Após responder por quase 2/3 de todos os veículos registrados em março, o varejo encerrou o mês de abril com 58,18% dos 136.341 automóveis e comerciais leves emplacados. A Fiat repetiu a liderança do mês anterior, com 18,37% de participação, seguida por Chevrolet (16,39%) e Toyota (15,45%). A Hyundai, com 10,70%, trocou de posição com a Volkswagen (10,28%).
No ranking de automóveis, o Chevrolet Onix (4.612), nº 1 em fevereiro e vice no mês seguinte, retomou a posição de honra com quase 83% de seus emplacamentos na modalidade. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi bastante acirrada, com Hyundai Creta (4.167) e VW T-Cross (4.167) empatados e o Fiat Pulse (3.910) bem próximo dos dois. Líder entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus (3.515) completou o top 5.
Renault Kwid (3.356) em 6º e Fiat Mobi (2.668) em 10º foram os únicos modelos de entrada no top 50. Com o Chevrolet Tracker (3.229) em 7º e o Toyota Corolla Cross (3.101) em 9º - este último presente no top 10 pela 12ª vez seguida -, o segmento de SUVs / crossovers respondeu por metade do pelotão de cima, exatamente o mesmo que já ocorrera em março.
Modelo mais caro entre os vinte primeiros, o Toyota SW4 emplacou quase mil unidades (992). Líder disparada entre as marcas premium no Brasil, a BMW emplacou três modelos na lista: X1 (325) em 31º, 320i (282) em 35º e X3 (123) em 48º. Com apenas uma unidade registrada através de vendas diretas, o Ford Bronco Sport (125) surgiu no ranking na 47ª posição.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | ABR.22 (A) |
1º | CHEVROLET ONIX | 4.612 | 82,74% | 5.574 |
2º | HYUNDAI CRETA | 4.167 | 97,93% | 4.255 |
3º | VW T-CROSS | 4.167 | 91,18% | 4.570 |
4º | FIAT PULSE | 3.910 | 70,83% | 5.520 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.515 | 67,08% | 5.240 |
6º | RENAULT KWID | 3.356 | 87,19% | 3.849 |
7º | CHEVROLET TRACKER | 3.229 | 73,22% | 4.410 |
8º | HYUNDAI HB20 | 3.159 | 48,59% | 6.502 |
9º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.101 | 80,32% | 3.861 |
10º | FIAT MOBI | 2.668 | 45,14% | 5.911 |
11º | TOYOTA COROLLA | 2.479 | 66,48% | 3.729 |
12º | VW NIVUS | 2.299 | 86,95% | 2.644 |
13º | FIAT ARGO | 2.092 | 38,12% | 5.488 |
14º | HONDA CITY | 1.959 | 89,78% | 2.182 |
15º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.863 | 80,16% | 2.324 |
16º | HONDA CITY HATCH | 1.657 | 92,99% | 1.782 |
17º | JEEP RENEGADE | 1.615 | 38,78% | 4.165 |
18º | NISSAN KICKS | 1.478 | 59,77% | 2.473 |
19º | HYUNDAI HB20S | 1.034 | 32,39% | 3.192 |
20º | TOYOTA SW4 | 992 | 86,34% | 1.149 |
21º | JEEP COMPASS | 990 | 20,77% | 4.766 |
22º | RENAULT DUSTER | 892 | 63,49% | 1.405 |
23º | TOYOTA YARIS SEDAN | 883 | 76,12% | 1.160 |
24º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 817 | 95,11% | 859 |
25º | VW GOL | 729 | 87,10% | 837 |
26º | FIAT CRONOS | 614 | 20,18% | 3.043 |
27º | NISSAN VERSA | 558 | 99,64% | 560 |
28º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 523 | 72,94% | 717 |
29º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 523 | 46,91% | 1.115 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 495 | 56,06% | 883 |
31º | BMW X1 | 325 | 90,03% | 361 |
32º | RENAULT SANDERO | 318 | 38,59% | 824 |
33º | VW POLO | 318 | 96,66% | 329 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 310 | 56,99% | 544 |
35º | BMW 320i | 282 | 90,10% | 313 |
36º | PEUGEOT 208 | 244 | 14,06% | 1.736 |
37º | VW VIRTUS | 236 | 54,50% | 433 |
38º | JEEP COMMANDER | 235 | 12,41% | 1.894 |
39º | CHEVROLET SPIN | 233 | 14,46% | 1.611 |
