Depois de aproximadamente 10 anos de mercado, a atual geração da Chevrolet S10 caminha para ser substituída por um modelo completamente novo. O projeto da nova picape já está em fase avançada de desenvolvimento e terá como grande novidade a transformação de S10 e Colorado (vendida na América do Norte) em um modelo verdadeiramente unificado. Segundo o site GM Authority, a estreia acontecerá em outubro, nos Estados Unidos.

Atualmente, S10 e Colorado até são construídas sobre a mesma plataforma GMT31XX, mas carregam muitas diferenças entre si. A versão americana, por exemplo, tem visual mais robusto, motores próprios e interior único, além de lista de equipamentos modificada e estilos de carroceria diferenciados que não são oferecidos na S10. Na prática, tantas particularidades acabam gerando custos extras e trazendo complexidade à cadeia produtiva global da marca.

Galeria: Chevrolet Colorado 2023 - Flagras

É por isso que, para otimizar as operações e reduzir despesas, há grandes chances de a General Motors unificar os modelos em torno de uma única picape. Se confirmada a estratégia, as novas caminhonetes continuarão sendo produzidas sobre a mesma plataforma (batizada de GTM31XX-2, ou seja, uma evolução da base atual), mas, mais do que isso, passarão a ter design e diversos componentes unificados. A expectativa é que as diferenças se resumam apenas às necessidades de cada mercado.

É o caso da motorização. Na América do Norte, a nova Colorado aposentará os atuais motores 2.5 aspirado, 3.6 V6 e 2.8 turbodiesel e passará a usar em todas as versões um 2.7 turbo de 4 cilindros a gasolina. O câmbio será automático de 10 marchas. Já no Brasil, a S10 seguirá equipada com motor 2.8 turbodiesel, acompanhando a preferência dos consumidores da categoria por propulsores do tipo.

Chevrolet Colorado/S10
Chevrolet Colorado/S10

Por aqui, a nova geração da S10 já tem R$ 5 bilhões assegurados para ser produzida em São José dos Campos (SP), ao lado do SUV Trailblazer, que também será renovado. O lançamento nacional deverá acontecer em 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com