Julho marcou um momento pouco comum no mercado brasileiro. Com 48,42% dos 169.093 automóveis e comerciais leves emplacados, o varejo ficou atrás das vendas diretas. A Fiat, com 17,39% de participação, repetiu a liderança de junho, com Chevrolet (16,94%) e Toyota (15,66%) completando o pódio e Volkswagen (11,60%) e Hyundai (10,30%) logo na sequência.
Nº 1 entre os automóveis em maio e sexto no mês seguinte, o Chevrolet Onix (5.253) retornou ao topo com quase 60% de seus registros na modalidade. Líder em junho, o Hyundai Creta (4.682) foi o 2º, mantendo pelo 4º mês consecutivo a liderança entre os SUVs, segmento que ainda teve a presença do Chevrolet Tracker (3.704) no pódio.
Atrás do Renault Kwid (3.517) – único veículo de entrada entre os dez primeiros -, o Onix Plus (3.250) repetiu a liderança entre os sedãs e assegurou três representantes da Chevrolet no top 5. Bem próximos do modelo da GM, Fiat Pulse (3.237) e Toyota Corolla Cross (3.150) vieram na sequência. Oitavo, o Hyundai HB20 (2.957) teve mais de 60% de seus emplacamentos nas vendas diretas.
Único Volkswagen no top 10, o Nivus (2.680) ficou muito perto do Toyota Corolla (2.697). Campeão geral no mês passado, o Gol (2.228) foi o 12º com menos de 19% de registros. Modelo mais vendido da Peugeot, o 208 (146) concentrou mais de 95% de seus emplacamentos fora do varejo. Destaque novamente para a BMW, desta vez com quatro modelos no top 50: X1 (366), 320i (244), X3 (169) e X5 (142) – é a 4ª vez seguida em que a alemã emplaca pelo menos 3 representantes.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUL.22 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.253 |
59,44% |
8.837 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.682 |
91,36% |
5.125 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
3.704 |
61,75% |
5.998 |
4º |
RENAULT KWID |
3.517 |
78,35% |
4.489 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.250 |
39,95% |
8.135 |
6º |
FIAT PULSE |
3.237 |
61,08% |
5.300 |
7º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.150 |
87,16% |
3.614 |
8º |
HYUNDAI HB20 |
2.957 |
36,26% |
8.156 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
2.697 |
66,84% |
4.035 |
10º |
VW NIVUS |
2.680 |
89,48% |
2.995 |
11º |
VW T-CROSS |
2.408 |
68,12% |
3.535 |
12º |
VW GOL |
2.228 |
18,68% |
11.925 |
13º |
FIAT MOBI |
2.179 |
62,38% |
3.493 |
14º |
HONDA CITY |
2.048 |
87,45% |
2.342 |
15º |
FIAT ARGO |
2.022 |
33,13% |
6.103 |
16º |
NISSAN KICKS |
2.017 |
38,63% |
5.221 |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.876 |
84,96% |
2.208 |
18º |
HONDA CITY HATCH |
1.456 |
90,49% |
1.609 |
19º |
JEEP COMPASS |
1.225 |
27,83% |
4.402 |
20º |
TOYOTA SW4 |
1.179 |
92,76% |
1.271 |
21º |
JEEP RENEGADE |
987 |
23,15% |
4.264 |
22º |
VW TAOS |
960 |
85,79% |
1.119 |
23º |
RENAULT DUSTER |
899 |
44,09% |
2.039 |
24º |
FIAT CRONOS |
804 |
21,00% |
3.829 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
752 |
55,70% |
1.350 |
26º |
HYUNDAI HB20S |
733 |
76,51% |
958 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
652 |
87,99% |
741 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
651 |
97,89% |
665 |
29º |
RENAULT LOGAN |
637 |
47,79% |
1.333 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
535 |
51,00% |
1.049 |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
468 |
84,17% |
556 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
386 |
30,49% |
1.266 |
33º |
JEEP COMMANDER |
367 |
24,75% |
1.483 |
34º |
BMW X1 |
