O ambicioso plano de eletrificação da Ford deverá dar atenção especial ao segmento de picapes, formando gama completa de caminhonetes EV. Prova disso vem de registros recentes, que confirmam o desejo da marca de criar versões elétricas para os modelos Ranger e Maverick exatamente como já acontece com a grandalhona F-150. 

Na Europa, a Ford solicitou a reserva do uso comercial dos batismos "Ranger Lightning" e "Maverick Lightning", acompanhando a mesmo nomenclatura adotada pela F-150 puramente elétrica vendida na América do Norte. É indicativo claro de que, internamente, a marca já trabalha no desenvolvimento das novas variantes.

Galeria: Ford Ranger 2022

Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas não é de hoje que a Ford solta pistas sobre o que planeja para o segmento. Meses atrás, o próprio CEO Jim Farley confirmou que há planos bastante avançados nesse sentido. "Já estamos trabalhando em outra picape elétrica que será diferente da F-150 Lightning", revelou.

Ao que tudo indica, o projeto da Ranger Lightning é o mais avançado. Não por acaso, a Ford desenvolveu a nova geração já preparada para eletrificação e dará o primeiro passo nesse sentido com o lançamento de uma variante híbrida. A estreia acontecerá em 2024 e servirá para preparar o terreno para a versão puramente elétrica, que chegará na sequência em 2025. Posteriormente, será a vez da Maverick Lightning.

Ford Ranger Wildtrak 2022 - Caçamba

A produção será concentrada na fábrica da Ford no Michigan, EUA, enquanto as plantas da África do Sul e da Argentina produzirão a Ranger em versões tradicionais - e, provavelmente, híbrida. A Volkswagen Amarok, que nesta nova geração adota a mesma base da Ranger, também poderá seguir pelo mesmo caminho e ganhar inédita variante elétrica.

A Toyota também já sinalizou entrada no segmento e apresentou recentemente protótipo de picape EV

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com