O mercado de veículos usados no Brasil continua sem apresentar qualquer reação. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, em abril foram comercializados 573.940 automóveis e 101.388 comerciais leves – totalizando 675.328 unidades -, 17,76% a menos do que no mesmo período de 2021. Este foi o 8º mês consecutivo com resultados negativos. Em relação a março (782.410), a queda foi de 13,7%.

Segundo a entidade, quase 11% deste total foram de modelos com até três anos de fabricação. No 1º quadrimestre, as 2.678.836 unidades vendidas já representam uma retração de 23% frente ao ano passado. Entre as montadoras, a Volkswagen manteve a liderança com 20,23% de participação, com Chevrolet (19,50%) e Fiat (19,18%) em disputa apertada pelo 2º lugar. Ford (9,43%) e Renault (5,24%) vieram em seguida, com a Toyota (5,13%) novamente na cola da francesa.

Volkswagen Gol
Fiat Palio EL 1996
Fiat Uno Attractive
Chevrolet Celta

Entre os automóveis, o Volkswagen Gol (50.770) se manteve bem à frente dos rivais, mas viu diminuir em aproximadamente 5 mil unidades a sua vantagem de 2021 em relação ao Fiat Palio (30.278), este último mais uma vez sob forte ameaça do Fiat Uno (29.233). Separados por menos de 500 unidades, Celta (18.262) e Onix (17.772) mantiveram a Chevrolet no top 5. Único sedã no top 10, o Toyota Corolla (15.193) ficou menos de 400 unidades atrás do VW Fox (15.553).

Repetindo as mesmas posições de março, Ford Ka (14.843), Chevrolet Corsa (14.138) e Ford Fiesta (13.517) completaram o top 10. Único entre os 20 primeiros a recuar menos de 10% no período, o Hyundai HB20 (13.128) por muito pouco não figurou no pelotão de cima. 17º, o EcoSport (9.117) seguiu confortavelmente no topo entre os SUVs.

Novamente como o adversário mais próximo do Ford, o Jeep Renegade (5.682) foi um dos dois modelos do top 50 a crescer em relação a 2021 – o outro, curiosamente, também foi um Jeep: o Compass (4.936), que avançou quase 24%. 29º, o Honda HR-V (4.392) teve a menor queda na lista (-4,7%). Nenhum modelo, no entanto, chegou a superar os 30% de retração.

POS. 

