Enquanto a nova geração do Honda Civic só deve voltar ao mercado brasileiro em sua versão híbrida, a confirmação do Toyota GR Corolla para o Brasil pode ter influenciado a marca a seguir o mesmo caminho. A Honda do Brasil confirmou que, a partir de 2023, o Honda Civic Type R de nova geração também será oferecido por aqui.

Até o momento, o que sabemos é que o novo Honda Civic Type R será vendido no Brasil a partir de algum momento de 2023. O carro ainda nem mostrado oficialmente lá fora, o que deve ocorrer até o final deste ano. Enquanto a marca não revelou todos os detalhes a respeito da novidade, o que sabemos é que o novo Type R já é mais rápido que o antecessor no circuito de Suzuka, no Japão.

Honda Civic Type R 2023 bate recorde em Suzuka para tração dianteira

O hatch esportivo foi para o circuito de Suzuka no Japão e completou uma volta em 2 minutos e 23,12 segundos, superando a geração passada na versão Limited Edition em 0,87 s. O novo Civic Type R usou a versão de 5,8 km do circuito. Assim como seu antecessor e o Renault Megane RS Trophy-R, o antigo detentor do recorde, o novo Honda Civic Type R fez uma largada em movimento. O recorde é para carros de tração dianteira e, durante a volta, o carro chegou a 231 km/h.

Assim como o Civic Si, o novo Type R será vendido apenas com câmbio manual e deve usar uma evolução do motor 2.0 turbo de quatro cilindros. Acredita-se que os engenheiros da marca prepararam o carro para entregar mais do que os 320 cv da geração anterior.  Quando o novo Civic Type R for lançado, a Honda encontrará um rival de peso com a chegada do Toyota GR Corolla, também com mais de 300 cv de potência, transmissão manual e com tração integral, algo que é especulado para o Civic, mas nada foi confirmado até agora.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com