Após iniciar 2021 com quase 870 mil veículos, o mercado de usados desabou em janeiro de 2022. Foram comercializadas 614.041 unidades – sendo 524.770 automóveis e 89.271 comerciais leves -, resultado 29,35% inferior ao do ano anterior. Entre as marcas, a Volkswagen liderou com 20,45% de participação, com Chevrolet (19,78%) e Fiat (19,03%) em disputa pela 2ª posição.
De acordo com José Maurício Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, “a comercialização de usados também foi afetada por fatores como a seletividade e o custo de crédito, e a queda no poder de compra da população, além da própria escassez de veículos novos, que interfere no mercado, já que muitos usados ou seminovos são negociados no processo de compra de um zero quilômetro”.
No ranking de automóveis, as quatro primeiras posições foram ocupadas por veteranos, com o VW Gol (47.921) muito à frente de Fiat Palio (27.892), Fiat Uno (26.439) e Chevrolet Celta (16.435), este último sob fortíssima ameaça do Onix (16.163), modelo que o substituiu em 2013. Com 14.489 unidades, apenas 77 a mais do que o VW Fox (14.422), o Toyota Corolla foi o único sedã entre os dez primeiros.
Na 17ª posição, o Ford EcoSport (8.575) foi mais uma vez o único representante dos SUVs e crossovers no top 20, emplacando praticamente o dobro do Jeep Renegade (4.541), 22º, Vice-líder até 2020, o Renault Duster (4.093) começou 2022 atrás inclusive do Jeep Compass (4.154), único modelo da lista de autos que cresceu no período (+6%).
POS. |
MODELO |
JAN.22 |
JAN.21 |
% 2022/2021 |
1º |
VW GOL |
47.921 |
67.012 |
-28,49% |
2º |
FIAT PALIO |
27.892 |
40.801 |
-31,64% |
3º |
FIAT UNO |
26.439 |
37.577 |
-29,64% |
4º |
CHEVROLET CELTA |
16.435 |
25.489 |
-35,52% |
5º |
CHEVROLET ONIX |
16.163 |
22.842 |
-29,24% |
6º |
TOYOTA COROLLA |
14.489 |
20.554 |
-29,51% |
7º |
VW FOX |
14.422 |
21.937 |
-34,26% |
8º |
FORD KA |
13.564 |
19.564 |
-30,67% |
9º |
CHEVROLET CORSA |
13.496 |
19.201 |
-29,71% |
10º |
FORD FIESTA |
12.915 |
20.035 |
-35,54% |
11º |
HYUNDAI HB20 |
11.931 |
16.194 |
-26,32% |
12º |
FIAT SIENA |
11.776 |
17.449 |
-32,51% |
13º |
HONDA CIVIC |
10.486 |
15.064 |
-30,39% |
14º |
CHEVROLET CLASSIC |
10.448 |
15.948 |
-34,49% |
15º |
RENAULT SANDERO |
9.979 |
14.949 |
-33,25% |
16º |
CHEVROLET PRISMA |
8.823 |
13.774 |
-35,94% |
17º |
FORD ECOSPORT |
8.575 |
12.572 |
-31,79% |
18º |
VW VOYAGE |
8.434 |
12.344 |
-31,68% |
19º |
HONDA FIT |
6.872 |
11.010 |
-37,58% |
20º |
VW POLO |
5.119 |
6.650 |
-23,02% |
21º |
CITROËN C3 |
4.761 |
7.429 |
-35,91% |
22º |
JEEP RENEGADE |
4.541 |
5.589 |
-18,75% |
23º |
VW GOLF |
4.305 |
6.406 |
-32,80% |
24º |
HYUNDAI HB20S |
4.256 |
5.948 |
-28,45% |
25º |
JEEP COMPASS |
4.154 |
3.920 |
5,97% |
26º |
RENAULT DUSTER |
4.093 |
5.966 |
-31,39% |
27º |
CHEVROLET VECTRA |
4.088 |
5.842 |
-30,02% |
28º |
RENAULT LOGAN |
3.989 |
6.093 |
-34,53% |
29º |
FIAT WEEKEND |
3.916 |
5.502 |
-28,83% |
30º |
CHEVROLET ASTRA |
3.915 |
