Lançamentos Nissan 2023: Novo Sentra, Versa reestilizado e mais
Apostando alto nos sedãs, marca japonesa voltará a brigar entre os modelos médios
A Nissan passou os últimos anos ajustando o seu portfólio no Brasil, retirando alguns modelos de linha como March e o Versa antigo (que sobreviveu por um tempo com o nome V-Drive). Hoje, a sua linha é bem enxuta, com somente quatro modelos: Frontier, Kicks, Leaf e Versa. É consideravelmente mais moderna, tanto que o carro mais antigo é o Kicks, lançado em 2016 e que já teve uma reestilização.
Aos poucos, as coisas irão mudar para a fabricante japonesa, buscando uma participação maior no mercado ao introduzir modelos em alguns segmentos mais estratégicos. Será o caso do Sentra, confirmado para chegar ao Brasil no início de 2023 para reposicionar a Nissan entre os sedãs médios, ainda mais em um momento em que pode se beneficiar pelo fim do Civic nacional. Outros serão inéditos, como será com o X-Trail, SUV médio que está em estudos para o país há tempos.
Nissan Sentra
A oitava geração do Nissan Sentra foi revelada em 2019 e, desde então, esperamos por seu lançamento no Brasil. Demorou um pouco, tanto que o modelo anterior encerrou as vendas no país em abril do ano passado, quando o estoque remanescente foi esgotado. Depois de tanto tempo, o sedã médio enfim chegará ao país, importado do México.
É um bom momento para a Nissan apostar na categoria. O Honda Civic agora virá somente importado na versão híbrida, ficando bem mais caro; o Volkswagen Jetta teve sua linha reduzida para apenas a variante GLi; o Caoa Chery Arrizo 6 Pro encerrou a produção nacional para vir da China; e o Chevrolet Cruze tem futuro incerto, além de uma idade avançada. Resta somente o Toyota Corolla, que domina o segmento. A Kia até prometeu trazer o Cerato com motor turbo, mas a rede de concessionários é bem menor.
A receita é bem parecida com a do Versa, evoluindo bastante no design e conteúdo, com a adoção de suspensão multilink no eixo traseiro. Terá itens como central multimídia com display de 8”, tela de 7” para o computador de bordo, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, seis airbags, frenagem automática de emergência, entre outros. Seu motor ainda é o 2.0 aspirado de quatro cilindros, porém recalibrado para entregar 147 cv – a potência deve mudar um pouco por causa da gasolina brasileira com etanol.
Nissan Versa
Quando mudou para a terceira geração, o Nissan Versa impressionou bastante por seu design, mudando da água para o vinho em comparação ao seu antecessor. Mais alinhado com o Kicks, que ainda é o carro mais vendido da fabricante japonesa no Brasil, o sedã começou a ter um volume melhor de vendas sem apelar para locadoras ou vendas diretas. Este ano ainda aproveitou o momento ruim do Virtus para superar o rival nos emplacamentos.
Chegou o momento do sedã ser reestilizado e já fez a sua estreia no mercado norte-americano – inclusive iniciou a produção no México nesta semana. E, como o Versa vendido aqui é justamente o mexicano, sua renovação no Brasil é questão de tempo. Ganhará uma nova cara ao trocar a grade, muito maior e sem o contorno cromado que fazia parte da identidade visual da empresa até o momento. Manteve os faróis esguios, com linhas prateadas logo abaixo, seguindo os filetes da entrada de ar.
O que não mudará é sua motorização, continuando a vir equipado com o 1.6 aspirado de quatro cilindros, que no Brasil gera 113 cv a 5.600 rpm e 15,3 kgfm a 4.000 rpm, usando etanol. A versão manual não deve retornar, fazendo com que seja vendido somente com o câmbio automático do tipo CVT. Como a mudança será forçada por conta da produção mexicana, o lançamento deve acontecer por volta do 2º trimestre.
Nissan X-Trail
Uma velha promessa da Nissan é a volta do X-Trail ao Brasil, SUV que foi vendido por aqui entre 2008 e 2010. A marca até mostrou a geração anterior no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, na versão híbrida. Porém, o utilitário estava para mudar e a fabricante preferiu esperar a troca de modelo, que aconteceu em 2020 no mercado global.
Com o sucesso do Kicks, falta uma opção maior e mais cara dentro da linha da Nissan, para manter os clientes dentro da marca, sem deixar que acabem indo para a Jeep ou a Toyota. O X-Trail fará este papel e, de quebra, também será a estreia do tão esperado sistema híbrido e-Power no país, que ficou em testes durante anos e era esperado para o Kicks.
Assim, o X-Trail deve chegar somente na versão híbrida, aproveitando os incentivos fiscais para ter um preço um pouco mais competitivo e ainda irá disputar espaço com Toyota RAV4 e Honda CR-V. Terá um motor 1.5 turbo usado como gerador de energia para as baterias, enquanto o propulsor elétrico de 204 cv e 33,6 kgfm fará o trabalho de mover o carro. Caso venha do Japão, é possível que tenha até a versão com tração integral, que adiciona um segundo motor elétrico. Pelos testes oficiais no Japão, o SUV faz até 21,7 km/litro na estrada.
A Nissan dizia que o primeiro modelo e-Power fará sua estreia na América do Sul em 2023 e Motor1.com apurou com exclusividade que será o X-Trail. Inicialmente, nossas fontes diziam que seria lançado somente em 2024, mas existe a possibilidade de que seja apresentando ainda em 2023, para começar a atrair os clientes que poderiam comprar o novo CR-V, que chegará ao país no ano que vem.
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