Ranking dos SUVs compactos mais vendidos em 2022: Tracker lidera pela 1ª vez
Utilitário da Chevrolet supera Volkswagen T-Cross para alcançar a liderança, com Hyundai Creta seguindo de perto
Segmento mais competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos, os SUVs e crossovers compactos responderam em 2022 por mais de 24% dos 470.464 automóveis e comerciais leves registrados de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave. As 470.464 unidades emplacadas no ano passado representaram, no entanto, uma evolução de apenas 0,95% frente ao total de 2021 (466.043).
E as mudanças foram bastante significativas no ranking: dos dez primeiros colocados, todos os cinco mais bem posicionados trocaram de lugar nos últimos doze meses. Com problemas de produção praticamente resolvidos e com reforço de fabricação na Argentina, o Chevrolet Tracker (70.806) cresceu quase 40% encerrou o ano com mais de 5 mil unidades à frente do rival mais próximo.
Terceiro em 2021, o Volkswagen T-Cross (65.341) subiu uma colocação, menos de 3 mil unidades acima de um Hyundai Creta (62.651) abaixo do desempenho anterior. Veio da Jeep o destaque negativo entre os primeiros: com 51.399 unidades – cerca de 22,5 mil a menos do que em 2021, queda superior a 30% – o ex-líder Renegade caiu para o 4º lugar prejudicado por filas de esperas e problemas com componentes fabris.
E por muito pouco o representante da Jeep não perdeu a colocação para o Fiat Pulse (50.522) em seu 1º ano completo. VW Nivus (39.463), Nissan Kicks (38.983), Renault Duster (22.690) e Citroën C4 Cactus (18.450) – este último como único dos quatro com desempenho negativo (-5,6%) – mantiveram as colocações de 2021.
Com nova geração lançada apenas no 2º semestre, o HR-V (15.404) não conseguiu se recuperar da longa ausência do mercado e fechou o ano emplacando quase 60% menos unidades – em 2021, o representante da Honda havia figurado entre os cinco primeiros. Único estreante da lista, o Fiat Fastback (9.889) foi o 11º, pouco à frente de um Caoa Chery Tiggo 5X (9.653) em seu 4º ano de mercado.
Praticamente esquecido pelo consumidor da categoria, o Peugeot 2008 emplacou menos de 450 unidades mensais (5.176). Num ano que marcou a aposentadoria de modelos como o Caoa Chery Tiggo 3X (3.656) e o Honda WR-V (712), o Renault Captur, mesmo reestilizado e com reforço da motorização turbo, conquistou a preferência de apenas 3.007 consumidores.
SUVs / Crossovers I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
70806 |
15,05% |
50757 |
10,89% |
39,50% |
4º |
2º |
VW T-CROSS |
65341 |
13,89% |
62307 |
13,37% |
4,87% |
3º |
3º |
HYUNDAI CRETA |
62651 |
13,32% |
64759 |
13,90% |
-3,26% |
2º |
4º |
JEEP RENEGADE |
51399 |
10,93% |
73913 |
15,86% |
-30,46% |
1º |
5º |
FIAT PULSE |
50522 |
10,74% |
6724 |
1,44% |
651,37% |
14º |
6º |
VW NIVUS |
39463 |
8,39% |
36664 |
7,87% |
7,63% |
6º |
7º |
NISSAN KICKS |
38983 |
8,29% |
36524 |
7,84% |
6,73% |
7º |
8º |
RENAULT DUSTER |
22690 |
4,82% |
22457 |
4,82% |
1,04% |
8º |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
18450 |
3,92% |
19552 |
4,20% |
-5,64% |
9º |
10º |
HONDA HR-V |
15404 |
3,27% |
38406 |
8,24% |
-59,89% |
5º |
11º |
FIAT FASTBACK |
9889 |
2,10% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
9653 |
2,05% |
12555 |
2,69% |
-23,11% |
10º |
13º |
PEUGEOT 2008 |
5176 |
1,10% |
7747 |
1,66% |
-33,19% |
13º |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3656 |
0,78% |
4676 |
1,00% |
-21,81% |
15º |
15º |
RENAULT CAPTUR |
3007 |
0,64% |
8304 |
1,78% |
-63,79% |
12º |
16º |
KIA STONIC |
933 |
0,20% |
83 |
0,02% |
1024,10% |
24º |
17º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
779 |
0,17% |
706 |
0,15% |
10,34% |
20º |
18º |
HONDA WR-V |
712 |
0,15% |
10329 |
2,22% |
-93,11% |
11º |
19º |
SUZUKI JIMNY |
489 |
0,10% |
799 |
0,17% |
-38,80% |
19º |
20º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
147 |
0,03% |
4123 |
0,88% |
-96,43% |
16º |
21º |
JAC T40 |
118 |
0,03% |
345 |
0,07% |
-65,80% |
21º |
22º |
TROLLER T4 / TX4 |
99 |
0,02% |
1183 |
0,25% |
-91,63% |
18º |
23º |
JAC T50 / T5 |
51 |
0,01% |
137 |
0,03% |
-62,77% |
23º |
24º |
FORD ECOSPORT |
44 |
0,01% |
2992 |
0,64% |
-98,53% |
17º |
25º |
KIA SOUL |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
27º |
470464 |
100,00% |
466043 |
100,00% |
0,95% |
EM DEZEMBRO
Com praticamente ¼ de todos os 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no último mês do ano (49.809), o segmento de SUVs e crossovers compactos teve desempenho razoável no período. Em relação a dezembro de 2021 (47.098), a alta foi de 5,8%. Já na comparação com novembro (4.3022), a evolução foi um pouco maior (+12,4%).
