Fiat Fastback 2023: confirmado o nome do SUV-cupê que chega no 2º semestre
Ficará acima do Pulse na linha da marca e deve ter motores 1.0 e 1.3 turbo
Com o Pulse nas lojas há quase um ano, a Fiat começa a falar sobre o seu segundo SUV. Com lançamento previsto para o 2º semestre deste ano, o carro finalmente teve seu nome revelado: Fiat Fastback. É o batismo que foi utilizado pelo conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, mas que na ocasião era feito com base na picape Toro. Será menor do que isso, com medidas mais próximas do Cronos, mas mantendo o visual de SUV-cupê.
A chegada do Fiat Fastback neste ano já havia sido confirmada diversas vezes pela fabricante e o carro está em testes há um bom tempo. Começou rodando com a carroceria do Cronos, depois adotando seu corpo definitivo. A Fiat diz que o Fastback “trará a essência do design italiano feito no Brasil, com linhas e formas que esbanjam esportividade de elegância.” E sim, será um SUV-cupê, como mostra a silhueta que aparece no teaser acima.
Conhecido internamente como Projeto 376, o Fastback será produzido com a plataforma MLA do Pulse, uma evolução da arquitetura MP1 de Argo e Cronos. As atualizações foram feitas para aumentar a segurança, conforto e robustez, além de aumentar a compatibilidade com sistemas eletrônicos de assistência à condução.
Por ser um modelo acima do Pulse, contará com os mesmos equipamentos que o modelo menor, como freio de estacionamento eletrônico (exclusivo da novidade), start-stop, alerta de saída de faixa e alerta de colisão. Manterá a conectividade que a Fiat tem colocado em seus últimos lançamentos, trazendo o painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia com tela de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e o sistema ConnectMe, permitindo usar um aplicativo no celular para ligar o motor ou travar as portas.
Uma de suas diferenças será a motorização. Nada de motores aspirados, pois o Fastback partirá direto para o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm nas versões mais baratas, combinado ao câmbio CVT de 7 marchas simuladas, enquanto as mais caras trarão o 1.3 turbo de 175 cv e 27,5 kgfm, neste caso com uma transmissão automática de 6 posições.
Por seu posicionamento, o Fiat Fastback deve ter um preço inicial perto de R$ 120 mil, o que o também deixaria abaixo do Jeep Renegade dentro da linha da Stellantis. Rumores apontam que o lançamento comercial estaria marcado para setembro, mas a fabricante diz apenas que está previsto para o 2º semestre deste ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Picapes lideram em 21 estados: confira mais vendidos em novembro
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto