Com 32.407 emplacamentos registrados em abril, o segmento de SUVs compactos respondeu por 23,8% dos 136.341 veículos comercializados no mês passado – em março a participação havia sido de 26% -, resultado quase 18% abaixo de 2021 mesmo com a presença de novos modelos na lista.

E o destaque de abril foi exatamente um representante que não estava no mercado há um ano: com 5.520 unidades, seu melhor resultado desde o lançamento em outubro passado, o Fiat Pulse conquistou sua 1ª liderança, a 1ª também de um modelo da marca italiana. Preferido nos dois meses anteriores, o T-Cross (4.570) foi o único do top 10 a crescer nos últimos doze meses (+5,7%).

Comparativo: Honda City Hatchback Touring vs. Fiat Pulse Impetus
VW T-Cross 2021
Comparativo: Chevrolet Tracker Premier x Hyundai Creta Prestige
Dianteira do Hyundai Creta Platinum 1.0T 2022

A vida do Volkswagen, no entanto, não foi fácil, já que sua diferença em relação ao Chevrolet Tracker (4.410) foi de apenas 160 unidades, com Hyundai Creta (4.255) e Jeep Renegade (4.165) – em seu melhor momento após a reestilização e a adoção do motor turbo – bem próximos. Bem longe dos demais e pouco à frente do Nissan Kicks (2.473), o Volkswagen Nivus (2.644) completou o top 5.

Oitavo, o Renault Duster segue não tomando conhecimento do Captur: no mês passado, o irmão mais velho emplacou quase cinco vezes mais do que o modelo mais caro (1.405 x 315), repetindo a modesta 12ª posição de março. Caoa Chery Tiggo 5x (859) e Citroën C4 Cactus (570), que ficou longe de ultrapassar a casa das mil unidades pelo 2º mês seguido, fecharam o pelotão de cima.

No compasso de espera pelo lançamento da nova geração em agosto e com fim de estoques da versão atual, o Honda HR-V emplacou 115 unidades. Ainda assim, mais do que o Kia Stonic (81), principal aposta da marca sul-coreana no segmento de entrada. Já o WR-V, com apenas 6 emplacamentos, não tinha um resultado tão fraco desde março de 2017, 1º mês oficial de vendas, justificado pelo fim da produção nacional.

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

ABR/22 

MAR/22 

ABR/21 

% ABR 22 

% MAR 22 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT PULSE 

14249 

5520 

3650 

17,03% 

10,40% 

51,23% 

2º 

VW T-CROSS 

20157 

4570 

6548 

4325 

14,10% 

18,65% 

-30,21% 

5,66% 

3º 

CHEVROLET TRACKER 

15092 

4410 

4747 

5377 

13,61% 

13,52% 

-7,10% 

-17,98% 

4º 

HYUNDAI CRETA 

16921 

4255 

4237 

5544 

13,13% 

12,07% 

0,42% 

-23,25% 

5º 

JEEP RENEGADE 

15268 

4165 

3789 

6631 

12,85% 

10,79% 

9,92% 

-37,19% 

6º 

VW NIVUS 

9658 

2644 

3153 

3413 

8,16% 

8,98% 

-16,14% 

-22,53% 

7º 

NISSAN KICKS 

7880 

2473 

2568 

3602 

7,63% 

7,32% 

-3,70% 

-31,34% 

8º 

RENAULT DUSTER 

6389 

1405 

1908 

2412 

4,34% 

5,44% 

-26,36% 

-41,75% 

9º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

3188 

859 

1082 

993 

2,65% 

3,08% 

-20,61% 

-13,49% 

10º 

CITROËN C4 CACTUS 

5364 

570 

883 

1452 

1,76% 

2,52% 

-35,45% 

-60,74% 

11º 

CAOA CHERY TIGGO 3X 

3061 

544 

708 

1,68% 

2,02% 

-23,16% 

12º 

RENAULT CAPTUR 

1997 

315 

595 

355 

0,97% 

1,70% 

-47,06% 

-11,27% 

13º 

PEUGEOT 2008 

2762 

289 

393 

400 

0,89% 

1,12% 

-26,46% 

-27,75% 

14º 

HONDA HR-V 

3222 

115 

466 

3095 

0,35% 

1,33% 

-75,32% 

-96,28% 

15º 

SUZUKI JIMNY 

298 

85 

83 

68 

0,26% 

0,24% 

2,41% 

25,00% 

16º 

KIA STONIC 

331 

81 

137 

0,25% 

0,39% 

-40,88% 

17º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

241 

64 

73 

38 

0,20% 

0,21% 

-12,33% 

68,42% 

18º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

112 

13 

11 

290 

0,04% 

0,03% 

18,18% 

-95,52% 

19º 

JAC T40 

43 

15 

26 

0,03% 

0,04% 

-40,00% 

-65,38% 

20º 

TROLLER T4 / TX4 

68 

25 

134 

0,03% 

0,07% 

-64,00% 

-93,28% 

21º 

HONDA WR-V 

710 

24 

848 

0,02% 

0,07% 

-75,00% 

-99,29% 

22º 

JAC T50 / T5 

14 

11 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

-63,64% 

23º 

FORD ECOSPORT 

239 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

-99,16% 

   

127032 

32407 

35101 

39253 

100,00% 

100,00% 

-7,67% 

-17,44% 

Fonte: Fenabrave


Confira no canal Motor1.com no Youtube

Já dirigimos o carro elétrico mais barato do Brasil. O novo Renault Kwid E-Tech chega com a missão de democratizar o acesso a um veículo movido a bateria. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com