Donos de veículos das marcas Hyundai e Kia estão enfrentando grave onda de roubos e arrombamentos nos Estados Unidos. Conforme relata a imprensa do país, as ações criminosas tem relação direta com desafio virtual lançado recentemente no TikTok, onde usuários postam vídeos, incentivam e ensinam como praticar os delitos. O mais curioso é que os furtos são praticados com o auxílio de um cabo USB.

A nova trend atende pelo nome de "Kia Challenge" ou "Kia Boys", embora veículos da Hyundai também sejam alvos. Nos vídeos, os ladrões aparecem em ação levantando a tampa da coluna atrás do volante e, com ajuda do cabo, conseguem fazer ligações em um circuito específico para dar partida no carro e fugir. A maioria dos infratores têm em média entre 14 e 17 anos e cometem os crimes como parte do desafio.

2018 Kia Rio: First Drive

De acordo com a agência de notícias Automotive News, os veículos afetados supostamente não têm imobilizador eletrônico do motor, o que torna possível conectar o cabo a um determinado ponto e dar partida sem precisar da chave. A lista inclui especialmente veículos Kia a partir do ano-modelo 2011 e carros da Hyundai a partir do ano-modelo 2015. Depois de roubados, os veículos são usados para realizar vandalismo e rachas.

Em alguns estados norte-americanos, com Wisconsin, os roubos de veículos Hyundai e Kia aumentaram 2.644% em relação ao ano anterior. Só na cidade de Milwaukee, são pelo menos 20 modelos roubados todos os dias desde setembro de 2021. Situação semelhante também é verificada no Texas, Ohio e Flórida. A polícia alerta os proprietários e distribui travas para serem instaladas no volante, de modo a evitar os ataques.

Santa Fe

Em nota, Hyundai e Kia se mostraram preocupadas com o problema e garantiram que todos os veículos novos do grupo vendidos nos EUA contam com imobilizadores como item padrão. Ou seja, estão teoricamente imunes aos furtos. Já clientes com dúvidas sobre seu veículo devem entrar em contato diretamente com a empresa.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com