A Stellantis está entrando em seu segundo ano de operação. União dos antigos grupos FCA e PSA, formou um gigante automotivo que, especialmente no Brasil, tem uma grande força em diversos segmentos. E a Stellantis está de olho em um segmento que cresceu, cresce e crescerá bastante nos próximos anos: as picapes.
No Brasil, a Fiat celebra o sucesso de Strada e Toro, que dominam suas categorias, além da Jeep com a Gladiator e a Ram, esta última em uma indiscutível boa fase, mesmo vendendo modelos acima dos R$ 400 mil e para um público apaixonado. Novidades são esperadas em 2023, como a nova Ram 1200, mudanças na linha 1500 e a chegada de uma picape, antes prevista para a Peugeot, mas que agora será Fiat, com o nome provisório de Landtrek. Como ficará a linha com tudo isso?
Com esta geração da Strada, a Fiat conseguiu colocar a picape como o automóvel mais vendido do país, já considerando o mercado em geral. A chegada da nova VW Saveiro, reestilizada, não deverá ameaçar seu reinado, assim como a Chevrolet Montana, maior, deverá atingir alguma parte de vendas das versões topo de linha, com cabine dupla.
Hoje, a Fiat Strada custa de R$ 99.990 com cabine simples e foco no trabalho, a R$ 127.990, na Ranch com cabine dupla e câmbio CVT. Deverá subir mais um pouco esse valor máximo, com a chegada do motor 1.0 turbo justamente de olho no que a Montana poderá fazer com seus clientes, além de mais equipamentos e um leve facelift ainda este ano.
Foi a Toro que deu para a Fiat esse espaço em picapes. Entrou em uma faixa que não tinha sido ainda explorada, entre as compactas e as médias, e se destacou o suficiente para fazer a concorrência querer produtos contra ela. Na sua reestilização em 2021, ganhou motor 1.3 turbo e trouxe inspiração até da Ram para ter um ar mais refinado - e abrir espaço para a Strada.
Algumas dúvidas rolam sobre a Toro. A picape poderá perder suas versões turbodiesel, adotando o conjunto 1.3 turbo com AWD do Jeep Renegade, e abrir espaço nas lojas para a futura picape da Fiat, maior que ela, e também deixar o conjunto turbodiesel para a futura picape da Ram produzida em Goiana (PE). Seu preço atual é de R$ 146.990 a R$ 222.490, e isso pode exemplificar o que esperar da estratégia da marca.
Até recentemente, a Peugeot teria uma picape média chamada Landtrek, que já está rodando em diversos mercados como...Peugeot. Mas a Fiat resolveu que, com sua maior experiência em picapes e maior rede de concessionárias, venderia essa picape média de chassi para concorrer com Toyota Hilux e Chevrolet S10 no Brasil.
É aqui que entra a possibilidade da Toro perder versões diesel. Ela precisa abrir espaço para essa picape média e seria uma concorrência dentro da própria casa se mantiver o 2.0TD. Ao mesmo tempo, a tal Landtrek não poderá chegar ao preço das picapes médias topo de linha, já que a Ram terá um produto novo para atuar na entrada da marca e perto dos R$ 300 mil.
Em fase avançada de desenvolvimento, a picape que dividirá a plataforma com Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander é uma nova Ram menor. Não sabemos se a marca irá usar o nome 1200 ou Dakota, mas é fato que a picape de monobloco não deverá nada diante das de chassi, principalmente em luxo e tecnologias.
A nova Ram nacional terá bastante do Jeep Commander. O motor 2.0 turbodiesel poderá seguir na picape, mas também se fala sobre um novo 2.2 turbodiesel em um futuro não longínquo. E por essa nova picape, bastante moderna, que a nova Fiat/Peugeot não poerá ser tão cara: a nova Ram deve ficar na faixa dos R$ 300 mil, com alguma versão abaixo disso, e servirá como a entrada da Ram.
A Ram importa a 1500 Classic em um preço interessante do México. Por R$ 349.990 (ou R$ 359.990 na versão Night Edition), entra na batalha com as médias topo de linha, mas com porte maior e seu motor V8 aspirado a gasolina e a força da marca entre os picapeiros. Não deverá ser ameaçada pela futura 1200, mesmo que acabem cruzando em preço, justamente com seu V8 e estilo.
A geração mais atual da Ram 1500 também vem ao Brasil na versão Rebel, de R$ 456.990. É uma versão esportiva que, por ser produzida nos Estados Unidos, não consegue as mesmas vantagens fiscais das demais, produzidas no México. Em 2023, terá uma versão Limited, mais luxuosa, para quem pode pagar esse valor e não abre mão do V8 e do porte menor que as 2500 e 3500 e para concorrer com Chevrolet Silverado e Ford F-150.
A Ram 2500 tem uma grande fila de espera. A picape que reflete o estilo norte-americano, exige habilitação C e tem motor 6.7 turbodiesel. Mas sua fila de espera é grande e o mercado brasileiro não é prioridade na fila no México, que também abastece os Estados Unidos e tem alta da 2500. Por isso, chegou a 3500.
A Ram 3500 é a 2500 com algumas mudanças para aumentar sua capacidade de carga e de reboque. Foi a alternativa para a Ram do Brasil diminuir a fila de espera por R$ 484.990, ante os R$ 456.990 da 2500, um valor que convenceu clientes a "desistirem" da 2500 e pular para a 3500, com uma fila bem menor no México.
Por R$ 499.990, a Jeep Gladiator só não é mais cara que a Ram 3500 Longhorn de R$ 529.990. Tem capacidade de carga de apenas 674 kg, ou menos que uma Fiat Strada, mas traz o estilo do Jeep Wrangler com caçamba, com direito a portas e teto removível. Ataca um cliente diferente de qualquer outra picape do mercado com seu V6 aspirado a gasolina e grande capacidade fora-de-estrada.
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