O departamento de engenharia da General Motors segue trabalhando a todo vapor no desenvolvimento das novas picapes médias do grupo. A Chevrolet Colorado já foi flagrada em testes por diversas vezes e, agora, a irmã GMC Canyon também começa a sair da toca. Ambas serão construídas sobre a mesma plataforma GTM31XX-2 e terão diversos elementos em comum no design.

Na prática, a receita aplicada será a mesma vista atualmente, sendo os dois modelos alinhados técnica e esteticamente. As diferenças serão apenas de personalidade, com características da identidade visual de cada marca no desenho da dianteira. A Canyon terá grade própria e elementos inspirados na irmã maior Sierra, enquanto a Colorado se aproximará da Silverado. Nas laterais, porém, o desenho será basicamente o mesmo.

Galeria: Nova GMC Canyon AT4X - Flagra

Neste flagra, a Canyon começa a perder camuflagem e, aos poucos, deixa à mostra as linhas gerais do design. A frente será alta e quadrada, com capô plano e reto, além de contar com grade ampla e faróis divididos. Nas laterais, destaque para as caixas-de-roda quadradas e apliques plásticos. Na traseira, a lanternas serão posicionadas na vertical em solução conhecida de picapes.

O diferencial, segundo especulações, ficará por conta da tampa da caçamba, que contará com abertura configurável do tipo Multi-Flex. A solução estreou nas grandalhonas Silverado e Sierra e proporciona diferentes modos de abertura, desde apenas a parte superior até a peça inteira.

 

Para o Brasil, o que interessa é que nossa próxima S10 também será fruto deste projeto, se alinhando especialmente com a Colorado. Atualmente, ambas até são construídas sobre a mesma plataforma (arquitetura GMT31XX), mas carregam diversas particularidades. Com o novo projeto, a maior parte dessas diferenças será eliminada e as picapes ficarão ainda mais próximas, otimizando operações e reduzindo custos de desenvolvimento.

Nova GMC Canyon AT4X - Flagra

A base atual será profundamente atualizada e passará a se chamar GTM31XX-2. Contará com a nova arquitetura elétrica Global B da General Motors e passará a suportar uma série de dispositivos de segurança ativa, além dos mais recentes recursos de assistência à condução (incluindo o sistema semi-autônomo GM Super Cruise). Permitirá ainda atualizações over-the-air (OTA) para recursos adicionais, atualizações de software e correções futuras.

Nova GMC Canyon AT4X - Teaser
Nova GMC Canyon AT4X - Teaser

No Brasil, a Chevrolet já anunciou investimento de mais de R$ 5 bilhões para produzir a nova geração da S10 em São José dos Campos (SP) ao lado do SUV Trailblazer, que também será renovado. O lançamento nacional deverá acontecer em 2023. Já nos Estados Unidos, as novas Colorado e Canyon serão reveladas ainda neste ano, provavelmente em outubro. A produção por lá seguirá concentrada na fábrica de Wentzville, no Missouri.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com