Apesar do declínio verificado nos últimos anos, o segmento de sedãs médios ainda reserva boas novidades no Brasil. Prova disso é o lançamento da nova geração do Nissan Sentra, que acaba de ser confirmado pela marca para 2023. O três-volume retornará ao mercado nacional depois de um hiato de aproximadamente dois anos e enfrentará logo de cara os arquirrivais Honda Civic (em nova geração) e Toyota Corolla (até lá já reestilizado).

Nesta nova linhagem, o Sentra adota a plataforma modular CMF-C/D, versão para modelos médios do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi. Ao todo, são 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Na comparação com o modelo anterior, o sedã ficou 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. Apesar das novas medidas, perdeu espaço no porta-malas: caiu de 503 para 405 litros.

Galeria: Novo Nissan Sentra

No geral, o novo Sentra ficou bem mais refinado tecnicamente. Trocou, por exemplo, a suspensão traseira de eixo de torção por uma independente multibraços, enquanto a direção elétrica passou a ter pinhão duplo para melhorar as respostas. A marca ainda trabalhou no isolamento acústico para reduzir os ruídos e otimizar o conforto a bordo.

No design, o sedã passou por verdadeira transformação e passou a seguir as linhas do conceito Vmotion 2.0. Além da vantagem estética, o novo desenho proporcionou avanços importantes na dinâmica, como centro de gravidade mais baixo e coeficiente de arrasto de apenas 0,26 - o mesmo do esportivo GT-R.

Nissan Sentra 2020

Para o Brasil, o Sentra continuará sendo importado do México como na geração passada. Sob o capô, seguirá com motor 2.0 aspirado de quatro-cilindros (nada de turbo ou conjunto híbrido, pelo menos por enquanto). Na China, vale lembrar, o modelo já é vendido em versão híbrida e faz até 25,6 km/l.

Nissan Sentra será lançado no Brasil em 2023

O câmbio também não mudará e permanecerá automático CVT como única opção. A Nissan não confirma, mas certamente o sedã chegará por aqui em versão topo de linha com pacote recheado de equipamentos.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com