Considerado um dos lançamentos mais importantes do calendário da Ford para o ano que vem, o inédito Fusion Active segue ritmo intenso de desenvolvimento. Depois do primeiro flagra captado durante testes na neve, o SUV de porte médio sai da toca para testes de rua e posa para câmera espiãs nos arredores de Dearborn (sede da Ford nos Estados Unidos). O nível da camuflagem foi reduzido e já permite a visualização de mais detalhes.

Na comparação com o primeiro flagra, os painéis falsos instalados na parte traseira foram removidos e as lanternas definitivas parecem já ter sido instaladas. Dessa forma, fica mais fácil observar o desenho real do carro e avaliar o resultado que chegará às ruas, descartando o exagerado balanço traseiro das primeiras imagens. Além disso, os designers de plantão ficam com caminho aberto para a elaboração das primeiras projeções.

Galeria: Ford Fusion Active - Novo flagra

A dianteira ainda continua bastante escondida, mas já é certo que seguirá com fidelidade a nova identidade da Ford. Nesse sentido, terá inspiração em lançamentos recentes como o próprio Fusion/Monde chinês, bem como o crossover Evos e o SUV Equator. Destaque ainda para teto alto e portas amplas, que evidenciam a proposta familiar do modelo. Ainda nas laterais, é possível notar a presença de maçanetas escamoteáveis (marca registrada dos novos Ford).

Do ponto de vista mecânico, o Fusion Active será construído sobre a conhecida plataforma C2, que sustenta desde o Focus europeu até utilitários como a picape Maverick e o SUV Bronco Sport. O modelo já nascerá preparado para eletrificação e certamente contará com versões híbridas no portfólio. O motor 2.0 EcoBoost também marcará presença, sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas. Haverá também tração nas quatro rodas, como já acontece prima picape.

Ford Fusion Active - Novo flagra

O lançamento está programado para 2023 ou, no máximo, 2024. Quando chegar ao mercado, o Fusion Active terá a missão de substituir o Fusion sedã e o crossover Edge, que deve sair de linha no ano que vem. A estreia acontecerá primeiro na América do Norte, mas o alcance comercial do modelo será global.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com