Desde dezembro do ano passado, a Audi não fabricava nenhum carro no Brasil. A produção se encerrou quando a geração anterior do A3 Sedan deixou de ser montada em São José dos Pinhais (PR). Porém, a fábrica do grupo Volkswagen localizada no Paraná voltará a produzir novamente modelos da marca.

Nesta terça-feira (14) a Audi anunciou que vai fabricar os SUVs Q3 e Q3 Sportback no Brasil a partir de meados de 2022. De acordo com Johanes Roscheck, presidente da Audi do Brasil, os modelos serão equipados com motor 2.0 e a tração integral quattro, algo inédito no país. “Estamos super felizes para anunciar essa retomada de produção. Em breve anunciaremos o novo ciclo de investimentos na região”, disse Johannes Roscheck presidente da Audi do Brasil.

Audi Q3 Sportback - Pré-série nacional
Audi Q3 Sportback - Pré-série nacional
Unidade pré-série nacional do Q3 Sportback
Audi Q3 Sportback - Pré-série nacional
Q3 Sportback

O executivo acrescentou ainda que "quando assumi a responsabilidade pela Audi do Brasil, falei na Alemanha que parte de minha responsabilidade seria fazer de tudo para retomar essa produção local. Poucas pessoas acreditaram nessa época que isso seria possível. Fizemos muitos estudos para viabilizar a produção e achamos um caminho".

“Também sabemos o quanto os brasileiros gostam quando se produz em solo nacional. Isso cria um laço ainda mais forte entre marca e cliente”, afirmou o Roscheck. O segundo anúncio, em conjunto com a rede de concessionárias, é o investimento de mais R$ 20 milhões para a instalação de pontos de recarga ultra-rápida de 150 kW em todas as lojas da marca pelo Brasil.

Os Audi Q3 e Q3 Sportback nacionais

Atualmente o Audi Q3 importado é oferecido somente com um motor 1.4 turbo rendendo 150 cv de potência, acoplado a um câmbio de dupla embreagem com 6 velocidades e oferecendo somente tração dianteira. Já para o Q3 Sportback, a opção SUV cupê é vendida por aqui na versão esportiva RS Q3, com motor 2.5 de cinco cilindros de 400 cv, câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e tração integral.

Galeria: Audi Q3 Sportback - Pré-série nacional

Segundo Johannes, "nós vamos trazer essas versões 2.0 quattro porque temos convicção de que é o melhor para o mercado. Saímos dessa posição de “entrada do segmento”, e por isso não pretendemos voltar com a produção nacional com o motor 1.4. Temos certeza que esse é o modelo que o cliente quer, é a versão certa para o mercado". 

Com a chegada dos novos modelos nacionais, tanto Q3 quanto Q3 Sportback serão ofertados no Brasil em configurações inéditas. O 2.0 citado pela Audi provavelmente será o EA888 do grupo Volkswagen que, quando trabalha em conjunto com o sistema quattro de tração integral, entrega lá fora cerca de 230 cv. O câmbio também deve ser o de dupla embreagem com 7 velocidades.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com