O mercado de veículos usados no Brasil continua sem apresentar qualquer reação. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, em abril foram comercializados 573.940 automóveis e 101.388 comerciais leves – totalizando 675.328 unidades -, 17,76% a menos do que no mesmo período de 2021. Este foi o 8º mês consecutivo com resultados negativos. Em relação a março (782.410), a queda foi de 13,7%.
Segundo a entidade, quase 11% deste total foram de modelos com até três anos de fabricação. No 1º quadrimestre, as 2.678.836 unidades vendidas já representam uma retração de 23% frente ao ano passado. Entre as montadoras, a Volkswagen manteve a liderança com 20,23% de participação, com Chevrolet (19,50%) e Fiat (19,18%) em disputa apertada pelo 2º lugar. Ford (9,43%) e Renault (5,24%) vieram em seguida, com a Toyota (5,13%) novamente na cola da francesa.
Entre os automóveis, o Volkswagen Gol (50.770) se manteve bem à frente dos rivais, mas viu diminuir em aproximadamente 5 mil unidades a sua vantagem de 2021 em relação ao Fiat Palio (30.278), este último mais uma vez sob forte ameaça do Fiat Uno (29.233). Separados por menos de 500 unidades, Celta (18.262) e Onix (17.772) mantiveram a Chevrolet no top 5. Único sedã no top 10, o Toyota Corolla (15.193) ficou menos de 400 unidades atrás do VW Fox (15.553).
Repetindo as mesmas posições de março, Ford Ka (14.843), Chevrolet Corsa (14.138) e Ford Fiesta (13.517) completaram o top 10. Único entre os 20 primeiros a recuar menos de 10% no período, o Hyundai HB20 (13.128) por muito pouco não figurou no pelotão de cima. 17º, o EcoSport (9.117) seguiu confortavelmente no topo entre os SUVs.
Novamente como o adversário mais próximo do Ford, o Jeep Renegade (5.682) foi um dos dois modelos do top 50 a crescer em relação a 2021 – o outro, curiosamente, também foi um Jeep: o Compass (4.936), que avançou quase 24%. 29º, o Honda HR-V (4.392) teve a menor queda na lista (-4,7%). Nenhum modelo, no entanto, chegou a superar os 30% de retração.
POS. | MODELO | ABR.22 | ABR.21 | % 2022/2021 |
1º | VW GOL | 50.770 | 63.408 | -19,93% |
2º | FIAT PALIO | 30.278 | 38.273 | -20,89% |
3º | FIAT UNO | 29.233 | 36.339 | -19,55% |
4º | CHEVROLET CELTA | 18.262 | 22.652 | -19,38% |
5º | CHEVROLET ONIX | 17.772 | 20.186 | -11,96% |
6º | VW FOX | 15.553 | 19.493 | -20,21% |
7º | TOYOTA COROLLA | 15.193 | 19.028 | -20,15% |
8º | FORD KA | 14.843 | 18.154 | -18,24% |
9º | CHEVROLET CORSA | 14.138 | 17.037 | -17,02% |
10º | FORD FIESTA | 13.517 | 17.401 | -22,32% |
11º | HYUNDAI HB20 | 13.128 | 14.547 | -9,75% |
12º | FIAT SIENA | 12.584 | 16.627 | -24,32% |
13º | HONDA CIVIC | 11.156 | 14.223 | -21,56% |
14º | CHEVROLET CLASSIC | 11.126 | 13.926 | -20,11% |
15º | RENAULT SANDERO | 10.720 | 13.194 | -18,75% |
16º | CHEVROLET PRISMA | 9.496 | 11.908 | -20,26% |
17º | FORD ECOSPORT | 9.117 | 11.692 | -22,02% |
18º | VW VOYAGE | 8.889 | 11.593 | -23,32% |
19º | HONDA FIT | 7.878 | 9.426 | -16,42% |
20º | VW POLO | 5.848 | 6.309 | -7,31% |
21º | JEEP RENEGADE | 5.682 | 5.222 | 8,81% |
22º | CITROËN C3 | 5.058 | 6.552 | -22,80% |
23º | JEEP COMPASS | 4.936 | 3.985 | 23,86% |
24º | VW GOLF | 4.711 | 6.367 | -26,01% |
25º | HYUNDAI HB20S | 4.644 | 5.197 | -10,64% |
26º | RENAULT DUSTER | 4.497 | 5.482 | -17,97% |
27º | RENAULT LOGAN | 4.497 | 5.518 | -18,50% |
28º | VW FUSCA | 4.398 | 5.026 | -12,50% |
29º | HONDA HR-V | 4.392 | 4.610 | -4,73% |
30º | FIAT WEEKEND | 4.092 | 5.216 | -21,55% |
31º | RENAULT CLIO | 4.052 | 4.993 | -18,85% |
