Não importa o lançamento, seus comentários lá embaixo na matéria se repetem: "está muito caro". E vocês realmente não estão errados. Comprar qualquer carro, 0km ou usado, ficou muito mais caro de 2020 para cá. Processos envolvendo a pandemia, como logística, escassez de componentes, paralizações de fábricas e desvalorização do Real jogaram os preços nas alturas.

E não há muita esperança de que eles baixem tão cedo. A maioria dos especialistas ainda preconiza que a escassez de chips afetará severamente a produção de automóveis ao longo de 2022 também. Com menos componentes em mãos, maiores exigências de segurança e de emissões, as montadoras estão deixando de lado o desenvolvimento de carros de entrada. O foco está agora nos SUVs e picapes, que não precisam vender em grandes volumes para trazer rentabilidade.

Somente em 2021 já vimos diversos carros de entrada saindo de linha, como Volkswagen Fox e Toyota Etios. Para 2022, a lista de lançamentos previstos está recheada de carros grandes e caros, mas nem tanto de modelos de entrada. Será o fim do carro como ferramenta acessível de mobilidade? Ainda é cedo para dizer, mas, ao separar os 5 carros mais "baratos" do Brasil no começo deste ano tivemos que lembrar de usar as aspas, pois os valores estão irreconhecíveis.

Os 5 carros 0km mais baratos do Brasil em 2022

5) Fiat Argo 1.0 - R$ 69.990

Fiat Argo 1.0 2022

Começando a lista pelo quinto colocado, temos o Fiat Argo em sua versão de entrada chamada apenas de 1.0. Por praticamente R$ 70 mil, você leva pra casa um carro que já tem ar-condicionado, direção assistida e vidros elétricos na dianteira apenas. Multimídia? Não, na verdade nem rádio o carro oferece. O motor é o 1.0 tricilíndrico Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm quando abastecido com etanol. 

4) Volkswagen Gol 1.0 - R$ 69.790

Volkswagen Gol 2022 na loja

Veterano de mercado, o atual Volkswagen Gol 1.0 é a versão mais barata do hatch da marca. O preço é praticamente o mesmo do Argo, mas o bom e velho "Golzinho" tem pequenos detalhes extras, como suporte para celular. Tem ar-condicionado também, mas a direção ainda é hidráulica. Estes são os itens que merecem destaque, ao menos que você considere 4 portas como diferencial como o site da VW. O motor 1.0 de três cilindros, porém, é mais moderno que o carro, entregando 84 cv e 10,4 kgfm com etanol.

Hyundai HB20 Sense 1.0 - R$ 67.890

Hyundai HB20 Sense 1.0 MT 2022

Pode não parecer, mas o Hyundai HB20 hoje é um dos carros mais baratos do Brasil na versão Sense e foi um dos que menos aumentaram na pandemia. A opinião aqui na redação é quase unânime: é um dos melhores "custo benefício" entre os carros de entrada. Ele já traz ar-condicionado, direção elétrica, rádio com Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas, 4 airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. É o mais completo da lista. O motor também é 1.0 de três cilindros entregando 80 cv e 10,2 kgfm com etanol.

Fiat Mobi Like - R$ 59.190

Fiat Mobi Easy

Mais recente vítima do enxugamento das opções de entrada, o Fiat Mobi, sem a versão Easy que não tinha ar-condicionado nem direção assistida, passa a beirar os R$ 60 mil na opção Like, que agrega tais equipamentos, mais suspensão elevada e vidros elétricos dianteiros. O menor carro da lista em entre-eixos, comprimento e largura, o Fiat Mobi Like traz um o conhecido motor FireEVO 1.0 de quatro cilindros entregando 75 cv e 9,9 kgfm com etanol.

Renault Kwid Life - R$ 48.790

Renault Kwid Life

Olhe bem para esta foto. Este é o último carro 0km no Brasil vendido por menos de R$ 50 mil. Não tem ar-condicionado, direção assistida, nada é elétrico e nem desembaçador traseiro tem, mas conta com airbags laterais ainda. Resta saber se a Renault manter o Kwid Life em linha com a reestilização prevista para 2022 ou não. Assim como a maioria dos carros desta lista à exceção do Mobi, tem um 1.0 de três cilindros desenvolvendo 70 cv e 9,8 kgfm com etanol.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com