A Fiat vive um bom momento no mercado brasileiro, mesmo com a crise dos semicondutores atrapalhando parte da indústria automotiva. Para se ter ideia, a marca conquistou a liderança no país no primeiro semestre ao emplacar a picapinha Strada como o modelo mais vendido no Brasil, com o Argo e Mobi acumulando também bons números de vendas. Para celebrar essa fase, a marca confirmou o lançamento de um novo SUV para 2022.

Estamos falando do SUV-cupê com visual da picape Toro, que foi destaque no Salão do Automóvel de 2018 em São Paulo. Conhecido como Projeto 376, o novo SUV será o próximo grande lançamento da fabricante depois do Pulse, que deve começar a ser vendido a partir de setembro deste ano. O novo SUV-cupê ficará posicionado acima do Pulse, à exemplo do que ocorre entre VW Nivus e T-Cross, mas com o utilitário da Fiat ostentando desenho bem mais ousado que o T-Cross.

Galeria: Fiat Projeto 376 (SUV cupê) - Flagra

Voltando ao Projeto 376, é esperado que seu visual beba bastante na fonte do conceito Fastback que, apesar dos traços bastante futuristas, parece ter uma carroceria com desenho bem próximo de um modelo de produção. Lembra da Toro? Boa parte das linhas do seu conceito foram aproveitadas na versão final da picape monobloco. Mas vale lembrar que o porte do novo SUV-cupê da Fiat será menor que o do protótipo Fastback (com tamanho próximo da Toro), pois sua plataforma será derivada do Argo.

O novo modelo teve flagras no exterior, com direito a unidades rodando na neve na Suécia. Mas aparentemente as unidades vistas naquele país se tratavam de mulas (sem a carroceria no formato definitivo) feitas sobre o Cronos por conta do terceiro volume pronunciado. Além de ser visto rodando na Europa, o modelo foi fotografado também rodando no Brasil - as imagens são dos nossos colegas do Overboost BR.

Galeria: Fiat Fastback (Projeto 376) - Flagras

Tudo indica que será baseado na recém-lançada plataforma MLA que, de acordo com a Fiat, foi projetada para aumentar os níveis de performance, robustez, segurança e conforto, além de ampliar a compatibilidade com novos sistemas eletrônicos.

Comparado ao Fiat Pulse, o novo Projeto 376 será um pouco maior e tem chances de contar com distância entre-eixos maior do que os atuais 2,52 metros do Pulse – um dos pontos mais criticados do modelo. A expectativa de se esticar a seção central do SUV-cupê se dá devido ao aumento no balanço traseiro, deixando o modelo também com melhores proporções afim de um desenho mais harmônico.

No quesito motorização, a novidade estará bem servida. Isso porque devem ser adotados os novos motores 1.0 e 1.3 turbo, com potência de 120 cv e 185 cv, respectivamente. Já o torque fica entre 20 kgfm e 27,5 kgfm, na mesma ordem. O câmbio será sempre automático tipo CVT, que enviará toda a força para as rodas dianteiras.

A expectativa é que o novo SUV-cupê da Fiat seja lançado ainda no 1º semestre de 2022, meses depois do Pulse começar a chegar nas lojas.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com