É incontestável que os SUVs hoje são os veículos preferidos no Brasil e no mundo, basta reparar no trânsito das ruas ou nos últimos lançamentos para notar como eles são maioria. Com isso, fabricantes que não contavam com utilitários em sua gama meteram as caras neste segmento e acabaram fazendo sucesso. Mas você já parou para pensar quais foram os primeiros SUVs das marcas premium?
Os exemplos são muitos e variados, indo do pequeno Mini Countryman até o Porsche Cayenne – esse último um dos responsáveis por salvar a marca de Stuttgart da falência no começo dos anos 2000. Tem também a categoria dos utilitários ultra-luxo, muito bem representada pelo Bentley Bentayga e Rolls-Royce Cullinan, bem como a dos SUVS tão rápidos quanto superesportivos, à exemplo do próprio Cayenne e Lamborghini Urus. Já que a lista é grande, vamos organizar por ordem alfabética, confira a seguir:
Alfa Romeo Stelvio
Quem diria que uma marca com história nas pistas e famosa por esportivos pequenos como a Alfa Romeo chegaria ao dia de produzir um SUV? Pois é, a marca italiana do cuore esportivo famosa por modelos como o Giulia da década de 1960 e 1970 lançou em 2017 o Stelvio, seu primeiro utilitário. Assim como é tradição na marca, o SUV trouxe um design proporcional e com linhas agressivas, grade frontal em formato triangular e um acerto mais esportivo.
Debaixo do capô um motor de origem Ferrari: o V6 2.9 biturbo de 510 cv, exclusivo da versão topo Quadrifoglio. Quando surgiu, o SUV italiano acabou atraindo muitos entusiastas de BMW e Porsche, fora que acabou rejuvenescendo o público da marca.
Aston Martin DBX
Eis aqui mais um SUV literalmente esportivo, embora com uma dose extra de luxo como manda a tradição britânica. Estamos falando do Aston Martin DBX, primeiro SUV da marca da terra da Rainha Elizabeth II que ostenta desenho esportividade e elegância na medida certa. Lançado em 2020, o SUV inglês bebe na fonte dos Grand Tourers da casa ao trazer capô longo, faróis curvilíneos e lanterna inteiriça. Sem dúvidas é um dos utilitários mais bonitos do mercado hoje, fora que traz debaixo do capô um motor V8 4.0 biturbo de 550 cv – este capaz de levar o modelo da imobilidade até os 100 km/h em 4,5 segundos.
Audi Q7
Apesar de hoje ter uma gama bastante ampla de SUVs, a Audi iniciou sua trajetória neste segmento um pouco tarde com o grandalhão Audi Q7, seu primeiro utilitário lançado lá em 2006. E curiosamente a marca alemã das quatro argolas deu seus primeiros passo nesse segmento logo com um SUV de 7 lugares, já mostrando que não tinha medo de se arriscar. E parece que a aposta deu certo, pois hoje o Q7 está em sua segunda geração e abriu o caminho para outros SUVs serem lançados pela Audi, vídeo o intermediário Q5, o compacto Q3 e até o pequeno Q2, sem contar com as variantes com carroceria no estilo “cupê” que se tornaram moda mais recentemente.
Bentley Bentayga
Seguimos em ordem alfabética por aqui com o Bentley Bentayga, um dos SUVs mais luxuosos do mundo. Sua estreia foi em 2016 e chamou a atenção desde então com seus faróis redondos inspirados nos outros cupês de luxo da marca, o capô bem demarcado, a imensa grade dianteira e os vincos laterais, principalmente na caixa de roda traseira – mais alargada e que reforça o porte do SUV de luxo. A cabine também é um show à parte, incluindo detalhes em madeira e uma abundância em couro da melhor qualidade. Em seu lançamento há 5 anos, destaque ainda para o “motorzão” W12 6.0 biturbo, que entrega 608 cv e generosos 92 kgfm de torque.
BMW X5
Há 21 anos era lançado o BMW X5, o primeiro SUV da marca bávara que surgiu para brigar na época com o Mercedes-Benz ML. Mas assim como os sedãs e cupês da fabricante, o utilitário trazia proposta mais esportiva e um desenho que até hoje na opinião do jornalista que vos escreve é um dos mais bonitos entre as gerações do X5. Até o SUV estrear, o mais próximo de um utilitário que a BMW havia produzido foram as peruas com tração integral da Série 3 e Série 5. Por isso o X5 foi muito importante, sendo também um dos responsáveis pelos modelos seguintes como o X3 e X1 – este último um dos mais vendidos pela marca.
Jaguar F-Pace
Famoso por seus sedãs de luxo, a Jaguar começou a se aventurar entre os SUVS em 2016, ano em que lançou o F-Pace. O utilitário contava com visual bastante acertado, já que bebia na fonte do design do também belo F-Type, assim o utilitário tem como destaque o perfil arredondado combinado ao capô longo, linhas fluidas e lanternas afiladas. E a demora da marca britânica para entrar neste segmento valeu a pena, pous o F-Pace foi bem aceitado e, assim como outros modelos citados aqui, foi o ponto de partida para outros SUVs chegarem depois, com o “Baby Jag” E-Pace e o elétrico I-Pace.
Lamborghini Urus
Talvez o Lamborghini Urus seja um dos SUVs mais impressionantes desta lista, já que traz o estilo recortado marcante que faz a fama atual da marca de Sant'Agata Bolognese. Apesar de em tese não ser o primeiro utilitário da Lamborghini, título que cabe ao LM002, o Urus é o primeiro que assume a forma de SUV enquanto o antecessor tinha perfil mais de picape.
