Enquanto no Brasil o maior motor que o Chevrolet Tracker recebe é um 1.2 três cilindros turbo, na China o SUV compacto ganhou uma versão com proposta mais esportiva equipada com um propulsor 1.5 turbo. Chamado de Tracker RS, o modelo conta também com detalhes visuais exclusivos para acompanhar a chegada do novo conjunto mecânico, que rende mais de 180 cv de potência.

De acordo com o site russo Kolesa, o novo Chevrolet Tracker RS vai estrear no mercado chinês no dia 29 de abril (próxima sexta-feira). Falando do motor em si, a nova versão virá equipada pela primeira vez com um motor quatro cilindros de 1,5 litro e dotado de turbocompressor, com isso a potência fica em 184 cv e o torque em 25,49 kgfm. Falando ainda da China, o Tracker RS se somará as demais versões por lá, que até então contavam somente com os motores três cilindros 1.0 turbo e 1.3 turbo com injeção direta que respectivamente, entregam potência de 125 cv e 165 cv.

Chevrolet Tracker RS (China)
Chevrolet Tracker RS (China)
Chevrolet Tracker RS (China)

Já aqui no Brasil, o SUV compacto tem como padrão os motores 1.0 turbo e 1.2 turbo que bebem etanol e gasolina, com o primeiro rendendo até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, enquanto o propulsor maior entrega 133 cv e 21,4 kgfm, ambos sempre com transmissão automática de 6 marchas. Comparado ao Tracker 1.2 turbo vendido em terras tupiniquins, o Tracker RS chinês é 51 cv mais potente e soma 4,09 kgfm a mais de torque.

Voltando ao Tracker RS, números de fábrica apontam que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7,8 segundos (tempo digno de hatch esportivo), enquanto a versão até então mais potente na China com motor 1.3 turbo cumpre a mesma prova em 8,9 segundos. Não foi divulgada a velocidade máxima do novo Tracker com o 1.5 turbo, mas a configuração 1.3T alcança os 198 km/h de máxima, enquanto o utilitário 1.0T chega aos 180 km/h.

Galeria: Chevrolet Tracker RS 2023 (China)

Para acompanhar o desempenho superior proporcionado pelo motor 1.5 turbo, a Chevrolet chinesa deu um banho de loja na nova versão esportiva, com o Tracker RS se diferenciando pela grade frontal e tomada de ar inferior com acabamento tipo colmeia em vez de filetes horizontais, enquanto a régua cromada que divide a grade adotou acabamento em preto brilhante e o logo RS em vermelho. Há ainda novas rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, retrovisores pretos e detalhe inferior em preto brilhante na parte inferior do para-choque traseiro.

Curiosamente não foram reveladas as imagens do interior do Tracker RS, mas podemos esperar por poucas alterações, à exemplo de acabamento também em preto brilhante em algumas partes do painel e costuras dos bancos com nova cor.

Com estreia marcada para o final do mês, o Tracker RS ainda não teve seus preços divulgados para o mercado chinês. Porém, a nova versão deve ser posicionada no topo da gama do SUV compacto, que atualmente tem tabela que varia por lá entre 118.900 e 139.900 yuan (R$ 90.439 e 106.412 em conversão direta). O Tracker RS será vendido inicialmente na China e pode chegar a demais mercados, inclusive o Brasil. Porém se for vendido por aqui, o motor 1.5 turbo deverá ficar de escanteio e adotar no máximo o 1.2T disponível atualmente, recebendo assim apenas o pacote visual - como acontece com o Onix RS.

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