Com 224.816 veículos novos comercializados em outubro, a Alemanha registrou uma evolução de quase 17% frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, este foi o 3º mês consecutivo de evolução nas vendas.
Já o acumulado de 2022, de 2.076.527, ainda permanece negativo (-5,5%). A Volkswagen (41.159) liderou com sobras entre as montadoras, aumentando em quase 4 pontos percentuais a sua participação de mercado. A Mercedes-Benz (21.303) garantiu uma confortável 2ª posição com uma vantagem superior a 4 mil unidades sobre uma Audi (17.228) campeã de crescimento entre as dez primeiras. Já a BMW (15.032) perdeu fôlego (-14%).
POS. | MARCA | OUT.2022 | % MERCADO 2022 | OUT.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 41.159 | 19,7% | 28.211 | 15,8% | 45,9% |
2º | MERCEDES-BENZ | 21.303 | 10,2% | 17.978 | 10,1% | 18,5% |
3º | AUDI | 17.228 | 8,3% | 8.842 | 4,9% | 94,8% |
4º | BMW | 15.032 | 7,2% | 17.452 | 9,8% | -13,9% |
5º | FORD | 11.887 | 5,7% | 9.968 | 5,6% | 19,3% |
6º | SKODA | 11.555 | 5,5% | 7.661 | 4,3% | 50,8% |
7º | OPEL | 9.762 | 4,7% | 12.204 | 6,8% | -20,0% |
8º | SEAT | 8.363 | 4,0% | 5.109 | 2,9% | 63,7% |
9º | HYUNDAI | 8.166 | 3,9% | 8.096 | 4,5% | 0,9% |
10º | TOYOTA | 7.086 | 3,4% | 4.855 | 2,7% | 46,0% |
11º | RENAULT | 5.851 | 2,8% | 7.354 | 4,1% | -20,4% |
12º | FIAT | 5.664 | 2,7% | 5.394 | 3,0% | 5,0% |
13º | KIA | 5.656 | 2,7% | 5.898 | 3,3% | -4,1% |
14º | DACIA | 4.026 | 1,9% | 3.103 | 1,7% | 29,7% |
15º | MAZDA | 3.438 | 1,6% | 2.542 | 1,4% | 35,2% |
16º | VOLVO | 3.320 | 1,6% | 3.754 | 2,1% | -11,6% |
17º | TESLA | 3.185 | 1,5% | 1.469 | 0,8% | 116,8% |
18º | PEUGEOT | 3.178 | 1,5% | 4.261 | 2,4% | -25,4% |
19º | MINI | 3.176 | 1,5% | 2.977 | 1,7% | 6,7% |
20º | MITSUBISHI | 2.327 | 1,1% | 3.635 | 2,0% | -36,0% |
... | ... | ... | ... | ... | ||
TOTAL | 208.642 | 100,0% | 178.683 | 100,0% | 16,8% | |
ACUMULADO | 2.076.527 | 100,0% | 2.196.244 | 100,0% | -5,5% |
No ranking de modelos, domínio absoluto da VW com os três primeiros colocados, Golf (7.282), Tiguan (6.037) – triplicando suas vendas – e T-Roc (5.223). Em seu melhor posicionamento no país, repetindo a colocação de setembro do ano passado, o Fiat 500 (4.576) foi o 4º. Com 3.299 unidades, o Ford Kuga completou as cinco primeiras posições.
Único do top 10 em queda (-6,5%), o BMW Série 3 foi o preferido por 2.957 consumidores, apenas sete a mais do que o Toyota Yaris (2.950). Fechando o top 10, o Volkswagen T-Cross (2.220) registrou a maior retração do top 50 (-40%). Elétrico mais bem posicionado no mês passado, o VW ID.3 (2.160) foi o 23º. Líder em setembro, o Tesla Model Y (1.622) desta vez foi apenas o 40º colocado.