5.687 |
-31,16% |
31º |
VW FUSCA |
3.827 |
5.061 |
-24,38% |
32º |
HONDA HR-V |
3.769 |
4.704 |
-19,88% |
33º |
RENAULT CLIO |
3.717 |
5.537 |
-32,87% |
34º |
FORD FIESTA SEDAN |
3.632 |
5.354 |
-32,16% |
35º |
VW PARATI |
3.503 |
4.595 |
-23,76% |
36º |
FIAT PUNTO |
3.441 |
5.367 |
-35,89% |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.373 |
4.972 |
-32,16% |
38º |
CHEVROLET COBALT |
3.223 |
5.111 |
-36,94% |
39º |
HONDA CITY |
3.187 |
5.197 |
-38,68% |
40º |
FORD FOCUS |
3.112 |
4.787 |
-34,99% |
41º |
FIAT ARGO |
3.091 |
- |
- |
42º |
VW UP |
3.088 |
4.882 |
-36,75% |
43º |
RENAULT KWID |
3.039 |
- |
- |
44º |
FIAT MOBI |
2.901 |
- |
- |
45º |
HYUNDAI TUCSON |
2.787 |
4.137 |
-32,63% |
46º |
CHEVROLET AGILE |
2.690 |
4.116 |
-34,65% |
47º |
CHEVROLET SPIN |
2.653 |
3.884 |
-31,69% |
48º |
FIAT IDEA |
2.593 |
4.086 |
-36,54% |
49º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2.567 |
4.064 |
-36,84% |
50º |
MITSUBISHI PAJERO |
2.489 |
3.516 |
-29,21% |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS - 2022 |
524.770 |
|||
TOTAL AUTOS - 2021 |
753.238 |
|||
VARIAÇÃO % |
-30,33% |
Entre os veículos comerciais, a Fiat Strada (17.127) assegurou quase 4,6 mil unidades de vantagem sobre a VW Saveiro (12.582), as duas como únicas a supecarem a casa das 10 mil unidades. Com 9.316 unidades, a Chevrolet S10 garantiu boa margem em relação à Toyota Hilux (7.517) pela 3ª posição. Somente dois modelos cresceram em relação a 2021, ambos da Fiat: a Toro (5.242) em 5º e a Ducato (1.138) em 13º.
POS. |
MODELO |
JAN.22 |
JAN.21 |
% 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
17.127 |
22.895 |
-25,19% |
2º |
VW SAVEIRO |
12.582 |
16.954 |
-25,79% |
3º |
CHEVROLET S10 |
9.316 |
12.648 |
-26,34% |
4º |
TOYOTA HILUX |
7.517 |
10.084 |
-25,46% |
5º |
FIAT TORO |
5.242 |
5.156 |
1,67% |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
5.091 |
7.435 |
-31,53% |
7º |
FORD RANGER |
4.377 |
5.450 |
-19,69% |
8º |
FIAT FIORINO |
3.278 |
4.154 |
-21,09% |
9º |
MITSUBISHI L200 |
3.029 |
3.954 |
-23,39% |
10º |
VW KOMBI |
2.956 |
3.743 |
-21,03% |
11º |
VW AMAROK |
2.609 |
3.577 |
-27,06% |
12º |
NISSAN FRONTIER |
1.852 |
2.502 |
-25,98% |
13º |
FIAT DUCATO |
1.138 |
1.020 |
11,57% |
14º |
FORD F1000 |
1.050 |
1.307 |
-19,66% |
15º |
RENAULT MASTER |
970 |
1.050 |
-7,62% |
16º |
CHEVROLET D20 |
964 |
1.306 |
-26,19% |
17º |
FORD PAMPA |
950 |
1.294 |
-26,58% |
18º |
RENAULT DUSTER OROCH |
932 |
1.020 |
-8,63% |
19º |
HYUNDAI HR |
865 |
1.128 |
-23,32% |
20º |
FORD COURIER |
792 |
1.108 |
-28,52% |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS - 2022 |
89.271 |
|||
TOTAL COMERCIAIS - 2021 |
115.931 |
|||
VARIAÇÃO % |
-23,00% |
AUTOS + COMERCIAIS - 2022 |
614.041 |
AUTOS + COMERCIAIS - 2021 |
869.169 |
VARIAÇÃO % |
-29,35% |
Observação: Números do Fiat Argo, do Renault Kwid e do Fiat Mobi indisponíveis para janeiro de 2021.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking