As vendas de veículos novos completaram três meses consecutivos em queda no maior mercado mundial. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes, em maio foram comercializadas 1,862 milhão de unidades na China, 12,5% a menos do que há um ano. O acumulado, de 9,555 milhões de unidades, é 12,1% pior do que o registrado em 2021.
No ranking de montadoras, a Volkswagen (172.527) retomou a posição de honra perdida em abril, mas com vantagem bem menor do que há um ano. Atrás da Toyota (141.688), a BYD (113.903), com um crescimento superior a 150% sobre o ano passado, completou o pódio com seu recorde de vendas exatamente um mês após conquistar uma inédita liderança.
Além da BYD, outras quatro marcas locais marcaram presença entre as dez primeiras: Changan (67.080), Geely (62.002), Chery (59.739) e Wuling (59.268), estas duas últimas com altas superiores a 20%. Com enorme vantagem sobre suas rivais tradicionais (Audi e Mercedes), a BMW (62.567) foi a 6ª colocada. Destaque negativo, a Nissan (53.032) perdeu 1/3 de seus compradores.
POS. | MARCA | MAI.22 | % PART. 2022 | MAI.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | VW | 172.527 | 9,3% | 202.704 | 9,5% | -14,9% |
2º | TOYOTA | 141.688 | 7,6% | 136.552 | 6,4% | 3,8% |
3º | BYD | 113.903 | 6,1% | 45.176 | 2,1% | 152,1% |
4º | HONDA | 82.058 | 4,4% | 113.789 | 5,3% | -27,9% |
5º | CHANGAN | 67.080 | 3,6% | 93.931 | 4,4% | -28,6% |
6º | BMW | 62.567 | 3,4% | 61.064 | 2,9% | 2,5% |
7º | GEELY | 62.002 | 3,3% | 76.575 | 3,6% | -19,0% |
8º | CHERY | 59.739 | 3,2% | 47.036 | 2,2% | 27,0% |
9º | WULING | 59.268 | 3,2% | 48.057 | 2,3% | 23,3% |
10º | NISSAN | 53.032 | 2,8% | 80.820 | 3,8% | -34,4% |
11º | BUICK | 50.990 | 2,7% | 46.767 | 2,2% | 9,0% |
12º | AUDI | 50.624 | 2,7% | 54.788 | 2,6% | -7,6% |
13º | GAC | 49.292 | 2,6% | 34.938 | 1,6% | 41,1% |
14º | MERCEDES-BENZ | 42.770 | 2,3% | 53.298 | 2,5% | -19,8% |
15º | HAVAL | 41.748 | 2,2% | 53.849 | 2,5% | -22,5% |
16º | MG | 39.713 | 2,1% | - | - | - |
17º | TESLA | 32.165 | 1,7% | - | - | - |
18º | DONGFENG | 31.197 | 1,7% | 27.108 | 1,3% | 15,1% |
19º | HONGQI | 25.020 | 1,3% | - | - | - |
20º | ROEWE | 24.968 | 1,3% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.862.000 | 100,0% | 2.128.000 | 100,0% | -12,5% | |
ACUMULADO | 9.555.000 | 100,0% | 10.875.000 | 100,0% | -12,1% |
Na disputa entre os modelos, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (34.037) chegou à sua 3ª liderança consecutiva, seguindo como o 2º mais vendido no acumulado. Preferido em 2022, o Nissan Sylphy (33.030) – nomenclatura local do Sentra – seguiu próximo. Em mais um mês com recordes de vendas e de posicionamento, o SUV BYD Song (31.989) completou o pódio.
A BYD ainda viu o sedã Han (23.934) garantir o 4º lugar em seu melhor momento comercial desde o seu lançamento. Com o Toyota Camry (22.426) na sequência, tivemos três sedãs no top 5. Em seu 1º top 10 no mercado chinês, o BMW Série 5 L foi o preferido por 19.735 consumidores. Com retração de quase 65% nos últimos doze meses, o Corolla (10.300) foi apenas o 44º - arquirrival do Toyota, o Civic sequer apareceu entre os 50 primeiros.