Independentemente disso, o Urus lançado em 2018 é feito com base na plataforma MLB Evo do Audi Q8 e vem equipado até com o mesmo motor: V8 4.0 biturbo de 650 cv e 86,68 kgfm de torque, o suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. E a Lamborghini já colhe os frutos dessa aposta em SUVs, pois o Urus já ultrapassou a marca de 15.000 unidades produzidas.
Maserati Levante
O Maserati Levante é provavelmente o SUV mais desconhecido aqui da lista, mas não o menos importante. A marca italiana do tridente até então estava acostumada a fazer esportivos com motores Ferrari, mas com uma proposta mais elegante e voltada ao luxo do que para as pistas. E o resultado com o utilitário Levante não é diferente, tanto que suas linhas chamam a atenção mesmo depois de 5 anos de seu lançamento (olha só, mais um SUV estreante lançado em 2016). Em sua versão mais esportiva, chamada de Trofeo, o Levante vem equipado com motor V8 3.8 de 580 cv, sendo capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos de acordo com a marca.
Mercedes-Benz ML
Antes de mais nada, vale explicar que o Mercedes-Benz ML é hoje conhecido pelo GLE – nome de batismo que adotou em 2015 após a nova nomenclatura para os utilitários da marca. Pois é, o primeiro SUV da marca da estrela de três pontas também foi o pioneiro entre o trio de ferro alemão (Audi, BMW e Mercedes), tanto que o lançamento de sua primeira geração foi há 24 anos, ou seja, em 1997 – antes da BMW com o X5 (2000) e da Audi com o Q7 (2006) como já mencionamos aqui.
Quando estreou há mais de duas décadas, o ML tinha um motor V6 3.2 a gasolina de 221 cv. Nos dias atuais, a versão mais forte traz o famoso motor AMG 4.0 V8 biturbo de 612 cv, cuja aceleração de 0 a 100 km/h fica em apenas 3,8 segundos. Assim, o ML também abriu caminho para os SUVs seguintes da marca, vide GLC, GLA e GLE Coupé.
MINI Countryman
Depois da Mini renascer com um Cooper totalmente novo no início dos anos 2000, a marca britânica famosa por seu hatch compacto resolveu apostar em outras frentes e lançou o novo Countryman em 2010. Vale lembrar que a fabricante britânica até teve o Moke na década de 1960, mas ele estava mais próximo de um buggy e também não contava com tração integral, algo presente no Countryman. Quando surgiu o primeiro SUV da Mini, ele era uma opção um pouco mais espaçosa e com proposta mais versátil que o Mini Cooper original. Ele deu até origem ao Paceman em 2012, que trazia pegada de SUV mas com duas portas, saindo de linha em 2016.
Porsche Cayenne
Se você é fã dos atuais 911, Boxster e Cayman, agradeça ao Porsche Cayenne. Isso porque o SUV da marca alemã foi o responsável por salvar a marca de Stuttugart de uma crise financeira que poderia levá-la a falência. A primeira geração do Cayenne surgiu em 2002 e assim bastou pouco tempo para ser o Porsche mais vendido. Desde então o SUV passou por quatro gerações, com a atual ganhando uma inédita versão cupê, essa com o título de ser o Cayenne mais rápido na versão Turbo GT, cujo motor é um V8 4.0 turbo de 640 cv e 86,6 kgfm de torque – o bastante para o modelo cumprir o 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
Rolls-Royce Cullinan
Lançado em 2018, o Rolls-Royce Cullinan chegou dois anos depois do Bentley Bentayga, seu rival direto entre os chamados SUVs de ultra-luxo. Assim como o suntuoso sedã Phanthom, o Cullinan ostenta um visual “quadradão” com a grade reta com filetes verticais e a famosa estatueta Spirit of Ecstasy (símbolo presente na extremidade do capô dos carros da marca desde 1911).
Apesar de ser o primeiro SUV da marca, as tradições foram mantidas com os faróis retangulares e as portas com abertura invertidas na traseira. Por dentro, muito luxo e materiais nobre como madeira artesanal – chamada de marchetaria, além de teto que simula um céu estrelado. Em sua estreia ele veio com um respeitável propulsor V12 de 6,75 litros sob o capô, que entrega 571 cv e 86,6 kgfm de torque.
Volvo XC90
Com quase duas décadas nas costas, o Volvo XC90 está atualmente na segunda geração. E apesar de ter apenas duas gerações ao longo desses 19 anos (seu lançamento foi em 2002), ele foi o SUV pioneiro da marca sueca que até então era conhecida por suas station wagons, principalmente pela perua XC70, que trouxe soluções que foram aplicadas ao utilitário. E à exemplo dos demais utilitários pioneiros aqui, o XC90 foi o ponto de partida para outros SUVs dento da marca, como o XC60 (um sucesso mundial) e o menor XC40 – que será vendido apenas como elétrico no Brasil a partir de 2022.
Bônus: o 1º SUV da Ferrari (Purosangue)
Flagrado pela primeira vez com sua carroceria final em novembro, o primeiro SUV da Ferrari será lançado em 2022 e receberá o nome de Purosangue. Com o sucesso comercial do Urus com a Lamborghini, a Ferrari deixou de lado as tradições e vai lançar o seu próprio utilitário – que diferente dos concorrentes terá uma pegada mais próxima de um cupê “bombado”, com traseira curta e capô alongado e inclinado.
Ainda não há informações definitivas sobre motorização, mas rumores indicam que o novo SUV da Ferrari terá dois motores principais: um PHEV twin-turbo V6 com potência combinada de 830 cv e um V12 aspirado também de alto rendimento. Não descartado também um propulsor V8 para ser uma opção de base. Em relação a suspensão, sabe-se que a Ferrari Purosangue terá sistema a ar com altura ajustável para maior distância do solo quando for necessário.