Após o lançamento do Renault Kwid E-Tech elétrico e da apresentação do novo Megane E-Tech Elétrico, a marca francesa prepara o caminho para a chegada de mais um modelo 100% elétrico: o Novo Renault 5. 

Inspirado em um clássico do passado, o novo Renault 5 chegará ao mercado aos principais mercados da marca em 2024. Com um visual mais esportivo, será o sucessor em termos de preço e posicionamento do atual Zoe. E a chave para sua vinda ao mercado brasileiro é justamente o Zoe, pois a estratégia é a de que o novo Renault 5 elétrico também o substitua por aqui.

Renault 5 Concept no Salão de Paris

Renault 5 Concept mostrado no Salão de Paris

Por enquanto, o hatch compacto apareceu apenas como conceito inspirado no mítico R5. Nós fomos até a França e o conferimos de perto no Salão de Paris. Embora seja um carro compacto, deve oferecer um espaço interno semelhante ao do Zoe por ter sido totalmente concebido na plataforma CMF-B EV, uma derivação para modelos elétricos derivada da base CMF-B, o que permite o melhor aproveitamento do espaço interno e acomodação das baterias otimizado no assoalho.

Renault 5 Concept no Salão de Paris

Futuro Renault 5 será um hatch compacto 100% elétrico

Outro ponto de muito expectativa foi antecipado por Luca de Meo, CEO do Renault Group, é referente ao seu preço. A versão de produção do Renault 5 será oferecida "a um preço que um grande número de pessoas pode pagar", disse o executivo. Na Europa já se fala que será mais barato até que o Zoe, parte por conta da nova plataforma e parte por evoluções da bateria que a deixarão mais barata. Espera-se que por lá custa cerca de 20.000 euros. Para se ter uma ideia do que isso significa, o Zoe custa 33.700 euros (com o bônus de 6.000 euros dados pelo governo cai para 27.700 euros).

Renault 5 Concept no Salão de Paris

O modelo será o sucessor natural do Renault Zoe em todos os mercados

Aqui no Brasil será posicionado entre o Renault Kwid E-Tech Elétrico e o novo Megane E-Tech Elétrico (que chega em 2023). Motor1.com conversou com executivos da marca que sinalizaram que o seu lançamento deve seguir cronograma semelhante ao do Megane, ou seja, poucos meses após o início das vendas no mercado europeu, o que na prática, deve mesmo ser em 2024.

Novo Renault 5 ao vivo

A Renault convidou o Motor1.com/InsideEVs.com Brasil para visitar o Salão do Automóvel de Paris para sentir um pouco do que a marca está preparando para o futuro. A estrela do seu estande foi o Renault 4Ever Trophy (veja aqui), conceito que antecipa um futuro SUV da marca, e logo em seguida, o conceito do Renault 5.

É um carro que a marca conseguiu se inspirar no clássico do passado em uma releitura moderna, com linhas atraentes e porte interessante. A boa notícia desta nova era de elétricos é que, mesmo compacto, pode oferecer um espaço interno otimizado com o posicionamento das rodas bem mais próximos dos para-choques (aumentando o entre-eixos). 

Algumas firulas, como a inscrição Renault em LED nos para-choques, retrovisores finos e acabamento do teto com uma espécie de tecido. Fora isso, todo o restante deve estar no modelo de produção. Inclusive a faixa de LED que integram as duas lanternas, com o emblema do losango descentralizado.

Renault 5 Concept no Salão de Paris

Retrovisor fino característico de carros conceito deve dar lugar a um equipamento tradicional

Para que você possa ter uma ideia do porte, imagine o Mini Cooper SE, Peugeot e-208 e Fiat 500e, por exemplo, mas como se trata de um carro de concepção mais moderna, sempre com 4 portas e espaço utilizável para 4 pessoas. Será uma opção bem interessante, ainda mais se a marca realmente conseguir atingir a meta do preço de 20.000 euros. 

Viagem à convite da Renault do Brasil 

Renault 5 Concept no Salão de Paris
Envie seu flagra! flagra@motor1.com