Alguns modelos de alto desempenho da Audi estão com seus dias contados, como é o caso do TT RS com seu motor cinco cilindros turbo e também o R8, que vai se despedindo do mercado com seu enorme V10 aspirado. Mas caso sirva de consolo, a marca de Ingolstadt vai ampliar sua gama de carros esportivos da linha RS, é o que adianta Sebastian Grams, diretor administrativo da divisão Audi Sport.

Falando especificamente do superesportivo R8, o executivo disse à publicação Autocar que a equipe está na busca por "diferentes tipos de conceitos" para substituir o supercarro, que hoje tem o motor V10 de 5,2 litros de 612 cv instalado na posição central. O mais certeiro é que o superesportivo entre na estratégia de eletrificação do Grupo Volkswagen, assim como o Audi TT, bastando apenas o sinal verde do Grupo VW para isso.

Avaliação: Audi R8 V10 GT RWD 2023

Sebastian Grams também revelou que “definitivamente” a marca das quatro argolas terá mais SUVs com o emblema RS no futuro, mas não entrou muito em detalhes. Atualmente, a Audi conta com diversos modelos da linha RS como o RS3, RSQ3, RSQ3 Sportback, RS4 Avant, RS5 Sportback, RS6 Avant, RS7 Sportback, RSQ8, TTRS e o superesportivo R8. Com essa fala do executivo da Audi Sport, não tem como deixar de apostar que a terceira geração do Q5, prevista para ser revelada este ano, deverá finalmente receber o tratamento esportivo para virar um RSQ5 e, assim, brigar com rivais como AMG GLC e BMW X3 M.

Além dos SUVs com o emblema RS, foi prometido também novos elétricos com o tratamento da Audi Sport para acompanhar o RS E-Tron GT. Enquanto os carros 100% elétricos hoje em dia sofrem com o peso elevado, os modelos futuros sem motor a combustão estão sendo desenvolvidos para não ter muito peso somado, sendo pensado para ter uma equação perfeita entre potencia e o volume extra das baterias.

Audi RS 4 Avant 2021 (BR)

É importante lembrar que ao menos por enquanto a marca alemã não vai abandonar os carros esportivos a combustão. Isso porque os modelos de alto desempenho híbridos plug-in estão a caminho e, segundo Sebastian Grams, "não serão menos surpreendentes do que o que você está dirigindo hoje". A próxima geração do RS4 Avant, por exemplo, deve adotar um motor híbrido PHEV. Porém, nem todos os modelos da fabricante vão receber o pacote RS, pois a marca alemã quer evitar o que Grams chama de “inflação RS”. Em outras palavras, almeja-se evitar uma banalização da linhagem de alto desempenho.

Sabe-se que para atender as normas de emissões cada mais rígidas da Europa, todos os carros da Audi Sport serão eletrificados até 2030, o que nas entrelinhas quer dizer que os carros somente a combustão vão desaparecer. Por fim, a Audi também já descartou produzir modelos RS com motores quatro cilindros, algo que a rival Mercedes-AMG já faz com a linha 45 e mais recentemente a nova geração do C 63.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com