A Shoei é um dos maiores e mais conhecidos fabricantes de capacetes de motocicletas do planeta. Assim como as montadoras, também busca agregar mais tecnologias em seus produtos. Ela tem trabalhado em um sistema de exibição via heads-up display batizado de Opticson para seus capacetes. A Shoei mostrou um protótipo da novidade no Salão de Motos de Osaka de 2022, no Japão. 

A parte física do Shoei Opticson consiste em dois sistemas principais: uma tela de visor  regulável verticalmente, montada à frente do olho direito do motociclista dentro do capacete, além de uma unidade de projeção que se esconde dentro da queixeira do capacete.  

Em vez de depender apenas do sistema para gerar informações, o Opticson se comunica com seu smartphone via Bluetooth. As telas de navegação passo a passo aparecem na frente de seu olho direito. Há também um sensor de luz integrado para ajustar o brilho do visor para se adequar à situação atual de iluminação ambiente. 

Galeria: Capacete Shoei Opticson Heads-Up Display protótipo

Embora a parte de navegação seja a principal função do Opticson que a Shoei demonstrou no Salão de Motos de Osaka 2022, ele também promete facilitar o atendimento de chamadas telefônicas. Você poderá ver no visor o identificador de chamadas em seu HUD, escolhendo atender ou não. Todas estas informações, diz a Shoei, podem ajudar a manter os olhos do motociclista na estrada, poissão exibidos de forma visível, mas sem obstruir a visão geral do condutor.

Até agora (27/4), a Shoei não deu nenhuma informação oficial sobre a apresentação oficial do sistema para seus capacetes. Entretanto, sabemos que o Opticson exibido no Japão pode estar próximo da produção. Por um lado, um representante da Shoei no salão disse que a empresa espera lançar a novidade no final de 2022. Obviamente, isso ainda pode mudar. A Shoei também tem solicitado patentes relacionadas a este capacete com Head-Up Display nos últimos anos - tanto no Japão, quanto nos EUA.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com