Em seu 6º mês consecutivo no topo, o Chevrolet Tracker (8.283) só não conseguiu superar o resultado de outubro (8.496). Em nova briga apertada pela 2ª posição, nova vitória do Hyundai Creta sobre o Volkswagen T-Cross, desta vez por quase 400 unidades (6.572 x 6.182). Destaque para o avanço do Jeep Renegade (5.420), que não tinha desempenho similar desde maio (5.488).
Um mês após registrar seu recorde de vendas, o VW Nivus (4.756) completou o top 5 muito próximo do resultado anterior e com boa vantagem sobre o Fiat Pulse (4.019), sexto em novembro e que perdeu quase 10% dos compradores de 2021. Modelo mais recente da Fiat, o Fastback (3.411) ficou atrás do Nissan Kicks (3.667).
Mesmo com nova geração, o Honda HR-V (3.198) vendeu menos do que há um ano. O Renault Duster (2.268), com avanço de quase 26%, completou o top 10. O mês foi fraco para o Citroën C4 Cactus (758) e ainda pior para Captur, preferido por apenas 75 consumidores – nos últimos quatro meses o Renault não emplacou sequer 300 unidades. Com isso, o Captur completou 12 meses seguidos abaixo dos 600 emplacamentos.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
8283 |
7231 |
7936 |
16,63% |
16,32% |
14,55% |
4,37% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
6572 |
5269 |
6038 |
13,19% |
11,89% |
24,73% |
8,84% |
3º |
VW T-CROSS |
6182 |
5174 |
6574 |
12,41% |
11,68% |
19,48% |
-5,96% |
4º |
JEEP RENEGADE |
5420 |
4474 |
4293 |
10,88% |
10,10% |
21,14% |
26,25% |
5º |
VW NIVUS |
4756 |
4859 |
1508 |
9,55% |
10,97% |
-2,12% |
215,38% |
6º |
FIAT PULSE |
4019 |
3689 |
4432 |
8,07% |
8,33% |
8,95% |
-9,32% |
7º |
NISSAN KICKS |
3667 |
2607 |
2578 |
7,36% |
5,88% |
40,66% |
42,24% |
8º |
FIAT FASTBACK |
3411 |
3189 |
0 |
6,85% |
7,20% |
6,96% |
- |
9º |
HONDA HR-V |
3198 |
2904 |
3696 |
6,42% |
6,56% |
10,12% |
-13,47% |
10º |
RENAULT DUSTER |
2268 |
2245 |
1803 |
4,55% |
5,07% |
1,02% |
25,79% |
11º |
CITROËN C4 CACTUS |
758 |
1004 |
2721 |
1,52% |
2,27% |
-24,50% |
-72,14% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
689 |
1176 |
899 |
1,38% |
2,65% |
-41,41% |
-23,36% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
240 |
210 |
1325 |
0,48% |
0,47% |
14,29% |
-81,89% |
14º |
KIA STONIC |
120 |
74 |
45 |
0,24% |
0,17% |
62,16% |
166,67% |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
77 |
79 |
62 |
0,15% |
0,18% |
-2,53% |
24,19% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
75 |
49 |
1146 |
0,15% |
0,11% |
53,06% |
-93,46% |
17º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
40 |
37 |
825 |
0,08% |
0,08% |
8,11% |
-95,15% |
18º |
SUZUKI JIMNY |
20 |
16 |
66 |
0,04% |
0,04% |
25,00% |
-69,70% |
19º |
JAC T40 |
7 |
4 |
26 |
0,01% |
0,01% |
75,00% |
-73,08% |
20º |
FORD ECOSPORT |
2 |
7 |
0 |
0,00% |
0,02% |
-71,43% |
- |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
2 |
2 |
23 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-91,30% |
22º |
HONDA WR-V |
1 |
0 |
1096 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,91% |
23º |
JAC T50 / T5 |
1 |
3 |
6 |
0,00% |
0,01% |
-66,67% |
-83,33% |
24º |
KIA SOUL |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
49809 |
44302 |
47098 |
100,00% |
100,00% |
12,43% |
5,76% |
Fonte: Fenabrave
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep faz Black Friday com até R$ 18.000 de bônus para Renegade e Commander
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Avaliação Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025: antigo protagonista
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções