A recém-adquirida fábrica da Great Wall no Brasil, até então pertencente à Mercedes-Benz, já tem data marcada para começar a produzir os primeiros veículos da marca. De acordo com Anderson Suzuki, diretor de planejamento de produto da empresa, os preparativos já estão sendo realizados e a expectativa é iniciar operações no primeiro trimestre de 2023. As informações são do Automotive Business.

As mudanças programadas incluem adaptação da unidade ao padrão industrial da montadora na China, desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores locais, rede de revendas com cobertura nacional e ampliação da capacidade de produção, que saltará de 20 mil para 100 mil veículos por ano. Pelos próximos 5 anos, a estimativa da fabricante é investir aproximadamente R$ 4 bilhões.

Galeria: Haval Jolion - Teste na Rússia

Ainda não é oficial, mas tudo indica que a fábrica deverá abrigar a produção de dois SUVs da marca Haval (uma das principais subsidiárias do grupo) ou ainda de uma picape média rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10. Nomes são mantidos sob sigilo, mas tudo aponta para o Haval H6 ( oferecido em mercados vizinhos como Argentina e Uruguai) e o Haval Jolion, também de porte médio. Já no caso da camionete, as apostas são na Poer.

Antes da produção nacional, vale lembrar, a Great Wall chegará ao país como importadora, trazendo modelos da China. O desembarque acontecerá no segundo semestre do ano que vem.

No mundo todo, a empresa comercializou em 2020 mais de 1,1 milhão de veículos. Além da China, conta com fábricas na Rússia e na Tailândia. Recentemente, começou a colocar em prática um ambicioso projeto de expansão internacional, com bons olhos para a América do Sul. Na região, a empresa tem forte atuação comercial no Chile, que já é seu sexto maior mercado.

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