Nas coleções de carros das estrelas de Hollywood, às vezes você encontra modelos realmente inesperados. Há aqueles que enchem suas garagens com supercarros como Bugattis e Lamborghinis e aqueles que, como Tom Hanks, permanecem extremamente humildes com seu Fiat 126.

Sim, o pequeno carro popular italiano entrou na coleção do ator norte-americano, mas já foi leiloado e encontrou um novo comprador para uma causa nobre. Confira a seguir a história do modelo que foi para um leilão no famoso site Bring A Trailer.

Da Polônia com amor

Para ser mais preciso, o modelo leiloado é um Fiat 126p. Produzido entre 1973 e 2000 na fábrica de Bielsko-Biala, na Polônia, esta é a versão polonesa do famoso carro urbano italiano. Assim, Hanks recebeu o compacto Fiat 126p em 2017 como um presente da cidade localizada a cerca de 100 km da Cracóvia, cidade localizada ao sul do país. 

Polski Fiat 126 di Tom Hanks

O exemplar foi personalizado pela empresa BB Oldtimer Garage di Bielsko-Biala, que acrescentou uma série de detalhes customizados exclusivos. O Fiat conta com carroceria pintada totalmente de branco, trazendo desde para-choques cromados clássicos até pequenas rodas de liga-leve de 12 polegadas calçadas com pneus de perfil 135/80.

Polski Fiat 126 di Tom Hanks
Polski Fiat 126 di Tom Hanks

A cabine ganhou um acabamento mais refinado para garantir um ar mais luxuoso, o que foi feito pela empresa Carlex Design, uma empresa checo-zelandesa que acrescentou couro verde e detalhes pretos, assim como alguns elementos de madeira.

Um clássico para a caridade

No painel do pequeno Fiat há uma plaqueta de metal com uma citação do filme Forrest Gump, enquanto perto da janela traseira há um cachorro de pelúcia decorativo. No painel de instrumentos e numa bolsa de couro atrás dos bancos está escrito"Bielsko-Biala para Tom Hanks", enquanto que o painel da porta do motorista ganhou a assinatura do próprio ator.

No mais, o Fiat 126 está bem pouco rodado: seu hodômetro registra menos de 500 km. O motor ainda é o pequeno dois cilindros de 594 cc, que quando era novo rendia 23 cavalos e 4,01 kgfm de torque. O compacto tem tração traseira, enquanto o câmbio é manual de 4 marchas. 

Polski Fiat 126 di Tom Hanks

Ao final do leilão que foi encerrado no último dia 8 de março, o Fiat 126p foi arrematado pelo valor de US$ 83.500 - ou R$ 422.518 em conversão direta. Lembra que dissemos que o leilão tinha uma causa nobre? O valor total arrecadado será doado à Fundação Elizabeth Dole, criada em 2012 para apoiar as famílias dos soldados americanos feridos na guerra.

Galeria: Fiat 126 de Tom Hanks

Envie seu flagra! flagra@motor1.com