VW Virtus 2023 estreia novo visual e versão; veja preços e equipamentos
Sedã traz desenho renovado com frente totalmente nova e inédita versão Exclusive que homenageia o clássico Santana EX dos anos 1990
Depois de muita expectativa, a Volkswagen lançou o novo Virtus 2023, que estreia no mercado brasileiro com visual reestilizado nos mesmos moldes da versão que estreou na Índia no ano passado. O sedã compacto se distanciou do Polo para assumir sua própria identidade, ganhando uma dianteira diferente e uma inédita versão batizada de Exclusive com proposta mais refinada. A boa notícia é que o sedã também ficou mais barato do que o modelo anterior.
O novo Volkswagen Virtus 2023 começa a chegar nas concessionárias a partir de 9 de março nas versões 170 TSI (manual e automática), Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, enquanto a topo de linha Exclusive 250 TSI chegará ao mercado ainda no primeiro semestre. Os preços do sedã ficam entre R$ 103.990 e R$ 144.990, ou seja, valores da versão mais barata e mais cara do modelo, que agora será comercializado em cinco versões. Para efeito de comparação, o Virtus vendido até então era oferecido nas variantes Comfortline, Highline e GTS, com valores que iam de R$ 122.210 a R$ 149.020.
Visual
O novo VW Virtus 2023 estreia com uma reestilização mais caprichada, cujas mudanças são o suficiente para diferenciá-lo do modelo anterior, principalmente quando olhamos a dianteira. Tem novos faróis full-LED com luzes diurnas de LED em todas as versões, que aparentemente vieram emprestado do Nivus, além de uma nova grade frontal com dois frisos cromados, um na parte superior e outro na porção inferior. O capô também é novo e traz um perfil mais alto que o anterior, além de um design mais retilíneo. O apelido de “mini-Jetta” nunca fez tanto sentido.
Já o para-choque dianteiro também é novo, trazendo uma entrada de ar maior na porção central com acabamento totalmente preto, que ganha contornos em preto brilhante e frisos cromados nas versões mais caras. Há ainda faróis de neblina nas extremidades que ficam posicionados na vertical – mais uma herança do Nivus, e que caiu bem no sedã. As rodas foram redesenhadas, com a versão Highline ganhando um jogo de 17 polegadas com acabamento diamantado.
Quando olhamos a traseira, as mudanças foram mais sutis. As lanternas também são em LED em todas as versões e contam com novo arranjo interno em “Y” e nova lente fumê. O para-choque traz um redesenho leve, com refletores e novo friso cromado na versão Highline, enquanto o nome Virtus vem agora posicionado abaixo da placa, no centro do porta-malas. O sedã também recebeu o novo logotipo da Volkswagen.
A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius. Além disso o novo Virtus ficou maior, ganhando 79 mm extras no comprimento total, isso por conta das mudanças providas nos para-choques.
DIMENSÕES | Virtus 2023 | Virtus 2022 |
Comprimento | 4.561 mm | 4.482 mm |
Largura | 1.751 mm | 1.751 mm |
Altura | 1.476 mm | 1.472 mm |
Entre-eixos | 2.651 mm | 2.651 mm |
Porta-malas | 521 litros | 521 litros |
Virtus Exclusive
O novo Virtus Exclusive chega como a nova versão topo de linha do sedã, substituindo assim o antigo GTS – que agora é uma versão exclusiva do Polo. Nas palavras da Volkswagen, a ideia é reunir “todas as características de um sedã sofisticado levados por um motor com desempenho de um esportivo”. Por isso ele é o único equipado com motor 1.4 turbo 250TSI, que soma quatro modos de condução à disposição (Eco, Normal, Sport e Individual).
Volkswagen Virtus Exclusive 2024
Enquanto o antigo Virtus GTS dividia um estilo mais chamativo com detalhes em vermelho na grade com o Polo GTS, o substituto Virtus Exclusive se inspira no passado da marca com uma receita que combina esportividade com refinamento, algo puxado diretamente do clássico sedã da marca nos anos 1990, o Santana EX. Os para-choques são os mesmos do Highline, mas tanto a grade superior como a tomada de ar inferior contam com preenchimento tipo colmeia, além de frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade.
O sedã se diferencia também pelos retrovisores também com pintura em cinza escuro, bem como pelo emblema Exclusive que conecta o para-lama com as portas dianteiras. As rodas de liga-leve de 18 polegadas calçadas com pneus 205/45 têm acabamento escurecido e são as mesmas do antigo GTS (rodas Breccia). Já a traseira soma um discreto spoiler, além de emblemas e frisos pintados em preto brilhante.
Acabamento e equipamentos
As maiores diferenças na cabine do novo VW Virtus é o painel com acabamento em vinil com costuras duplas nas versões Highline e Exclusive, que aparecem também nos painéis das portas na topo de linha Exclusive, dando um ar mais bem cuidado para a cabine – um dos pontos mais criticados anteriormente no sedã. O novo Virtus 2023 traz bancos de tecido nas versões 170TSI manual e automática, passando a serem de couro a partir da versão Comfortline. No caso da Highline, traz detalhes em preto e marrom, enquanto a Exclusive é preto com costuras em xadrez na parte central dos assentos.