POS. | MODELO | OUT.2022 | % MERCADO 2022 | OUT.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOLF | 7.282 | 3,5% | 3.843 | 2,2% | 89,5% |
2º | VW TIGUAN | 6.037 | 2,9% | 1.946 | 1,1% | 210,2% |
3º | VW T-ROC | 5.223 | 2,5% | 4.486 | 2,5% | 16,4% |
4º | FIAT 500 | 4.576 | 2,2% | 2.461 | 1,4% | 85,9% |
5º | FORD KUGA | 3.299 | 1,6% | 2.692 | 1,5% | 22,5% |
6º | VW PASSAT | 3.187 | 1,5% | 2.116 | 1,2% | 50,6% |
7º | MINI | 3.176 | 1,5% | 2.977 | 1,7% | 6,7% |
8º | SKODA OCTAVIA | 3.136 | 1,5% | 1.494 | 0,8% | 109,9% |
9º | SEAT FORMENTOR | 3.117 | 1,5% | 1.119 | 0,6% | 178,6% |
10º | BMW SÉRIE 3 | 2.957 | 1,4% | 3.161 | 1,8% | -6,5% |
11º | TOYOTA YARIS | 2.950 | 1,4% | 1.070 | 0,6% | 175,7% |
12º | OPEL CORSA | 2.757 | 1,3% | 3.384 | 1,9% | -18,5% |
13º | OPEL MOKKA | 2.723 | 1,3% | 2.625 | 1,5% | 3,7% |
14º | AUDI A3 | 2.710 | 1,3% | 1.055 | 0,6% | 156,9% |
15º | MERCEDES CLASSE A | 2.620 | 1,3% | 2.586 | 1,4% | 1,3% |
16º | AUDI A6 | 2.577 | 1,2% | 566 | 0,3% | 355,3% |
17º | MERCEDES CLASSE C | 2.366 | 1,1% | 764 | 0,4% | 209,7% |
18º | MERCEDES GLA | 2.331 | 1,1% | 2.006 | 1,1% | 16,2% |
19º | KIA CEED | 2.247 | 1,1% | 2.452 | 1,4% | -8,4% |
20º | VW T-CROSS | 2.220 | 1,1% | 3.724 | 2,1% | -40,4% |
21º | FORD FOCUS | 2.169 | 1,0% | 3.427 | 1,9% | -36,7% |
22º | VW POLO | 2.166 | 1,0% | 2.036 | 1,1% | 6,4% |
23º | VW ID.3 | 2.160 | 1,0% | 2.145 | 1,2% | 0,7% |
24º | VW ID.4 | 2.115 | 1,0% | 1.022 | 0,6% | 106,9% |
25º | AUDI Q3 | 2.080 | 1,0% | 1.463 | 0,8% | 42,2% |
26º | MERCEDES CLASSE V | 2.070 | 1,0% | 1.789 | 1,0% | 15,7% |
27º | BMW X3 | 1.881 | 0,9% | 1.955 | 1,1% | -3,8% |
28º | VW TRANSPORTER | 1.878 | 0,9% | 1.955 | 1,1% | -3,9% |
29º | MERCEDES CLASSE E | 1.834 | 0,9% | 2.326 | 1,3% | -21,2% |
30º | SKODA KAROQ | 1.810 | 0,9% | 826 | 0,5% | 119,1% |
31º | AUDI Q5 | 1.790 | 0,9% | 1.802 | 1,0% | -0,7% |
32º | VW TAIGO | 1.762 | 0,8% | 26 | 0,0% | 6676,9% |
33º | AUDI A4 | 1.749 | 0,8% | 638 | 0,4% | 174,1% |
34º | FORD FIESTA | 1.723 | 0,8% | 381 | 0,2% | 352,2% |
35º | MERCEDES GLE | 1.697 | 0,8% | 1.237 | 0,7% | 37,2% |
36º | VW CADDY | 1.692 | 0,8% | 792 | 0,4% | 113,6% |
37º | HYUNDAI KONA | 1.671 | 0,8% | 1.992 | 1,1% | -16,1% |
38º | VW UP | 1.667 | 0,8% | 2.353 | 1,3% | -29,2% |
39º | SKODA FABIA | 1.644 | 0,8% | 1.054 | 0,6% | 56,0% |
40º | TESLA MODEL Y | 1.622 | 0,8% | 110 | 0,1% | 1374,5% |
41º | HYUNDAI TUCSON | 1.606 | 0,8% | 1.654 | 0,9% | -2,9% |
42º | BMW SÉRIE 2 | 1.593 | 0,8% | 1.282 | 0,7% | 24,3% |
43º | MERCEDES CLA | 1.572 | 0,8% | 1.681 | 0,9% | -6,5% |
44º | TESLA MODEL 3 | 1.563 | 0,7% | 1.359 | 0,8% | 15,0% |
45º | VW TOURAN | 1.555 | 0,7% | 284 | 0,2% | 447,5% |
46º | DACIA SANDERO | 1.518 | 0,7% | 1.451 | 0,8% | 4,6% |
47º | TOYOTA AYGO | 1.505 | 0,7% | 762 | 0,4% | 97,5% |
48º | SEAT LEON | 1.496 | 0,7% | 1.265 | 0,7% | 18,3% |
49º | BMW SÉRIE 5 | 1.479 | 0,7% | 1.851 | 1,0% | -20,1% |
50º | MERCEDES GLC | 1.439 | 0,7% | 2.260 | 1,3% | -36,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog