maior na parte inferior e certamente trazendo o logotipo atualizado da Volkswagen. Os faróis, por sua vez, devem ser iguais ao modelo atual, mas também não será surpresa se a base do conjunto óptico ter um recorte como no Polo Track. Essa unidade flagrada em especifico é de uma Saveiro Cross, a julgar pela cabine dupla e o santantônio. As rodas ainda aparecem em preto, enquanto na traseira a novidade será o para-choque com área da placa maior que a picape atual. Podemos esperar também por lanternas com novo arranjo interno.

Com Gol e Voyage fora de linha desde o final do ano passado e a Saveiro já está com 13 anos nas costas, com isso podemos ter uma mudança maior no interior da picape. A última vez que o interior foi atualizado era na linha 2017, quando ganhou também a frente nova mais alta com faróis maiores (que anos depois chegou para o Gol e Voyage). Podemos esperar por novos detalhes de acabamento no interior e uma padronagem inédita nos bancos, além de uma nova central multimídia.

Flagra_ VW Saveiro 2024-4

A Saveiro 2024 manterá o motor 1.6 MSI 16v, que já foi reajustado na linha 2023 para atender as novas regras do Proconve L7. A potência está em até 116 cv, enquanto o torque fica em 16,1 kgfm – era 120 cv e 16,8 kgfm anteriormente. O câmbio deverá ser o mesmo manual de 5 marchas, como é atualmente. Vale lembrar que a Saveiro é o único carro da VW a usar ainda esse motor no mercado nacional.

Não seria uma má ideia a Volkswagen colocar uma opção de câmbio automático Tiptronic de 6 marchas para a picape, conjunto que já esteve disponível para Gol e Voyage no passado, assim como para o Polo 1.6. Seria uma boa opção para a versão Cross disputar mercado com mais força contra a Fiat Strada CVT. De contrapartida, isso exigiria um maior investimento para a Volkswagen, sobretudo em uma nova homologação ao Proconve L7, já que a opção do do 1.6 MSI 16v com Tiptronic estava disponível antes das regras de emissões mais rígidas.

Galeria: Flagra: VW Saveiro 2024


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com