A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início aos testes de seu modelo autônomo. O primeiro veículo da marca capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor é um Constellation 31.280 8x4 que vai atuar na colheita de lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.

A ideia da VWCO com o seu primeiro caminhão autônomo seria assegurar maior produtividade e eficiência à operação. Com esse primeiro passo, a empresa afirmou que busca os três pilares do transporte do futuro: elétrico, conectado e autônomo. A tecnologia embarcada foi desenvolvida pelos engenheiros da própria VWCO. Ela permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres.

Galeria: Volkswagen Constellation 31.280 4x4 Autônomo

Para que o Constallation pudesse receber as tecnologias de condução autônoma, A VWCO instalou uma nova caixa de direção elétrica. O caminhão ainda está equipado com um sistema de geoposicionamento em tempo real (RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas.

O controle da velocidade de cruzeiro tem capacidade para determinar e mantém a velocidade a ser cumprida na atividade, permitindo também ao motorista alterar através de teclas os valores de velocidade para mais ou para menos. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista ainda pode, a qualquer momento, desativar o sistema e assumir novamente o controle do veículo.

Este VW Constallation protótipo já conta com sistema de espelhos virtuais, onde câmeras externas e telas na cabine substituem os retrovisores convencionais. O sistema de câmeras ainda oferece uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna. 

Volkswagen Constellation 31.280 4x4 Autônomo

O desenvolvimento das soluções para este sistema autônomo contou com a experiência do time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende (RJ) para integração dos sistemas de automação, desenvolvimento de software e módulos de controle, suspensão reforçada, sistema de câmeras com visão noturna e uso de conjunto motriz com transmissão automatizada. O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas RAVEN para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros.

O VW Constellation 31.280 8x4 autônomo vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. O sistema de navegação autônoma, com precisão de 2,5 cm aliado aos eixos de bitola larga de 3 metros, asseguram um menor dano às mudas, pois conseguem dar maior precisão à operação de colheita respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.

Os 2 eixos dianteiros contam com capacidade de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo. Com isso, o veículo tem um Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas, contando ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. Eixos de bitola larga, além da suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, servem para dar maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições. O 31.280 é equipado ainda com o motor D08 de 6.871 cm³, com 275 cv de potência e 107 kgfm de torque entre 1.110 rpm e 1.170 rpm.

De série, o caminhão ainda traz sistema de auxílio para partidas em rampa, e o "kit canavieiro". Ele acrescenta grade de proteção frontal, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador, protetor de alternador contra palha, protetor térmico das tubulações do sistema pneumático de freio, tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal, chicote elétrico com proteção reforçada, tomada de força, entre outros.


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