32º | CHEVROLET VECTRA | 4.043 | 5.238 | -22,81% |
33º | CHEVROLET ASTRA | 4.015 | 4.881 | -17,74% |
34º | RENAULT KWID | 3.816 | - | - |
35º | HONDA CITY | 3.681 | 4.351 | -15,40% |
36º | CHEVROLET COBALT | 3.641 | 4.708 | -22,66% |
37º | FORD FIESTA SEDAN | 3.633 | 4.575 | -20,59% |
38º | VW PARATI | 3.633 | 4.319 | -15,88% |
39º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 3.493 | 4.369 | -20,05% |
40º | FIAT PUNTO | 3.493 | 4.866 | -28,22% |
41º | VW UP | 3.470 | 4.610 | -24,73% |
42º | FIAT ARGO | 3.425 | - | - |
43º | FIAT MOBI | 3.399 | - | - |
44º | FORD FOCUS | 3.224 | 4.203 | -23,29% |
45º | HYUNDAI TUCSON | 3.169 | 3.566 | -11,13% |
46º | CHEVROLET SPIN | 3.111 | 3.611 | -13,85% |
47º | HYUNDAI CRETA | 2.960 | - | - |
48º | FIAT IDEA | 2.922 | 3.608 | -19,01% |
49º | CHEVROLET TRACKER | 2.823 | - | - |
50º | CHEVROLET AGILE | 2.775 | 3.598 | -22,87% |
... | ... | |||
TOTAL AUTOS - 2022 | 573.940 | |||
TOTAL AUTOS - 2021 | 694.851 | |||
VARIAÇÃO % | -17,40% |
Já entre os comerciais, a vantagem da Fiat Strada em relação à Volkswagen Saveiro caiu um pouco em relação a março (20.207 x 13.968). A Chevrolet S10 completou o pódio com quase 2 mil unidades à frente da rival Toyota Hilux (10.200 x 8.316). Além da Fiat Toro (5.987), 5ª, apenas a Fiat Ducato (1.240) e a Renault Master (1.169) tiveram resultados melhores do que há um ano no top 20.
POS. | MODELO | ABR.22 | ABR.21 | % 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 20.207 | 24.947 | -19,00% |
2º | VW SAVEIRO | 13.968 | 18.538 | -24,65% |
3º | CHEVROLET S10 | 10.200 | 13.343 | -23,56% |
4º | TOYOTA HILUX | 8.316 | 10.558 | -21,24% |
5º | FIAT TORO | 5.987 | 5.882 | 1,79% |
6º | CHEVROLET MONTANA | 5.741 | 7.509 | -23,55% |
7º | FORD RANGER | 4.705 | 6.184 | -23,92% |
8º | FIAT FIORINO | 4.087 | 4.853 | -15,78% |
9º | VW KOMBI | 3.623 | 4.116 | -11,98% |
10º | MITSUBISHI L200 | 3.336 | 4.472 | -25,40% |
11º | VW AMAROK | 2.910 | 3.694 | -21,22% |
12º | NISSAN FRONTIER | 1.980 | 2.750 | -28,00% |
13º | FIAT DUCATO | 1.240 | 1.208 | 2,65% |
14º | RENAULT MASTER | 1.169 | 1.120 | 4,38% |
15º | FORD F1000 | 1.167 | 1.538 | -24,12% |
16º | HYUNDAI HR | 1.088 | 1.293 | -15,85% |
17º | FORD PAMPA | 1.071 | 1.372 | -21,94% |
18º | CHEVROLET D20 | 1.054 | 1.393 | -24,34% |
19º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.017 | 1.026 | -0,88% |
20º | FORD COURIER | 902 | 1.118 | -19,32% |
... | ... | ... | ||
TOTAL COMERCIAIS - 2022 | 101.388 | |||
TOTAL COMERCIAIS - 2021 | 126.307 | |||
VARIAÇÃO % | -19,73% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2022 | 675.328 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2021 | 821.158 |
VARIAÇÃO % | -17,76% |
Observação: Números do Renault Kwid, Fiat Argo, Fiat Mobi, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker indisponíveis para abril de 2021.
Fonte: Fenabrave
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
A Renault prometeu e cumpriu. A marca francesa apresentou o Kwid E-Tech como o carro 100% elétrico mais barato do Brasil, por R$ 142.990. Com a proposta de ser um citycar para jovens e pessoas interessadas em entrar no mundo elétrico, vai se aproveitar da tradição da Renault no segmento. Em pré-venda com entregas a partir de agosto, tivemos um rápido contato com o Renault Kwid E-Tech dentro de um kartódromo em São Paulo (SP). Rápido, mas que já deu para conhecer o subcompacto elétrico e dar uma volta para entender como ele se comporta e se justifica sua missão e seu preço.