Em 2019 ainda existia uma expectativa sobre o Nivus, SUV-cupê que a Volkswagen apresentou no ano seguinte. Mas durante o Salão de Frankfurt daquele ano, Pablo Di Si, então presidente da marca no Brasil, já falava sobre um novo SUV que seria posicionado logo abaixo do Nivus e, mais importante, um projeto global.

Novas informações aparecem agora, anos depois. Apurado pelo jornalista João Brigato, do site Auto+, esse tal SUV abaixo do Nivus adotará uma estratégia que conhecemos recentemente no Fiat Pulse e um nome também conhecido dos brasileiros: Gol. O que hoje é um hatch e não tem muito tempo de vida pela frente, será um SUV de entrada da marca, mas posicionado acima do futuro Polo Track.

Projeção: VW Gol 2023 (SUV)
Projeção: VW Gol 2023 (SUV)

A Volkswagen não tinha muito por onde correr. Para se posicionar abaixo do Nivus, o SUV não poderia ser muito mais do que conhecemos com o Fiat Pulse. Sua plataforma, segundo o jornalista, será a MQB A0 IN, uma versão ainda mais simplificada da MQB A0 que está no Polo, T-Cross, Virtus e Nivus, e que foi desenvolvida na Índia para mercados emergentes - fez sua estreia no Skoda Slavia, um primo do Virtus.

A produção deve acontecer em Taubaté (SP), planta que já produz o Gol e está sendo atualizada para produzir a família MQB. Para facilitar seu projeto, o SUV dividirá componentes com o novo Skoda Fabia, recém-apresentado na Europa. Seguindo a receita do Pulse, o hatch dará origem ao SUV e este poderá ser feito no exterior, como acontece com o Nivus - ou Taigo na Europa. Com isso, entendemos sobre o papo de global do Pablo Di Si em 2019.

Skoda Fabia 2021
Skoda Fabia
Skoda Fabia 2021
Interior do Skoda Fabia

As projeções foram feitas pelo Renato Aspromonte, do OverboostBR. A dianteira tem elementos do Nivus, como os faróis full-LED e faróis de neblina verticais, assim como apliques nos para-lamas e a lanterna traseira interligada por uma peça central em preto. Do Fabia, o teto em cor contrastante com uma pequena invasão na coluna C. O interior também deve compartilhar elementos para reduzir o custo e ter ganho em escala. 

Na Alemanha, Di Si falou sobre um SUV a ser apresentado entre o Nivus e a picape Tarok. Como a picape está prevista para 2025, o SUV pode ser a principal novidade da marca em 2023. O motor será o 1.0 TSI, variando a potência entre os 105 cv da versão que estava no Up e os 128 cv do Polo e cia., com transmissões manual ou automática.

Não é a primeira vez que a Volkswagen brinca com a ideia de ter um SUV bem pequeno. Quem visitou o Salão do Automóvel de São Paulo em 2012 deve lembrar do conceito Taigun, um carro com cerca de 4 metros de comprimento feito com a plataforma do Up! e que, na época, estava nos planos da empresa. Acabou descartado por ser pequeno demais para o segmento. Nos últimos anos, diversos rumores falavam que a fabricante teria mudado de ideia e queria um modelo menor e mais acessível do que o Nivus e o T-Cross.

Batizá-lo como Gol não é nenhuma surpresa. Questionado várias vezes sobre o futuro do Gol, Di Si sempre comentou que o nome era importante para o Volkswagen no Brasil, apesar de desconversar sobre qual seria o destino do carro. Reutilizar o batismo como o novo SUV de entrada da marca ajudaria a manter o seu status como um carro "popular", principalmente em uma época que algumas fabricantes como a Ford aproveitam a nostalgia para retomar o uso de algumas nomenclaturas.

A nova linha da Volkswagen

Em 2022, devemos ter a reestilização do Polo e Virtus, assim como alguma aparição do Polo Track, este sim posicionado como novo modelo de entrada da marca, antes de sua estreia comercial em 2023. A Volkswagen já confirmou que terá uma nova linha de modelos de entrada, com o Polo Track, um SUV (o Gol) e mais um ou dois modelos, que podem ser a nova Saveiro e uma versão simplificada do Virtus, como o sedã substituto do Voyage.

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