Não é realmente segredo para ninguém que a Volvo está trabalhando na próxima geração do XC90 e em sua versão totalmente elétrica. Ouvimos diferentes rumores sobre seu nome e especificações, mas parece que tudo será revelado no final deste ano. Assim, o SUV se tornará o novo modelo emblemático da marca e ocupará um lugar importante na estratégia de eletrificação da empresa.

O CEO da Volvo, Jim Rowan, confirmou recentemente à Autocar que o sucessor elétrico do XC90 fará sua estreia completa durante o último trimestre deste ano. O novo utilitário chegará como um veículo elétrico dedicado e será baseado em uma nova plataforma feita sob medida que não é compartilhada com nenhum outro produto dentro da linha de modelos da Volvo.

Galeria: Novo Volvo EXC90 (imagens de patente)

"É um momento muito emocionante para nós porque nos leva a outra esfera - é mais um bloco de construção rumo ao futuro", disse Rowan à publicação. "Esse modelo em si é um veículo extremamente importante para nós". Um porta-voz da Volvo também acrescentou que "definido por software", o SUV elétrico é "uma demonstração de nosso futuro e marca o início de uma nova era para a segurança, e para a empresa".

Projeções baseadas em patentes vazadas do início deste ano previram o design do novo SUV com emissões zero e parece que a Volvo vai apostar em um utilitário com estilo quadrado arrojado e de aparência futurista. A forma geral e as proporções não serão um desvio drástico do atual XC90, mas as maçanetas das portas e a nova interpretação das tradicionais lanternas da empresa farão uma enorme diferença. 

Ainda há algum mistério em torno do nome do novo SUV elétrico da marca sueca. A Volvo apresentou um pedido de marca registrada para o nome Embla no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia no final do ano passado, mas também houve rumores de que o modelo poderia receber o batismo de EXC90. Seja qual for o caso, saberemos tudo antes do final deste ano.

Até onde sabemos, o novo SUV elétrico será apenas um carro-chefe temporário para a marca, já que a Volvo também está desenvolvendo um XC100 (nome não confirmado) com um porte ainda maior. Ele será fortemente inspirado pelo conceito 2021 Recharge e terá um trem de força puramente elétrico.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com