MODELO 

ABR.22 

ABR.21 

% 2022/2021 

1º 

VW GOL 

50.770 

63.408 

-19,93% 

2º 

FIAT PALIO 

30.278 

38.273 

-20,89% 

3º 

FIAT UNO 

29.233 

36.339 

-19,55% 

4º 

CHEVROLET CELTA 

18.262 

22.652 

-19,38% 

5º 

CHEVROLET ONIX 

17.772 

20.186 

-11,96% 

6º 

VW FOX 

15.553 

19.493 

-20,21% 

7º 

TOYOTA COROLLA 

15.193 

19.028 

-20,15% 

8º 

FORD KA 

14.843 

18.154 

-18,24% 

9º 

CHEVROLET CORSA 

14.138 

17.037 

-17,02% 

10º 

FORD FIESTA 

13.517 

17.401 

-22,32% 

11º 

HYUNDAI HB20 

13.128 

14.547 

-9,75% 

12º 

FIAT SIENA 

12.584 

16.627 

-24,32% 

13º 

HONDA CIVIC 

11.156 

14.223 

-21,56% 

14º 

CHEVROLET CLASSIC 

11.126 

13.926 

-20,11% 

15º 

RENAULT SANDERO 

10.720 

13.194 

-18,75% 

16º 

CHEVROLET PRISMA 

9.496 

11.908 

-20,26% 

17º 

FORD ECOSPORT 

9.117 

11.692 

-22,02% 

18º 

VW VOYAGE 

8.889 

11.593 

-23,32% 

19º 

HONDA FIT 

7.878 

9.426 

-16,42% 

20º 

VW POLO 

5.848 

6.309 

-7,31% 

21º 

JEEP RENEGADE 

5.682 

5.222 

8,81% 

22º 

CITROËN C3 

5.058 

6.552 

-22,80% 

23º 

JEEP COMPASS 

4.936 

3.985 

23,86% 

24º 

VW GOLF 

4.711 

6.367 

-26,01% 

25º 

HYUNDAI HB20S 

4.644 

5.197 

-10,64% 

26º 

RENAULT DUSTER 

4.497 

5.482 

-17,97% 

27º 

RENAULT LOGAN 

4.497 

5.518 

-18,50% 

28º 

VW FUSCA 

4.398 

5.026 

-12,50% 

29º 

HONDA HR-V 

4.392 

4.610 

-4,73% 

30º 

FIAT WEEKEND 

4.092 

5.216 

-21,55% 

31º 

RENAULT CLIO 

4.052 

4.993 

-18,85% 

32º 

CHEVROLET VECTRA 

4.043 

5.238 

-22,81% 

33º 

CHEVROLET ASTRA 

4.015 

4.881 

-17,74% 

34º 

RENAULT KWID 

3.816 

- 

35º 

HONDA CITY 

3.681 

4.351 

-15,40% 

36º 

CHEVROLET COBALT 

3.641 

4.708 

-22,66% 

37º 

FORD FIESTA SEDAN 

3.633 

4.575 

-20,59% 

38º 

VW PARATI 

3.633 

4.319 

-15,88% 

39º 

CHEVROLET CRUZE SEDAN 

3.493 

4.369 

-20,05% 

40º 

FIAT PUNTO 

3.493 

4.866 

-28,22% 

41º 

VW UP 

3.470 

4.610 

-24,73% 

42º 

FIAT ARGO 

3.425 

- 

43º 

FIAT MOBI 

3.399 

- 

44º 

FORD FOCUS 

3.224 

4.203 

-23,29% 

45º 

HYUNDAI TUCSON 

3.169 

3.566 

-11,13% 

46º 

CHEVROLET SPIN 

3.111 

3.611 

-13,85% 

47º 

HYUNDAI CRETA 

2.960 

- 

48º 

FIAT IDEA 

2.922 

3.608 

-19,01% 

49º 

CHEVROLET TRACKER 

2.823 

- 

50º 

CHEVROLET AGILE 

2.775 

3.598 

-22,87% 

... 

... 

     

TOTAL AUTOS - 2022 

573.940 

TOTAL AUTOS - 2021 

694.851 

VARIAÇÃO % 

-17,40% 

Fiat Strada Adventure CD
Volkswagen Saveiro 2022

Já entre os comerciais, a vantagem da Fiat Strada em relação à Volkswagen Saveiro caiu um pouco em relação a março (20.207 x 13.968). A Chevrolet S10 completou o pódio com quase 2 mil unidades à frente da rival Toyota Hilux (10.200 x 8.316). Além da Fiat Toro (5.987), 5ª, apenas a Fiat Ducato (1.240) e a Renault Master (1.169) tiveram resultados melhores do que há um ano no top 20.

POS. 

MODELO 

ABR.22 

ABR.21 

% 2022/2021 

1º 

FIAT STRADA 

20.207 

24.947 

-19,00% 

2º 

VW SAVEIRO 

13.968 

18.538 

-24,65% 

3º 

CHEVROLET S10 

10.200 

13.343 

-23,56% 

4º 

TOYOTA HILUX 

8.316 

10.558 

-21,24% 

5º 

FIAT TORO 

5.987 

5.882 

1,79% 

6º 

CHEVROLET MONTANA 

5.741 

7.509 

-23,55% 

7º 

FORD RANGER 

4.705 

6.184 

-23,92% 

8º 

FIAT FIORINO 

4.087 

4.853 

-15,78% 

9º 

VW KOMBI 

3.623 

4.116 

-11,98% 

10º 

MITSUBISHI L200 

3.336 

4.472 

-25,40% 

11º 

VW AMAROK  

2.910 

3.694 

-21,22% 

12º 

NISSAN FRONTIER 

1.980 

2.750 

-28,00% 

13º 

FIAT DUCATO 

1.240 

1.208 

2,65% 

14º 

RENAULT MASTER  

1.169 

1.120 

4,38% 

15º 

FORD F1000 

1.167 

1.538 

-24,12% 

16º 

HYUNDAI HR 

1.088 

1.293 

-15,85% 

17º 

FORD PAMPA 

1.071 

1.372 

-21,94% 

18º 

CHEVROLET D20 

1.054 

1.393 

-24,34% 

19º 

RENAULT DUSTER OROCH 

1.017 

1.026 

-0,88% 

20º 

FORD COURIER 

902 

1.118 

-19,32% 

... 

... 

   

... 

TOTAL COMERCIAIS - 2022 

101.388 

TOTAL COMERCIAIS - 2021 

126.307 

VARIAÇÃO % 

-19,73% 

TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2022 

675.328 

TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2021 

821.158 

VARIAÇÃO % 

-17,76% 

Observação: Números do Renault Kwid, Fiat Argo, Fiat Mobi, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker indisponíveis para abril de 2021.

Fonte: Fenabrave


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


A Renault prometeu e cumpriu. A marca francesa apresentou o Kwid E-Tech como o carro 100% elétrico mais barato do Brasil, por R$ 142.990. Com a proposta de ser um citycar para jovens e pessoas interessadas em entrar no mundo elétrico, vai se aproveitar da tradição da Renault no segmento. Em pré-venda com entregas a partir de agosto, tivemos um rápido contato com o Renault Kwid E-Tech dentro de um kartódromo em São Paulo (SP). Rápido, mas que já deu para conhecer o subcompacto elétrico e dar uma volta para entender como ele se comporta e se justifica sua missão e seu preço. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com