A Honda prepara-se para ampliar sua linha de SUVs com um novo modelo compacto e este veículo pode estar perto de ser revelado. A marca mostrou um pequeno teaser em sua apresentação da linha RS na Indonésia e, confirmando que mostrará uma novidade no Salão da Indonésia no próximo dia 11 de novembro. Embora não diga o que será este novo carro, a empresa apenas diz que será a apresentação mundial de um modelo novo.

E que SUV seria este? A maioria das mídias na Ásia apostam que será o esperado Honda ZR-V, um modelo posicionado abaixo do HR-V com cerca de 4,10 metros de comprimento e que teria um formato mais convencional do que o jeitão de cupê do HR-V (principalmente na nova geração). A chegada deste veículo era especulada há muito tempo, inclusive no Japão, e seria feito com a plataforma do novo City (aquele que será lançado em breve no Brasil).

O teaser mostra parte da frente de um carro apenas com linha e os LEDs dianteiros acesos. É o suficiente para revelar um design inédito na parte, como podemos notar pelos pequenos quadrados ao lado da grade ou o formato do farol. A passagem de ar dianteira lembra muito a do City atual, outro indicativo de que é um modelo derivado. A segunda imagem é da traseira, focada na lanterna, que usa um desenho interno com linhas pontilhadas e uma barra que atravessa a tampa do porta-malas. E ainda é possível ver o logo RS, versão usada constantemente pela Honda em seus lançamentos nos mercados asiáticos.

Este parentesco com o City permitiria a produção na Ásia, onde o sedã já estreou, e também poderia chegar em outros mercados como o Brasil. Até mesmo o Japão poderia recebê-lo, já que a arquitetura ainda é a do Fit de terceira geração, base que é usada por lá na minivan Freed – há boatos inclusive que o ZR-V iria aposentar a Freed como um crossover mais acessível.

Muito já é falado sobre o ZR-V. O nome é especulado por conta de um registro feito em diversos países asiáticos e foi apontado por publicações como a revista japonesa Best Car como o batismo escolhido para o novo SUV compacto. Também comenta-se que terá o motor 1.0 turbo de 122 cv que estreou no novo City, embora alguns falem sobre o 1.5 aspirado do sedã e até um 1.5 turbodiesel. A transmissão, como esperado, será uma automática do tipo CVT, além da manual de 5 posições.

Com o fim da produção do Civic em Sumaré (SP) e todo o mistério sobre a nova geração do HR-V para o Brasil, a Honda poderia apostar no ZR-V por aqui como um substituto do WR-V, descolando-se do modelo baseado no Fit para ter uma identidade própria mais forte. Executivos da Honda na Ásia dizem que será um modelo global, o que aumenta a expectativa de que seja lançado em outros continentes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com