A BMW decidiu adquirir a Alpina, uma das preparadoras mais famosas e especializada nos carros da marca alemã. Os detalhes financeiros ainda não foram divulgados oficialmente e a negociação ainda precisa ser aprovada pelo governo.

Como parte do acordo, a Alpina continuará a fazer versões modificadas dos produtos da BMW até o final de 2025. Depois disso, não se sabe o que acontecerá já que nenhuma das duas empresas fala a respeito, mas a preparadora irá parar de produzir os carros em seu complexo em Buchloe. A BMW diz que irá oferecer empregos para aqueles que perderem seus empregos, inclusive contactando seus fornecedores para encontrar vagas.

Galeria: Alpina B7 2020 - Avaliação

Isto não significa que as operações de Buchloe serão encerradas por completo. O local ainda fará as peças e acessórios, além de oferecer manutenção para os carros já vendidos e os atuais. Ainda terá uma expansão da área de desenvolvimento, a ser usada pela BMW.

A Alpina também começará a oferecer restauração dos seus modelos clássicos. Isto inclui a distrubuição de peças de reposição e acessórios, e a venda de alguns veículos após a restauração.

No anúncio da BMW sobre a aquisição da Alpina, a fabricante destaca que as normas mais rígidas para emissões e de segurança fazem com que uma empresa pequena como a Alpina tenha dificuldades para sobreviver. Esta fusão permitirá que a marca continue no mercado.

"Por mais de cinqüenta anos, a empresa Buchloe demonstrou como entregar um carro premium de alta qualidade através da atenção meticulosa aos detalhes. O BMW Group também é movido por essa mesma paixão por carros que capturam a imaginação. É por isso que estamos agora embarcando em um novo capítulo em nossa parceria de longa data. Adquirir os direitos da marca nos permitirá moldar o curso de longo prazo desta marca impregnada de tradição", disse Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW responsável por Clientes, Marcas e Vendas.

A Alpina foi criada em 1965 com um foco em preparar e correr com modelos da BMW. Eventualmente, mudou seu negócio para receber os carros da fabricante, modificá-los e vendê-los como um automóvel completo. Algumas poucas unidades chegaram ao Brasil, todas importadas de forma independente, por não tem uma representante oficial no país. Agora que é parte da BMW, quem sabe isto não mude no futuro.

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