A Honda oficializou que deixará de produzir o Fit no Brasil. A partir de 2022, um dos mais vendidos modelos da marca abrirá espaço para o City Hatch, fechando um ciclo de 18 anos sem interrupções em nosso mercado. Se tornou icônico e foi o segundo modelo da Honda a ser produzido em Sumaré (SP), depois do Civic, que inaugurou a planta em 1997.

Além da história, vamos mostrar quantos Honda Fit foram emplacados desde 2003, chegando ao acumulado de 2021 até outubro - lembrando que ele estará nas lojas até dezembro. Um dos motivos para seu fim é as novas normas de emissões e consumo, que está colocando fim em projetos mais antigos em nosso mercado, e entra em vigor a partir de 2022.

Primeira geração (2003 a 2008)

No exterior, o Fit nasce em 2021. Compacto por fora, com 3,85 m de comprimento, se destacava pelo aproveitamento interno, com entreeixos de 2,45 m. Mistura de hatch com monovolume, chega ao Brasil em 2003 e se torna o segundo modelo a ser produzido em Sumaré (SP), ao lado do Civic, que estava lá desde 1997 sozinho.

Honda Fit - 15 anos no Brasil

No lançamento, estava disponível nas versões LX e LXL com um inédito motor 1.4 aspirado, com opção de câmbio manual de 5 marchas ou o automático CVT, um de seus diferenciais já naquele momento. Em 2004, a Honda apresenta o Fit EX, com um motor 1.5, equipado com VTEC, de 105 cv com as mesmas transmissões do 1.4 - é o famoso Fit com pingo do "i" em azul. Em 2007, o 1.4 se torna flex. 

Segunda geração (2008 a 2014)

A segunda geração do Fit é apresentada em outubro de 2008, como linha 2009. Mantinha a opção de motores 1.4 e 1.5, mas troca o câmbio CVT pelo automático tradicional com 5 marchas. Cresce 5 cm no comprimento e passa uma nova impressão também no design. Parece maior, com faróis e lanternas maiores, e linhas mais arredondadas, além de um interior melhorado e melhor acabado. 

Honda Fit - 15 anos no Brasil
Honda Fit - 15 anos no Brasil

Em 2012, a segunda geração do Fit recebe uma reestilização, com novos faróis, grade e parachoques, além de algumas melhorias mecânicas. Em 2013, o famoso Fit Twist o coloca na onda dos aventureiros, com o motor 1.5. 

Terceira geração (2014 a 2021)

No final de 2013, a terceira geração do Fit é apresentada no exterior e a marca confirma sua produção no Brasil, que começa em abril de 2014. No Brasil, tem apenas o motor 1.5 aspirado e retorna o câmbio CVT, um pedido dos clientes que não gostaram da geração anterior com o automático tradicional. Seu design fica mais esportivo, com linha de cintura alta, e mais linhas e vincos pela carroceria.

Honda Fit - 15 anos no Brasil
Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208

Em 2017, como linha 2018, o Fit recebe a restilização desta geração. Muda basicamente parachoques, alguns acabamentos, a presença de faróis fullLED na versão EXL e alguns ajustes mecânicos e no isolamento acústico. E foi assim que ele deixará de ser produzido, abrindo espaço para o City Hatch. Sua quarta geração, apresentada no Japão em 2019, ficou mais refinada e seu custo é proibitivo para nosso mercado. 

Números de vendas no Brasil - Honda Fit (2003 a outubro de 2021)

ANO EMPLACAMENTOS
2003 15.081 (a partir de abril)
2004 29.511
2005 34.840
2006 35.127
2007 34.408
2008 40.502
2009 48.650
2010 40.946
2011 28.759
2012 38.621
2013 40.634
2014 53.684
2015 42.476
2016 28.439
2017 25.347
2018 27.359
2019 24.457
2020 12.833
2021 6.318 (até outubro)

 

 

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