Em janeiro, um mês antes do novo Honda HR-V 2022 ser revelado mundialmente, a própria fabricante já afirmava que o SUV compacto não será exatamente esse quando chegar aos Estados Unidos. Agora é a vez de Kojiro Okabe, engenheiro-chefe do Vezel (como é conhecido no Japão) confirmar que a versão para a América do Norte terá um design diferente e uma outra plataforma levemente maior.

De acordo com o site Automotive News, Okabe teria dito que o Honda HR-V 2022 para os Estados Unidos está sendo desenvolvido separadamente, para atender aos gostos locais. As duas mudanças confirmadas pelo engenheiro é que adotará uma plataforma “levemente maior” e terá um estilo mais robusto. Isso seria feito para resolver alguns problemas, como o espaço mais apertado em comparação aos rivais no segmento.

Galeria: Honda HR-V 2022

No início do ano, a Honda divulgou um comunicado confirmando que estava trabalhando em um HR-V diferente do global, mas que só iria divulgar as informações perto do lançamento do SUV compacto. Na época, o site MotorTrend já levantava a possibilidade de utilizar uma outra plataforma para o utilitário, já que o novo Fit não seria vendido no país, o que impossibilita que seja igual ao modelo global.

Não há muito para onde fugir. Como Okabe deixou claro que o HR-V irá migrar para uma plataforma levemente maior, o mais provável é que adote a base do novo Civic, mas ainda mantendo suas dimensões abaixo do CR-V. Como a 11ª geração do Civic será feita nos EUA e no Canadá, isso permitirá que o SUV compacto continue a ser montado por lá. Outra possibilidade é que matenha a arquitetura atual, mas com modificações para que fique maior, e o engenheiro está apenas despistando.

Okabe ainda hesitou em falar sobre uma versão híbrida para o Honda HR-V 2022 norte-americano. Apesar da marca ter o objetivo de fazer com que 40% de suas vendas a partir de 2030 sejam de carros elétricos ou movidos a hidrogênio, chegando a 100% a partir de 2040, o engenheiro não deixou claro se o SUV compacto seguirá essa estratégia neste momento. O novo HR-V global contará com um sistema híbrido formado pelo 1.5 aspirado e dois motores elétricos, oferecido na Europa e Japão.

Apesar do futuro do Civic ainda ester nebuloso, o HR-V deve estar seguro por aqui, pois é o modelo mais vendido da empresa e que acabou roubando as vendas do sedã médio com o passar do tempo. A fabricante ainda não dá qualquer indicação sobre o que acontecerá com o utilitário produzido em Itirapina (SP) nos próximos anos. Como o novo Fit também tem futuro incerto, cedendo seu papel de carro de entrada para o inédito City Hatchback, o HR-V deve seguir a mudança que for feita para o veículo nos EUA ao invés de usar a plataforma do Fit, mais cara de produzir.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com