Mesmo antes de ser revelado oficialmente, o novo Honda Civic Type R já está marcando recordes. O hatch esportivo foi para o circuito de Suzuka no Japão e completou uma volta em 2 minutos e 23,12 segundos, superando a geração passada na versão Limited Edition em 0,87 s. Não é uma grande melhora, mas é o suficiente para mostrar que manterá o desempenho.

Nos dois casos, o esportivo baseado no Civic correu na versão de 5,8 quilômetros do circuito. Assim como seu antecessor e o Renault Megane RS Trophy-R, o antigo detentor do recorde, o novo Civic Type R fez uma largada em movimento. E, claro, devemos avisar que este recorde é para carros de tração dianteira, e que o carro chegou a 231 km/h durante a volta rápida.

Honda Civic Type R 2023 bate recorde em Suzuka para tração dianteira

Curiosamente, o vídeo apresentado pela Honda esconde o painel de instrumentos, possivelmente para não revelar alguns detalhes sobre o carro. Assim como o Civic Si, o novo Type R será vendido apenas com câmbio manual e deve usar uma evolução do motor 2.0 turbo. Acredita-se que os engenheiros da marca prepararam o carro para entregar mais do que os 320 cv da geração anterior.

Quando o Civic Type R for lançado neste ano, a Honda encontrará um bom rival com a chegada do Toyota GR Corolla, também com mais de 300 cv de potência, transmissão manual e com tração integral - este último item aparece em rumores para o Civic, mas nada foi confirmado até agora. E, ao contrário do Corolla, o esportivo do Civic não dá nenhum sinal de que será oferecido por aqui. Agora que o carro só chegará importado ao Brasil, quem sabe o hatch espotivo não apareça nos planos como uma resposta ao GR Corolla.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com