A Fiat nunca foi uma das marcas preferidas pelos norte-americanos, que na média preferem veículos grandes como picapes ou SUVs. E a marca italiana sempre foi lembrada por seus compactos, como clássico Cinquecento ou Uno. Mas você já imaginou um Fiat Uno Turbo i.e 1988 andando pelas ruas dos Estados Unidos? É isso o que vai acontecer com este Uno esportivo que está sendo leiloado por lá.

O Fiat Uno Turbo i.e que está no site de leilões Brig a Trailer se trata de uma unidade do ano de 1988, que foi produzida na Itália. No Brasil, não tivemos Uno turbinado com a famosa frente alta, já que por aqui viemos a ter o modelo Turbo nacional somente em 1994, que aliás foi o primeiro carro dotado de turbocompressor produzido em terras tupiniquins. Mas voltando ao Uno Turbo i.e 1988 que está sendo leiloado, as informações apontam que essa unidade foi importada de Portugal para os EUA em 2020.

Fiat Uno Turbo i.e 1988
Fiat Uno Turbo i.e 1988
Fiat Uno Turbo i.e 1988

Pelas imagens dá para dizer que o carro está em bom estado de conservação, se destacando pela bela combinação da carroceria vermelha com decalques pretos nas laterais, que trazem a inscrição Turbo i.e. Mas este Uno Turbo italiano se diferencia bastante do modelo nacional por não ter o mesmo visual exagerado, à exemplo dos para-choques na cor da carroceria com estilo considerado “tuning” hoje em dia, embora o hatch seja ainda um dos mais emblemáticos esportivos nacionais.

Já o Uno “gringo” traz visual mais comedido e com estilo de carro de rali da época. Formam um belo conjunto os para-choques pretos com faróis auxiliares, grade frontal na cor da carroceria, molduras plásticas nos para-lamas, as saias laterais, rodas de liga-leve de 13 polegadas (com tampa central da Abarth) e o spoiler traseiro – que conta com estilo bastante próximo ao dos nossos Uno 1.5R e 1.6R. A diferença é que o Uno italiano só não tem a tampa do porta-malas preta.

Fiat Uno Turbo i.e 1988


Por dentro dá para se sentir em casa com o mesmo desenho dos Unos vendidos no Brasil na década de 1980 e no começo dos anos 1990. Ele traz o famoso painel satélite que conhecemos dos modelos nacionais, mas adotando a instrumentação que indica a pressão do turbo na parte central. O Uno Turbo i.e soma ainda volante de quatro raios com o nome da versão em vermelho, mesmo tom aplicado nos tapetes.

Fiat Uno Turbo i.e 1988
Fiat Uno Turbo i.e 1988
Fiat Uno Turbo i.e 1988

Os bancos com encosto de cabeça vazados (estes são familiares para nós) também têm o nome do carro bordado e contam com revestimento em cinza e vermelho, tons também aplicados nos painéis das portas. Para manter a aura esportiva os cintos de segurança também são vermelhos, enquanto as maiores comodidades ficam para os vidros elétricos, aquecedor e rádio com CD Player da Sony. Reparou ali em cima? O teto solar também marca presença. 

Quando saiu da fábrica, o motor 1.3 turbo rendia 105 cv a 5.750 rpm e 14,9 kgfm de torque a 3.200 rpm, números que parecem pouco para os dias de hoje, mas que para um carro de apenas 845 kg com certeza diverte bastante – ainda mais ao contar com câmbio manual de 5 marchas. Em terra de grandes “banheiras” e motorzões V8, essa é uma escola que, definitivamente, os norte-americanos não estão acostumados.

No site do leilão as informações são que o Uno Turbo i.e 1988 supostamente passou por uma revisão mecânica em Portugal antes de embarcar para os Estados Unidos. Já o vendedor atual trocou os fluidos, filtros e bateria do hatch esportivo, fora que quem arrematá-lo no leilão levará para casa outras peças sobressalentes como grade, turbocompressor, painel de instrumentos, encostos de cabeça e um coletor de admissão.

E aí, quanto você pagaria por este Uno Turbo i.e italiano? Com 202 mil quilômetros marcados no hodômetro, o Uno tem lance inicial no site de US$ 6.500 (R$ 35.488 na cotação atual).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com