Como o Brasil produz muitos carros para a América Latina, acontecem algumas situações em que versões ou até modelos são feitos somente para exportação. Foi o que aconteceu com a Volkswagen Saveiro. A picape compacta montada em São Bernardo do Campo (SP) passa a contar com controle de estabilidade de série, mas somente para a Argentina, enquanto o modelo vendido aqui só oferece o equipamento de segurança na versão topo de linha Cross Cabine Dupla.

Esta situação tem uma explicação. Desde 1º de janeiro de 2022, todos os carros vendidos na Argentina precisam ter controle de estabilidade de série em todas as versões. Até o momento, a Volkswagen Saveiro estava vendendo o estoque remanescente nas concessionárias, sem o item de segurança. Agora que os pátios estão vazios, a fabricante teve que ajustar a produção para atender as normas argentinas, ou teria que encerrar as vendas.

Com isso, a Saveiro na Argentina adota o ESP e esta foi a única mudança feita. Segue equipada com o motor 1.6 8V de 101 cv e 15,4 kgfm na maioria das versões Trendline, Comfortline e Highline (a picape usa nomes diferentes em comparação ao Brasil). Esta é outra diferença da picape em comparação ao Brasil, pois este motor saiu de linha aqui por não atender nas novas regras de emissões e ruídos. No topo de linha Cross utiliza o 1.6 16V MSI de 116 cv e 16,1 kgfm. Em todos os casos, a transmissão é a manual de 5 marchas.

Existe uma chance de que a Volkswagen faça esta mudança também no Brasil? Sim. O configurador no site oficial lista a Saveiro como modelo 2022/2023, então é possível que a fabricante adicione o controle de estabilidade nos modelos 23/23, racionalizando a produção e ganhando em escala. Seria importante fazer isso porque a Fiat Strada, sua principal concorrente, tem o ESP de série em todas as versões.

Flagra_VW Saveiro 2024 (1)

Caso a Volkswagen opte por não colocar o ESP agora na Saveiro, não terá como deixar o equipamento de fora no 2º semestre, quando a reestilização da picape compacta fará sua estreia no mercado. O modelo foi visto em testes recentemente e, apesar da camuflagem, mostrava que adotará uma identidade visual mais parecida com a do Taos, mudando a grade dianteira e outros detalhes.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com