Interior do Volkswagen Virtus Exclusive 2023
O volante agora é o mesmo que estreou lá atrás do Nivus, trazendo revestimento em couro nas versões mais caras. Novidade também é a nova manopla do câmbio, que passa a ter acabamento em black piano com as inscrições “R, N, D/S, + e –“ iluminadas, como os modelos T-Cross e Taos.
Falando especificamente do Virtus Exclusive, ele soma costuras duplas por todas as peças de couro da cabine como portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim na carroceria, o emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco.
Interior do Volkswagen Virtus Highline 2023
Na lista de itens de série, o novo Virtus 2023 ganhou em todas as versões carregador por indução para smartphone, painel 100% digital, duas entradas USB tipo C para os passageiros do banco da frente e outras duas entradas USB tipo C para os ocupantes do banco traseiro, além de controle de pressão dos pneus e assistente de partida em rampas.
Destaque mesmo é que todas as versões com câmbio automático ganham o piloto automático adaptativo com frenagem autônoma de emergência de série, enquanto que os 6 airbags e a frenagem automática pós-colisão estão presentes desde a versão mais barata. O Ar-condicionado digital Climatronic Touch está presente desde a Comfortline, enquanto painel digital de 10,25” aparece no Highline e Exclusive. O porta-malas segue com 521 litros de capacidade, o maior do segmento segundo a VW.
Motores
O novo Virtus terá três opções de motorização: 1.0 turbo 170 TSI de até 116 cv e 16,5 kgfm de torque para as versões 170 TSI manual de 5 marchas e 170 TSI automática de 6 velocidades; 1.0 turbo 200 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm com transmissão automática de 6 marchas para as versões Comfortline e Highline e o 1.4 turbo 250 TSI, este exclusivo para o Virtus Exclusive e que entrega até 150 cv e 25,5 kgfm, também com caixa automática de 6 posições.
Observe que é uma estratégia diferente do Polo, que conta somente com a oferta dos motores 170 TSI nas configurações comuns e o 250 TSI no GTS. O Virtus é mais pesado que o Polo e traz uma proposta mais familiar, com isso faz sentido oferecer duas calibrações diferentes para o motor 1.0 turbo, além do 1.4 turbo, fora que ele acaba atendendo uma parcela maior de público por distribuir uma faixa de potência de 116 cv, 128 cv ou 150 cv, que podem atender diversos tipos de necessidades.
A fabricante vai oferecer para todas as versões o Pacote Black, que estará disponível nas concessionárias. O kit inclui rodas exclusivas e capa de retrovisor em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave. Segundo a VW, o Virtus oferece o menor valor da cesta de peças no segmento e o menor preço na cotação do seguro, isso por conta da parceria da marca com a Porto Seguro.
Os preços do antigo e novo Virtus
Confira os preços e equipamentos por versão do Virtus 2023:
Virtus 170 TSI MT5 (R$ 103.990): soma painel de instrumentos digital com tela de 8”, faróis e lanternas de LED, 6 airbags, assistente de partida em rampas, rodas de alumínio aro 15” com pneus 195/65, controle de pressão dos pneus, carregador do celular por indução, volante multifuncional regulável, piloto automático, controles de estabilidade e tração, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, sensor de estacionamento, sistema de som Composition Touch com tela de 6,5” e 4 alto-falantes, e frenagem automática pós-colisão.
Virtus 170 TSI AT6 (R$ 112.990): tudo do 170 TSI manual mais câmbio automático de 6 marchas, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema start-stop, saídas de ar traseira, descansa braço central, 2 entradas USB topo C na traseira e volante revestido em couro.
Virtus Comfortline 200 TSI AT6 (R$ 121.990): Motor 200TSI, itens da versão 170TSI AT e mais rodas de alumínio aro 16 com pneus 250/55, ar-condicionado digital Climatronic Touch, chave presencial para acesso e partida, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro, câmera de ré, faróis de neblina em LED, 6 alto-falantes e discos de freio traseiros. Opcional: multimídia VW Play com tela de 10,1”.
Virtus Highline 200 TSI AT6 (R$ 130.030): tudo do Comfortline e mais rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 205/50, painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, multimídia VW Play, limpadores do para-brisa com acionamento automático, retrovisores eletricamente rebatíveis, painel com revestimento em vinil, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático com função “Coming/leaving home”, função frenagem de manobra e detector de fadiga. A VW oferece ainda as 3 primeiras revisões grátis.
Virtus Exclusive 250 TSI AT6 (R$ 144.990): Motor 250TSI e itens da Highline, mais rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 205/45, seletor de modo de condução, spoiler traseiro e acabamento exclusivo.
Galeria: Volkswagen Virtus 2023
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais