A Renault invade a sua nova era elétrica resgatando um ícone do passado. O polivalente Renault 4, que vendeu mais de 8 milhões de unidades em mais de 100 países retorna à vida na forma conceitual de um SUV elétrico de porte compacto. A versão de produção do novo Renault 4EVER chegará aos mercados mundiais em 2025.

Um verdadeiro ícone da Renault, o novo Renault 4EVER ressurge após o modelo original ter ficado em linha por 60 anos, saindo de cena há exatos 40 anos. Em sua vida anterior, tinha como virtude a conquista de todos os públicos, homens e mulheres, pobres e ricos. Mesmo fora de linha, ainda consegue atrair a simpatia de um público cativo, e curiosamente, formado por jovens. Justamente por ter essas credenciais, a Renault resolveu trazê-lo de volta na forma mais desejada do mercado atualmente: como um SUV compacto.

Renault 4ever Trophy

Renault 4ever Trophy

Ao lado do Renault 5, outro ícone do passado que retorna como conceito elétrico no Salão do Automóvel de Paris, o 4EVER Trophy surge como a segunda reinterpretação elétrica de um modelo do passado a fazer parte da nova gama batizada de Renaulution.

Luca di Meo e Fabrice Cambolive presenting Renault 4ever Trophy

Luca di Meo e Fabrice Cambolive revelam o conceito Renault 4ever Trophy

A inspiração no modelo do passado está presente no estilo. Em resumo, um carro prático e de linhas racionais precisava ser convertido em um modelo com os mesmos atributos, mas claro, moderno. Ao bater o olho é possível ver que a silhueta marcante e reconhecível à primeira vista. A traseira angulada também remete ao passado, até  mesmo nos para-choques. Na lateral, o desenho das janelas tem cantos arredondados enquanto as caixas de rodas trazem generosas proteções.

Ao vivo, o seu estilo é bem interessante, e apesar de alguns conceitos minimalistas, consegue transmitir uma boa dose de modernidade. Um dos exemplos é a dianteira, que traz as laterais limpas e uma integração dos faróis e o losango da marca em uma faixa central compacta. É uma pegada retro, mas que entrega modernidade pelo uso dos LEDs nos faróis e emblema da marca.

Claro que algumas coisas ainda estão exageradas, como os retrovisores superfinos. Um detalhe que deve estar na versão de produção, no entanto, é o teto flutuante. Suas linhas limpas também devem seguir para o modelo de rua, pois transmitem a precisão de montagem de um carro moderno.

Foto - Troféu Renault 4ever (2022)
Foto - Troféu Renault 4ever (2022)
Foto - Troféu Renault 4ever (2022)
Foto - Troféu Renault 4ever (2022)

Durante sua apresentação, Gilles Vidal, Diretor de Design na Renault, disse o seguinte: "Para trazer o 4Ever Trophy para a era moderna, trouxemos tecnologia e refinamento à sua forma, sem nada supérfluo. Todos estes ingredientes foram cuidadosamente trabalhados para que o desenho esteja de acordo tanto com aqueles que já conhecem os 4L como com a geração mais jovem que pode não estar nada familiarizada com a história gloriosa do carro".

Outra novidade que o 4EVER Trophy traz e pode fazer parte dos futuros modelos, principalmente os com pegada mais aventureira, é á grade horizontal típica do Renault 4. Com uma releitura moderna, acomoda dentro de seu conjunto os faróis redondos equipados com LEDs Matrix. As lanternas traseiras em forma de cápsula, que embora tenham sido modernizadas, também são forte característica dos 4L históricos.

Foto - Troféu Renault 4ever (2022)

Foróis LED Matrix do Troféu Renault 4ever (2022)

Claro que outro ponto marcante em torno de toda a nostalgia está no conjunto propulsor. Totalmente elétrico, o conceito traz uma proposta aventureira que é realçada pela suspensão mais elevada, as generosas proteções laterais e na parte inferior do carro e até nos para-choques mais parrudos.

Longe do que foi moda no Brasil, o estepe pendurado na tampa do porta-malas, a Renault optou por colocá-lo no teto. O suporte que o sustenta é leve feito, feito em fibra de carbono. Pensado para encarar as rigorosas nevascas, traz uma pá e placas de degelo na tampa traseira.

Foto - Troféu Renault 4ever (2022)

Rodas têm compressores individuais para adaptar a pressão em cada ambiente

Uma curiosidade, que obviamente deve ser abandonada no carro de produção, são os compressores expostos em cada roda (que são de 19 polegadas). A ideia do conceito é que a pressão dos pneus seja instantaneamente adaptada ao terreno pelo motorista, a partir do cockpit.

A Renault já confirmou que novo 4EVER Trophy se tornará um SUV elétrico do segmento que chegará aos seus principais mercados a partir de 2025. Será construído sobre a nova plataforma CMF-BEV dedicada aos veículos eléctricos do segmento B. Seu motor elétrico entrega 100 kW (140 cv) e sua bateria tem capacidade para armazenar 42 kWh, A marca francesa não divulgou a autonomia, mas destacou que terá um excelente desempenho em termos de alcance, acústica e comportamento dinâmico.

Foto - Troféu Renault 4ever (2022)

Seu posicionamento, inicialmente no mercado europeu, será entre o futuro Renault 5 e Renault 4 (ambos elétricos). Embora a marca não confirme, é muito provável que este novo SUV ocupe o lugar do Captur europeu, menor que o brasileiro, assim que sair de linha.

Ficha técnica: Renault 4EVER Trophy


Comprimento: 4.060 mm
Largura: 2.100 mm
Altura: 1.900 mm
Distância entre eixos: 2.570 mm

Plataforma: CMF-BEV
Pneus dianteiros e traseiros: 255/55R19
Motorização: 100% elétrica
Potência: 100 kW (140 cv)
Bateria: 42 kWh íon-lítio

Envie seu flagra! flagra@motor1.com