POS. | MODELO | MAI.22 | % PART. 2022 | MAI.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | WULING HONGGUANG MINI EV | 34.037 | 1,8% | 26.742 | 1,3% | 27,3% |
2º | NISSAN SYLPHY | 33.030 | 1,8% | 42.072 | 2,0% | -21,5% |
3º | BYD SONG | 31.989 | 1,7% | 13.919 | 0,7% | 129,8% |
4º | BYD HAN* | 23.934 | 1,3% | - | - | - |
5º | TOYOTA CAMRY | 22.426 | 1,2% | 15.057 | 0,7% | 48,9% |
6º | VW BORA* | 22.201 | 1,2% | - | - | - |
7º | HAVAL H6 | 20.088 | 1,1% | 26.059 | 1,2% | -22,9% |
8º | TESLA MODEL Y* | 20.032 | 1,1% | - | - | - |
9º | BMW SÉRIE 5 L | 19.735 | 1,1% | 16.764 | 0,8% | 17,7% |
10º | VW LAVIDA | 18.588 | 1,0% | 35.010 | 1,6% | -46,9% |
11º | VW SAGITAR | 18.322 | 1,0% | 25.730 | 1,2% | -28,8% |
12º | TOYOTA RAV4* | 18.110 | 1,0% | - | - | - |
13º | BYD QIN PLUS* | 17.943 | 1,0% | - | - | - |
14º | MG 5* | 17.711 | 1,0% | - | - | - |
15º | WULING HONGGUANG* | 16.994 | 0,9% | - | - | - |
16º | BMW SÉRIE 3 L | 16.523 | 0,9% | 17.643 | 0,8% | -6,3% |
17º | VW PASSAT | 16.391 | 0,9% | 11.258 | 0,5% | 45,6% |
18º | VW SANTANA | 16.220 | 0,9% | 13.701 | 0,6% | 18,4% |
19º | VW MAGOTAN* | 14.184 | 0,8% | - | - | - |
20º | CHANGAN CS75 | 13.797 | 0,7% | 23.047 | 1,1% | -40,1% |
21º | AUDI A4 L* | 13.484 | 0,7% | - | - | - |
22º | GEELY EMGRAND* | 13.351 | 0,7% | - | - | - |
23º | AUDI A6 L* | 13.327 | 0,7% | - | - | - |
24º | TOYOTA WILDLANDER* | 13.211 | 0,7% | - | - | - |
25º | MERCEDES CLASSE C L | 13.191 | 0,7% | 13.100 | 0,6% | 0,7% |
26º | BUICK ENVISION | 12.924 | 0,7% | 10.947 | 0,5% | 18,1% |
27º | TOYOTA LEVIN | 12.921 | 0,7% | 24.013 | 1,1% | -46,2% |
28º | TESLA MODEL 3* | 12.133 | 0,7% | - | - | - |
29º | AUDI Q5 L* | 12.104 | 0,7% | - | - | - |
30º | BUICK VERANO* | 12.045 | 0,6% | - | - | - |
31º | HONDA ACCORD | 11.707 | 0,6% | 15.651 | 0,7% | -25,2% |
32º | CHERY TIGGO 8 | 11.643 | 0,6% | 9.360 | 0,4% | 24,4% |
33º | CHANGAN EADO | 11.637 | 0,6% | 13.172 | 0,6% | -11,7% |
34º | MG ZS* | 11.591 | 0,6% | - | - | - |
35º | BYD YUAN PLUS* | 11.500 | 0,6% | - | - | - |
36º | LI ONE* | 11.496 | 0,6% | - | - | - |
37º | HONGQI HS5* | 11.447 | 0,6% | - | - | - |
38º | BUICK EXCELLE* | 10.969 | 0,6% | - | - | - |
39º | BMW X3 | 10.955 | 0,6% | 12.247 | 0,6% | -10,5% |
40º | GEELY BOYUE | 10.707 | 0,6% | 18.047 | 0,8% | -40,7% |
41º | TOYOTA AVALON* | 10.700 | 0,6% | - | - | - |
42º | GAC AION S* | 10.503 | 0,6% | - | - | - |
43º | GEELY BINYUE | 10.388 | 0,6% | 10.506 | 0,5% | -1,1% |
44º | TOYOTA COROLLA | 10.300 | 0,6% | 29.235 | 1,4% | -64,8% |
45º | HONDA CR-V | 10.018 | 0,5% | 9.470 | 0,4% | 5,8% |
46º | VW GOLF* | 9.964 | 0,5% | - | - | - |
47º | JETOUR X70* | 9.960 | 0,5% | - | - | - |
48º | VW THARU* | 9.836 | 0,5% | - | - | - |
49º | CHERY EQ1* | 9.754 | 0,5% | - | - | - |
50º | HONDA BREEZE* | 9.695 | 0,5% | - | - | - |
Observação: números de maio/21 indisponíveis para os modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog