A atual geração do Hyundai Santa Fé, a quarta em toda a sua história, ousou mais no visual quando foi revelada em 2020. Mas entre as linhas fora do convencional e concorrência dentro de casa, o SUV médio da empresa começou a derrapar nas vendas globais. Isso já tinha ligado uma luz de alerta na empresa.
Já no ano passado, era sabido que a Hyundai tinha antecipado o desenvolvimento da quinta geração do Santa Fe. No entanto, ninguém sabia ao certo para qual caminho a empresa sul-coreana iria recorrer. Agora, um flagra divulgado pelo canal Jungyoung Teak TV conseguiu as primeiras imagens do protótipo.
No vídeo, é possível ver que a Hyundai deverá adotar um visual bastante retilíneo, com uma silhueta quadrada e aparência de SUV tradicional, seguindo os passos da Land Rover com o novo Defender. Como a quarta geração do Santa Fe, mesmo com um facelift, não agradou, a marca deverá aposta em no crescimento da carroceria.
A quinta geração do Hyundai Santa Fe deverá ganhar porte e talvez assumir o papel de um SUV de 7 lugares mais acessível. Na Coreia do Sul, o atual Tucson tem até uma configuração de entre-eixos alongado (LWB), que é apenas 1 cm mais curta que o Santa Fe atual. Então, o crescimento do SUV pode ser uma tática de sobrevivência também.
Apesar das diversas camuflagens, o visual "caixote" acabou transparecendo, mas ainda não é possível ver muitos detalhes dos faróis e das lanternas. A traseira, inclusive, está bastante disfarçada. É provável que esteja escondendo uma terceira fileira de bancos que a marca quer manter como segredo até o lançamento. Ainda não há data exata para isso, mas a imprensa sul-coreana afirma que a Hyundai adiantou a programação da nova geração do Santa Fe em praticamente 10 meses.
Enquanto a parte externa do SUV estava bem escondida, a Hyundai não teve o mesmo cuidado com o interior do carro, que estava praticamente sem disfarces. A cabine mostra uma mescla de acabamentos de couro e alumínio, enquanto a segunda fileira de bancos ficou visivelmente mais espaçosa. Segundo a mídia sul-coreana, o desenho no couro dos bancos dianteiros seria uma alusão à assinatura luminosa da dianteira do novo Santa Fe.
Ainda é muito cedo para falar a respeito das opções de motorização da quinta geração do SUV, mas foi muito ventilado na Coréia do Sul que um dos problemas que o Santa Fe vem enfrentando em sua terra natal é a falta de opções eletrificadas, sejam elas híbridas convencionais ou plugáveis. Então é possível que a Hyundai tenha uma atenção especial ao tema.
Fonte: Jungyoung Teak TV via The Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Santa Fe chegará à Argentina; minivan exótica está em estudos
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Hyundai Santa Fe e Kia Sorento a gasolina sairão de linha em 2025
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Novo Hyundai Santa Fe: versão híbrida tem 235 cv e faz 15,6 km/l
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Hyundai Santa Fe 2024 cresce e tem até desinfetante no porta-luvas