A primeira edição do Semana Motor1.com Brasil no mês de fevereiro segue com ritmo acelerado para novidades a caminho do mercado nacional. O grande destaque desta semana foi a apresentação do novo Volkswagen Virtus 2023, que ganhou um novo visual e uma grande mudança nas configurações.
No mesmo período, o site brasileiro do Ford começou a disponibilizar digitalmente o manual do proprietário para a F-150, antiga promessa da marca que deve chegar por aqui ainda em 2023. De uma vez só, o InMetro revelou o consumo de duas novidades: Chevrolet Montana e o novo Nissan Sentra, que ainda nem chegou ao país. Por último, já há uma estimativa para o lançamento da nova Nissan Frontier.
Apresentado no finalzinho da semana, o Volkswagen Virtus 2023 trouxe uma série mudanças para o sedã. As alterações vieram logo após a apresentação o Polo 2023. No caso do três volumes, o modelo ganhou um visual renovado na dianteira, mais alinhado ao Nivus, além de receber faróis e lanternas com lâmpadas de LED. Desde a versão de entrada, a lista de itens de série é farta, sendo que uma acima da básica já tem controle de cruzeiro adaptativo.
A grande mudança mesmo veio nas configurações. O Virtus 2023 passa a oferecer o motor 1.0 170 TSI do Polo nas versões de entrada com câmbio manual ou automático. As versões Comfortline e Highline mantiveram o 1.0 200 TSI, enquanto o esportivo GTS deu lugar à versão Exclusive, inspirada no Santana EX, mas com o motor 1.4 250 TSI. Confira tudo o que mudou.
A Ford prometeu nada menos que 10 lançamentos em 2023 para o mercado brasileiro. O primeiro será a Maverick híbrida, mas a F-150 também não deve demorar muito tempo para desembarcar aqui. O site oficial da marca já disponibilizou o manual do proprietário da picape em português revelando algumas informações e confirmando outras.
Entre os dados que foram confirmados está a presença somente do motor 5.0 V8 a gasolina, entregando 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Ele será acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e terá tração 4x4 com reduzida. A nova Ford F-150 deve chegar ao Brasil nas versões Lariat Sport e Platinum.
O Inmetro atualiza regularmente a tabela de consumo dos carros vendidos no Brasil. Porém, em algumas oportunidades acaba por entregar também o consumo de modelos que ainda nem tiveram suas vendas iniciadas oficialmente. Foi o que aconteceu nesta semana com duas estreias que já estavam confirmadas para cá.
A primeira é a Chevrolet Montana de nova geração, em pré-venda desde dezembro. Pelo Inmetro, as versões LS e LT com câmbio manual de 6 marchas fazem 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina esses números são 12 e 13,6 km/l, respectivamente. As automáticas LTZ e Premier gastam mais. São 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e 11,1 km/l e 13,3 km/l com gasolina, respectivamente.
Já no caso do novo Nissan Sentra, os dados do Inmetro confirmaram ainda mais informações. Além do consumo, o Instituto também mostrou que a nova geração do sedã terá motor 2.0 16V aspirado a gasolina entregando 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, usando um câmbio automático CVT para transmitir a força até as rodas dianteiras.
O consumo oficial ficou em 11 km/l em ciclo urbano e em 13,9 km/l no ciclo rodoviário. Os números são um pouco menores na comparação com um Toyota Corolla flex abastecido com gasolina, por exemplo. O novo Nissan Sentra já está confirmado para o Brasil e deve estrear em março e será importado do México.
Informações da publicação australiana Drive afirmaram que a Nissan já trabalha com uma data para a estreia da nova geração da Frontier. Isso deverá acontecer no final de 2024 caso tudo saia como planejado pela marca. Se não, a apresentação pode ficar para o início de 2025.
Essa nova geração da Nissan Frontier terá a base compartilhada com a nova Mitsubishi L200 , que deve chegar uns 6 meses antes. Até o momento, são poucas as informações, mas levando em consideração os custos elevados de desenvolvimento de um motor a combustão, é grande a chance de que as duas picapes médias compartilhem do mesmo motor turbodiesel também.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Montana não consegue nota máxima no Latin NCAP
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
Avaliação: Chevrolet Montana LT para quem ainda faz questão de câmbio manual
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Chevrolet Montana LTZ e Premier têm promoção com financiamento sem juros
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
Chevrolet Montana 2024 tem novo aumento e fica até R$ 4.200 mais cara