Não é só o HB20 que terá novidades em breve, como mostramos no flagra do compacto em testes. Junto com o hatchback estava um Hyundai Creta totalmente camuflado que chamou a nossa atenção, fotografado por nosso parceiro Renato Maia do canal Falando de Carros. Não é a reestilização do SUV compacto lançada na Indonésia, mas sim algo diferente, pois conta com uma grade alterada e indica estar testando um novo motor mais potente.

Um Hyundai Creta totalmente camuflado assim até parece ser um teste da reestilização revelada na Ásia, recebendo a mesma identidade visual do novo Tucson ao alterar o desenho da grade e dos faróis. Porém, não será o caso. Embora a entrada de ar esteja bem coberta nas bordas, o centro está exposto e apresenta o mesmo desenho interno do Creta renovado. O que denuncia que não será a reestilização está mais ao lado, por conta dos faróis. Está claro que mantiveram o formato do atual e a marca deixou até a divisão na parte de cima para a iluminação diurna.

Hyundai Creta - Flagra com 1.4 turbo
A unidade do Creta em testes no Brasil com modificações na grade.
Hyundai Creta 2023 - Fotos vazadas
A nova cara do Hyundai Creta na Ásia.

Esta é a única alteração na parte visual, pois a traseira parece ser totalmente igual no design, o que não é nenhuma surpresa – o Creta asiático mudou para ficar igual ao nosso, abandonando a lanterna que atravessava toda a tampa do porta-malas. Porém, há um pequeno detalhe que chamou a nossa atenção: o escapamento duplo saltando por baixo da carroceria, algo que o Creta normal não tem.

E o que isto poderia ser? A aposta mais segura é que a Hyundai está se mexendo para ter um substituto para o motor 2.0 aspirado nos próximos anos por conta do rendimento energético e das emissões. Lembrando que, antes do Creta ser lançado, todos os rumores apontavam para a chegada do 1.4 turbo de quatro cilindros ao país. Com as novas demandas, este deve ser o início do desenvolvimento desta motorização com sistema flex.

Hyundai Creta - Flagra com 1.4 turbo

A combinação da mudança na grade dianteira e estas evidências da mudança no motor nos fazem acreditar que pode ser uma nova versão do Creta com uma pegada esportiva. É muito cedo para mudar o design do utilitário, afinal foi lançado há quase três meses. E, por conta do tamanho, não se trata do Grand Creta de 7 lugares, que já desembarca em alguns países da América Latina como México.

Ter um Creta de 140 cv e 25 kgfm seria interessante para a Hyundai. Embora seja menos do que os 167 cv do 2.0 aspirado, o torque é maior do que os 20,6 kgfm. E estes números o deixariam mais próximo em torque de alguns dos rivais do segmento, como o Volkswagen T-Cross (150 cv e 25,5 kgfm) ou o futuro Jeep Renegade 1.3 turbo (185 cv e 27,5 kgfm).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com