366 |
90,15% |
406 |
35º |
NISSAN VERSA |
338 |
99,71% |
339 |
36º |
VW VIRTUS |
317 |
83,20% |
381 |
37º |
RENAULT SANDERO |
281 |
31,33% |
897 |
38º |
BMW 320i |
244 |
87,46% |
279 |
39º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
198 |
62,86% |
315 |
40º |
VW POLO |
176 |
99,44% |
177 |
41º |
BMW X3 |
169 |
98,26% |
172 |
42º |
KIA SPORTAGE |
159 |
97,55% |
163 |
43º |
CHEVROLET EQUINOX |
151 |
93,79% |
161 |
44º |
PEUGEOT 208 |
146 |
5,21% |
2.803 |
45º |
LAND ROVER DISCOVERY |
145 |
97,32% |
149 |
46º |
BMW X5 |
142 |
97,93% |
145 |
47º |
TOYOTA RAV4 |
127 |
96,95% |
131 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
126 |
70,00% |
180 |
49º |
FORD BRONCO |
123 |
75,93% |
162 |
50º |
VW JETTA |
98 |
92,45% |
106 |
Já entre os comerciais leves, a Fiat Strada (3.883) repetiu a posição de honra de junho com boa vantagem sobre a Toyota Hilux (3.035). Se ameaças pelo 3º lugar, a Fiat Toro (1.536) registrou mais do que o dobro da Mitsubishi L200 (749), 4ª. Com fraco desempenho nos meses anteriores, a Volkswagen Amarok (520) reagiu e assegurou presença no top 5.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUL.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.883 |
35,63% |
10.897 |
2º |
TOYOTA HILUX |
3.035 |
73,63% |
4.122 |
3º |
FIAT TORO |
1.536 |
35,45% |
4.333 |
4º |
MITSUBISHI L200 |
749 |
41,75% |
1.794 |
5º |
VW AMAROK |
520 |
81,76% |
636 |
6º |
FIAT FIORINO |
490 |
32,07% |
1.528 |
7º |
CHEVROLET S10 |
460 |
20,64% |
2.229 |
8º |
FORD RANGER |
421 |
64,47% |
653 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
357 |
48,05% |
743 |
10º |
KIA K2500 |
253 |
99,61% |
254 |
11º |
RENAULT MASTER |
226 |
24,02% |
941 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
205 |
14,99% |
1.368 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
179 |
79,56% |
225 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
147 |
79,46% |
185 |
15º |
CITROËN JUMPY |
132 |
80,00% |
165 |
16º |
FORD MAVERICK |
112 |
61,20% |
183 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
112 |
99,12% |
113 |
18º |
IVECO DAILY |
106 |
100,00% |
106 |
19º |
FORD TRANSIT |
93 |
57,41% |
162 |
20º |
VW SAVEIRO |
80 |
4,57% |
1.751 |
21º |
EFFA V21 |
74 |
100,00% |
74 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
62 |
100,00% |
62 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
60 |
100,00% |
60 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
33 |
24,26% |
136 |
25º |
FIAT DUCATO |
30 |
55,56% |
54 |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
29 |
100,00% |
29 |
27º |
HYUNDAI HR |
21 |
80,77% |
26 |
28º |
EFFA V22 |
20 |
100,00% |
20 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
11 |
100,00% |
11 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
11 |
91,67% |
12 |
31º |
JAC V260 |
10 |
100,00% |
10 |
32º |
CITROËN JUMPER |
8 |
61,54% |
13 |
33º |
PEUGEOT BOXER |
8 |
61,54% |
13 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
7 |
100,00% |
7 |
35º |
BYD T3 |
6 |
100,00% |
6 |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
6 |
100,00% |
6 |
37º |
CHEVROLET SILVERADO |
5 |
100,00% |
5 |
38º |
RAM 3500 |
5 |
1,87% |
267 |
39º |
KIA UK2500 |
4 |
100,00% |
4 |
40º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
RAM 1500 |
2 |
0,95% |
210 |
43º |
FORD PAMPA |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
HAFEI START PICK-UP |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
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