Está tudo pronto para a Ford F-150 finalmente chegar ao Brasil de forma oficial. A prova disso é que a fabricante colocou o manual de proprietário da caminhonete em seu site, revelando alguns detalhes antes do lançamento. O documento mostra que, como esperado, a picape virá com o motor 5.0 V8 a gasolina, o mesmo usado pelo Mustang, entregando 405 cv. E será vendida em duas versões, chamadas Lariat Sport e Platinum.
O plano de ter duas configurações foi adiantado por um flagra da F-150 feita por nossos parceiros do BF///MS no Instagram, que publicou fotos da picape sendo transportada e era possível ver as versões Lariat Sport e Platinum. A primeira inclusive mostrava alguns itens do kit FX4 disponível nos EUA, indicando que a caminhonete deve desembarcar com um pacote de equipamentos criado especialmente para o Brasil – como foi com a Maverick. A foto do manual mostra a versão Tremor, porém é uma imagem ilustrativa, pois o documento não cita esta configuração.
O que não é uma surpresa é o motor 5.0 V8, abastecido somente com gasolina. A chance da versão diesel vir ao Brasil não existia por conta da legislação: uma picape só pode ter motor a diesel se tiver capacidade de carga de 1 tonelada, coisa que a F-150 (e nem as suas rivais Ram 1500 e Chevrolet Silverado) tem com esta motorização. E tem outro problema: a própria Ford tirou o motor diesel de linha da caminhonete. Se não é mais produzida, não tem como vir.
O manual adianta os números de desempenho da picape. Com o motor V8, são 405 cv e 6.000 rpm e 56,7 kgfm a 4.250 rpm. Como comparação, a Ram 1500 tem 400 cv e os mesmos 56,7 kgfm, mostrando que as duas vão fazer uma briga bem acirrada. A transmissão é a automática de 10 marchas e, como esperado, terá tração 4x4 por marcha reduzida.
Nos EUA, a F-150 Lariat traz equipamentos como seis airbags, monitor de ponto cego, câmera de ré, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado automático digital de duas zonas, painel de instrumentos digital de 12 polegadas, central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, faróis full-LED, sistema de som Bang&Olufsen com 8 alto-falantes e mais. O pacote Sport vendido nos EUA adiciona pintura preta para a grade dianteira, bancos concha, escapamento cromado e rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento escurecido.
A versão Platinum adiciona mais alguns equipamentos como carregador wireless e a Ford deve escolher a variante com mais equipamentos, como controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360°, sistema de som B&O com 18 alto-falantes, rodas de 20 polegadas, entre outros.
O lançamento da Ford F-150 não deve demorar muito. A fabricante já confirmou a Maverick Hybrid para o 1º trimestre, então a caminhonete grande pode chegar pouco depois, já que deve vir em lotes pequenos e bem espaçados. Além disso, a empresa não poderá colocar um intervalo muito grande entre seus lançamentos, por ter prometido 10 novidades para este ano. Além das duas picapes, teremos a nova Ranger no 2º semestre, o elétrico Mustang Mach-E, novas versões da Transit e alguns modelos ainda não revelados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista