O ano de 2021 foi bastante relevante para a Fiat. Enquanto boa parte das rivais parou as fábricas por longos períodos devido à escassez de componentes, as fábricas da empresa em Betim (MG) e Goiana (PE) pararam menos e o resultado ficou visível nas vendas. Neste ano a Fiat Strada chegou a liderar o ranking dos veículos mais vendidos em alguns meses.

Além disso, a picape estreou um novo câmbio automático CVT em conjunto ao motor 1.3. É a primeira vez na história da Strada que se oferece esse equipamento. Em paralelo, a estreia dos motores 1.3 turbo na Toro 2022 reforçaram a predominância da intermediária, que receberá concorrentes de peso no ano que vem, como a Ford Maverick e possivelmente a nova Chevrolet Montana.

Isso tudo sem contar a estreia do Pulse, o primeiro SUV da Fiat. Para 2022, a Fiat deve continuar a lançar modelos relevantes, expandindo o portfólio de utilitários esportivos com um SUV cupê e a abrangência do câmbio automático. E não é totalmente impossível que a marca siga os passos das "irmãs" de Stellantis, Peugeot e Citroën, e apresente um furgão elétrico.

O novo SUV cupê da Fiat

Flagra: Fiat 376 (SUV cupê)

O Pulse pode ter sido o primeiro SUV da Fiat, mas não deve ser o último. Até o ano que vem, a marca deve revelar a versão de produção do "Projeto 376", que deverá ser um pouco maior que o Pulse e ter carroceria ao estilo de cupê, como o VW Nivus. Originalmente a novidade deveria ser inspirada no conceito Fastback de 2018, mas trará proporções menores.

Fiat SUV - Projeção
Primeira projeção Motor1.com prevendo SUV no estilo coupé

Da mesma forma que a Fiat modificou o Argo para lançar o Pulse, estreando a plataforma MLA, o SUV cupê deverá utilizar a plataforma do Cronos. O sedã, inclusive, vem servindo de mula para os carros de teste. Os rumores também falam sobre um entre-eixos mais longo do que os 2,52 m usado por Argo, Cronos e Pulse, além de uma mudança nos balanços, fazendo com que tenha uma medida bem próxima dos 4,36 m do sedã. Ao contrário do Pulse, que oferece motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo, o cupê já deve partir para o 1.0 turbo direto, com o 1.3 turbo sendo opcional.

Novidades para Argo e Cronos

Fiat Argo Drive 1.0 S-Design 2022

Fontes consultadas pelo Motor1.com confirmaram que, logo nos primeiros meses do ano que vem, a Fiat deverá realizar alterações nas linhas Argo e Cronos, que já devem chegar com ano modelo 2023. Isso deve ocorrer pela aposentadoria do veterano propulsor 1.8 e.Torq até o final de 2021.

A partir do ano que vem, hatch e sedã deverão passar a oferecer o motor 1.3 aspirado Firefly em conjunto ao câmbio automático CVT. É o mesmo trem de força que é visto na Strada automática. Será uma segunda tentativa de oferecer um descanso ao pé esquerdo no Argo e Cronos, que tiveram o câmbio automatizado GSR no passado. No entanto, vale lembrar que o propulsor 1.3 a partir do ano que vem perderá 2 cv e 0,5 kgfm de torque para se ajustar às novas regras de emissões em 2022. Ao menos são estes os números divulgados pela Fiat para o Pulse.

Fiat e-Ulysse e e-Scudo

fiat-ulysse

Desde a formação da Stellantis, em janeiro, Fiat, RAM, Jeep, Citroën e Peugeot tem acesso aos projetos umas das outras e todas estão se encaminhando para aumentar as ofertas de veículos elétricos. Em novembro, o lado francês da empresa apresentou as Peugeot e-Expert e Citroën e-Jumpy, mirando no mercado de entregas e frotas com objetivos de diminuir as emissões de carbono, já que a dupla é 100% elétrica.

Para ir pelo mesmo caminhão de ter um furgão ou van eletrificado sem roubar as vendas das "irmãs", a Fiat ainda pode trazer para cá em 2022 as e-Ulysse ou a e-Scudo. Respectivamente, versão de passageiros e comercial. Na Europa, são versões retrabalhadas de outros produtos, como a Citroën ë-Spacetourer e a nova Opel Zafira e-Life. Por aqui, seria uma alternativa que ficaria abaixo das Jumpy e Expert elétricas e acima da Fiat Fiorino em porte.

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