40º | VW TAOS | 217 | 96,44% | 225 |
41º | MITSUBISHI PAJERO | 211 | 94,62% | 223 |
42º | RENAULT CAPTUR | 188 | 59,68% | 315 |
43º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 172 | 92,97% | 185 |
44º | FIAT SIENA | 165 | 80,49% | 205 |
45º | MITSUBISHI OUTLANDER | 137 | 85,09% | 161 |
46º | CITROËN C4 CACTUS | 133 | 23,33% | 570 |
47º | FORD BRONCO | 124 | 99,20% | 125 |
48º | BMW X3 | 123 | 96,09% | 128 |
49º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 123 | 56,68% | 217 |
50º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 118 | 48,56% | 243 |
Já entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.913) emplacou sua 8ª vitória nos últimos nove meses. Separadas por menos de 200 unidades, desta vez a Strada (2.327) levou a melhor sobre a Toro (2.137) numa disputa interna da Fiat pela 2ª posição. Bem longe das três primeiras, a Chevrolet S10 (612) foi a menos dependente do varejo no pelotão de cima (22,4%). Como curiosidade, quase a metade do top 50 teve todas as suas unidades registradas exclusivamente na modalidade.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | ABR.22 (A) |
1º | TOYOTA HILUX | 2.913 | 71,59% | 4.069 |
2º | FIAT STRADA | 2.327 | 29,15% | 7.983 |
3º | FIAT TORO | 2.137 | 41,84% | 5.107 |
4º | CHEVROLET S10 | 612 | 22,37% | 2.736 |
5º | FIAT FIORINO | 585 | 65,88% | 888 |
6º | FORD RANGER | 564 | 50,77% | 1.111 |
7º | MITSUBISHI L200 | 460 | 43,60% | 1.055 |
8º | RENAULT MASTER | 447 | 53,92% | 829 |
9º | NISSAN FRONTIER | 306 | 90,53% | 338 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 253 | 85,19% | 297 |
11º | IVECO DAILY 35-150 | 227 | 77,74% | 292 |
12º | KIA K2500 | 202 | 99,51% | 203 |
13º | PEUGEOT EXPERT | 194 | 78,54% | 247 |
14º | CITROËN JUMPY | 137 | 56,61% | 242 |
15º | VW / MAN EXPRESS | 127 | 72,16% | 176 |
16º | VW AMAROK | 94 | 93,07% | 101 |
17º | HYUNDAI HR | 71 | 87,65% | 81 |
18º | FIAT DUCATO | 59 | 31,38% | 188 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 58 | 100,00% | 58 |
20º | IVECO DAILY 30-130 | 43 | 100,00% | 43 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 42 | 100,00% | 42 |
22º | FORD MAVERICK | 40 | 15,09% | 265 |
23º | EFFA V21 | 35 | 100,00% | 35 |
24º | IVECO DAILY | 22 | 100,00% | 22 |
25º | EFFA V22 | 21 | 100,00% | 21 |
26º | BYD T3 | 12 | 100,00% | 12 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 12 | 100,00% | 12 |
28º | FOTON AUMARK 1039 | 8 | 100,00% | 8 |
29º | PEUGEOT BOXER | 8 | 72,73% | 11 |
30º | JAC V260 | 6 | 100,00% | 6 |
31º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 5 | 100,00% | 5 |
32º | PEUGEOT PARTNER | 5 | 38,46% | 13 |
33º | VW SAVEIRO | 5 | 11,90% | 42 |
34º | EFFA V25 | 4 | 100,00% | 4 |
35º | FORD TRANSIT | 4 | 100,00% | 4 |
36º | KIA UK2500 | 3 | 100,00% | 3 |
37º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
38º | JAC IEV330P | 2 | 100,00% | 2 |
39º | RAM 3500 | 2 | 100,00% | 2 |
40º | WILLYS OVERLAND | 2 | 100,00% | 2 |
41º | CHEVROLET C10 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | CHEVROLET MONTANA | 1 | 50,00% | 2 |
43º | CITROËN JUMPER | 1 | 50,00% | 2 |
44º | EFFA K01 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | RAM 2500 | 1 | 1,19% | 84 |
47º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |
48º | TOYOTA TACOMA | 1 | 100,00% | 1 |
49º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave
Confira no canal Motor1.com no Youtube
Já dirigimos o carro elétrico mais barato do Brasil. O novo Renault Kwid E-Tech chega com a missão de democratizar o acesso a um veículo movido a bateria.