Desde que a Mercedes-Benz e a Ford encerraram a produção de automóveis no Brasil, existe uma sombra sobre quem ainda produz por aqui. E há tempos que existe um mistério sobre a Audi, que hoje só produz o A3 Sedan na planta de São José dos Pinhais (PR), junto com a Volkswagen (T-Cross e Fox) e ainda não tinha se posicionado sobre o futuro do modelo. Bem, produzia o A3 Sedan...

Ao mesmo tempo em que confirmou a nova geração do A3 Sedan e Sportback no Brasil a partir do 2º semestre deste ano, a versão nacional já sumiu do site da marca. Segundo a Audi, cerca de 30 unidades ainda estão em estoque e não há mais a produção local desde dezembro, porém a sua parte na planta do Paraná não terá as atividades encerradas definitivamente ao menos por enquanto. 

A Audi já tinha falado em outras ocasiões que aguardava algumas definições do governo para decidir o próximo modelo a ser produzido no país, na época com o Q3 bastante cotado. A empresa diz que a decisão está também nas mãos da matriz na Alemanha, que aguarda o recebimento de créditos de IPI pela produção nacional, como definia o Inovar Auto. 

Explicamos. Com a produção no Brasil, pelo Inovar Auto a Audi teria direito a receber de volta o que era chamado de "Super IPI" sobre modelos importados, que era de 30%. A marca diz que tem direito a créditos acumulados de 2012 a 2017, quando o antigo programa deu lugar ao Rota 2030, assinado em 2018. Com BMW e Mercedes-Benz, as 3 alemãs tem a receber cerca de R$ 289 milhões.

Apesar de não ser uma quantia alta diante dos investimentos dos fabricantes no Brasil, a Audi na Alemanha não abre mão disso para atualizar a planta do Paraná para a produção de novos modelos. Sem confirmação sobre qual modelo seria ou uma posição oficial, o SUV Q3 e o A3 Sedan em sua nova geração são os mais cotados tanto por serem os mais vendidos da marca quanto por serem os mais acessíveis da empresa, além de usarem a plataforma MQB, que já está adaptada para a planta depois da produção do VW Golf, sendo necessárias algumas mudanças nos processos. 

Ouça nosso podcast:

 

Galeria: Audi Q3 2020 Black (pacote BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com