Antes de falar sobre o leilão e o peculiar formato de compra, vamos ao valor afetivo e histórico deste clássico Fiat 128. Este é o primeiro carro 0km de Maradona, um carro que o jogador de futebol argentino se deu de presente no Natal de 1982. O Fiat chegou quando Diego foi transferido para o Barcelona e, com sua carreira em ascensão, vieram alguns outros carros e o Fiat deixou a família em 1992.
Avançamos rapidamente para 2003 quando Martin Varrone, um colecionador de carros, encontrou o Fiat 128 em Salto, na província de Buenos Aires. O carro foi abandonado em um galinheiro, mas ainda havia os documentos. Varrone disse ao site de notícias Infobae: "Fui até ao registro de automóveis e pedi o número da placa do carro. E o arquivo estava lá. O carro estava em nome de Maradona desde que ele o comprou como um modelo 0 km. A papelada tinha sido feita por Jorge Cyterszpiler, que era seu agente na época. E eu nem hesitei: voltei para Salto, comprei e trouxe comigo".
Agora chegamos aos dias de hoje, e o Fiat 128 Europa está mais uma vez procurando por um dono, mas desta vez sob a forma de um NFT. Para aqueles que cresceram em uma era mais analógica, as NFTs, ou fichas não-fungíveis, são algo como colecionáveis digitais que têm duas peculiaridades: são armazenadas em blockchains (uma tecnologia de validação de dados na internet) e podem ser muito caras. De forma resumida, o NFT é um código de computador que é utilizado como autenticação de um arquivo – garantindo assim que ele é único ou original.
E se você vende um carro, por que iria querer um colecionável digital? A ideia aqui é semelhante às coleções das bancas de jornal, onde você compra uma edição e recebe o carrinho de presente... assim, quem comprar a ficha NFT receberá como "brinde" o clássico Fiat 128 que pertenceu a Diego Maradona. A ficha NFT digital serve como prova da originalidade do carro e, segundo o site Infotechnology, foi aprovado por Matias Morla (ex-advogado de Maradona), mas como ele não pode usar a imagem de Diego Maradona, o carro será leiloado sob o nome "El Primer Auto de D10S" (O Primeiro Carro do Deus, como era chamado o craque argentino).
O Fiat 128 foi lançado em 1969 e foi vendido na Argentina a partir de 1971. É um pequeno sedã que foi comercializado até 1991 com motores de 1,1, 1,3 e 1,5 litro, trazendo vários inovações como câmbio de 5 marchas, além da transição da versão Europa para Super Europa durante os anos 1980. O clássico também teve versões esportivas e até passagem pelas pistas. Embora o Fiat 128 não seja um carro colecionável, uma vez que é o primeiro carro 0 km de Maradona, o leilão terá lance inicial de 400.000 dólares (R$ 2,27 milhões). O prazo será de 58 dias a partir de hoje, 17 de dezembro. Será que ele vai ficar na Argentina?
Veja também
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme