Desenvolvida inicialmente para a Índia, a variante de 7 lugares da nova geração do Creta será oferecida em diversos outros mercados globais. Prova disso vem do México, onde o lançamento da novidade acaba de ser confirmado pela Hyundai. Por lá, o modelo se chamará Creta Grand (abandonando o batismo Alcazar usado no mercado indiano) e brigará diretamente com o Chevrolet Captiva (versão chinesa).

Considerado o "Creta das famílias", o modelo se diferencia do irmão pela oferta de 7 lugares e teto ligeiramente mais alto e plano, acompanhando o comprimento extra da carroceria. Falando em medidas, são ao todo 4,5 metros de comprimento e 2,71 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros e conta com 2,61 metros, respectivamente.

Hyundai Alcazar
Hyundai Alcazar
Hyundai Alcazar

Por dentro, o painel oferece capricho extra em detalhes do acabamento, incluindo revestimentos de melhor qualidade e materiais com diferentes texturas. Dependendo da versão, o Alcazar (ou Creta Grand) pode acomodar 6 pessoas no esquema 2+2+2 (incluindo segundo console central com carregador wireless para smartphones) ou até 7 passageiros na proporção 2+3+2.

Na Índia, são oferecidos motores 1.5 turbodiesel de 115 cv e 2.0 aspirado a gasolina com 159 cv (0 a 100 km/h em 10 segundos, segundo dados oficiais). O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas. A tração é sempre dianteira. Nas versões a gasolina a Hyundai promete consumo na casa dos 14,5 km/h, enquanto nos modelos diesel as médias são de até 20,4 km/l.

Para o México, o motor a gasolina é o mais cotado. Corre por fora ainda a oferta do 1.4 turbo, também a gasolina, que é oferecido no Creta tradicional em muitos mercados.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com