Há estrelas do cinema que você associa automaticamente às motocicletas. São astros como Keanu Reeves e Steve McQueen que vêm primeiro à mente. Mas você sabia que John Wayne, ícone dos filmes de faroeste, gostava de motocicletas? Sabemos que ele ao menos gostava de uma moto durante sua vida. Trata-se desta Honda SL350 de 1971 que está prestes a ser leiloada agora em janeiro de 2022. 

Embora nossas lembranças de John Wayne nos remetam a veículos que se auto-abastecem com feno e criam esterco, o ator realmente se impressionou com a moto. A história diz que uma Honda SL350 foi usada nas filmagens filme de faroeste "Big Jake" de 1971 (Jake Grandão no Brasil). Nele, Wayne era a principal estrela. Na verdade, há uma foto famosa de Wayne em traje de caubói completo durante as filmagens sentado nesta mesma moto durante as filmagens. 

Honda SL350 1971 de John Wayne vai a leilão

Aparentemente, a primeira Honda "Dual-Sport" conquistou tanto o coração do ator que ele simplesmente comprar uma SL350 para si. Ela é movida por um motor de 326 cm³, acoplado a uma caixa de câmbio de cinco velocidades. Quando a Honda lançou as primeiras SL350 em 1969, ele era essencialmente um modelo da conhecida linha CB com um pouco mais de preparo para off-road.

Alguns amantes do fora-de-estrada, porém, viram potencial no motor, mas era difícil de dar certo com o pequeno carburador Keihin CV, que não se saía tão bem em terrenos acidentados, especialmente em subidas íngremes. No entanto, quando esta SL350 de 1971 surgiu, a Honda já havia resolvido alguns dos primeiros problemas que os motociclistas de relataram. Apesar de ser relativamente pesada com 167 kg, tinha características úteis como uma roda dianteira de 19 polegadas e para-lamas alto de alumínio. Mais tarde, as SL também receberam carburadores Keihin revisados.  

Honda SL350 1971 de John Wayne vai a leilão

Esta SL350 de 1971 em particular foi totalmente restaurada e irá a leilão. Não há nenhuma menção a qualquer documentação relativa à restauração, mas vem com o documento de transferência de propriedade da Califórnia mostrando que John Wayne a comprou diretamente da American Honda Motor Company em 21 de dezembro de 1971. A quilometragem total é desconhecida. 

A Honda SL350 1971 de Wayne deve ser leiloada na Sotheby's Arizona em 27 de janeiro de 2022. Está sendo oferecida sem preço de reserva, o que significa que o maior lance levará a moto. Espera-se que saia por ao menos US$60.000 (R$ 330.618).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com